Como fazer cardápio personalizado para seu restaurante

O cardápio personalizado deve ter a identidade do estabelecimento que representa, para isso é preciso ter conhecimento sobre seu público-alvo e sobre o estilo do restaurante.

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Cardápio personalizado

Possuir um cardápio personalizado é dar identidade ao seu negócio e aumentar as chances de vendas, a partir da visualização dos pratos. Ao entrar no seu estabelecimento, o cliente analisa o ambiente como um todo e, após se acomodar, observa o cardápio recebido, que deve estar com a apresentação impecável.

Afinal, ninguém gosta de ser recebido com um cardápio sujo, manchado ou totalmente desatualizado, não é mesmo? Por isso, os menus oferecidos devem estar sempre atraentes e com aparência limpa, isto é, sem manchas de gordura ou resto de comidas, por terem ficado por cima das mesas.

Em outras palavras, um dos primeiros contatos entre seu restaurante com o cliente é feito pelo cardápio e, ao receber um material descuidado, o cliente pode ficar em dúvida em relação à higiene da cozinha e das áreas comuns.

Como montar um cardápio personalizado?

Não há resposta certa, mas uma das opções mais comuns são os cardápios impressos, que requerem alguma atenção, principalmente porque a manutenção é difícil e custa mais caro ao bolso do dono do restaurante.

Ao imprimir o menu, o responsável deve estar atento aos ingredientes dos pratos, estar preocupado com o material que será usado para a impressão e, acima de tudo, com os valores de cada item.

Isso porque, após a impressão, não há outra maneira de alterar o que foi feito senão realizando uma nova tiragem, o que por sua vez custa mais ao caixa do estabelecimento.

A segunda opção, mais prática, moderna e que possibilita uma atualização a qualquer momento, de forma totalmente gratuita, são os cardápios digitais. O cardápio digital tem a facilidade de permitir que toda e qualquer atualização seja feita em tempo real de modo que, assim que um produto for acrescentado, retirado ou alterado, a informação chega automaticamente em todos os tablets cadastrados na rede do estabelecimento.

Eles funcionam a partir de um tablet disposto na mesa, para que o cliente possa fazer o seu pedido a qualquer momento, sem a necessidade de chamar e esperar o garçom para ser atendido, agilizando e tornando mais satisfatório o atendimento.

Isso sem contar que há aumento no consumo, pois, ao ter que esperar o garçom anotar o pedido, o cliente pode acabar desistindo — o que não ocorre com o uso do tablet, já que o consumidor faz seu pedido rapidamente e o envia diretamente para a cozinha.

Optando por um tablet, é possível personalizar a maneira como os clientes o visualizam, disponibilizando fotos de qualidade que agucem seu paladar, contendo uma breve descrição e informando os ingredientes que compõem o prato.

Ao lado de cada prato ou bebida, fica disponível a foto referente ao produto e o preço, de modo que tudo fica registrado em uma comanda com QR Code.

A importância em criar um cardápio personalizado

Um cardápio bem apresentado é capaz de aumentar a credibilidade do restaurante, além de instigar os desejos dos consumidores, que vão consumir mais por causa das fotos e belas apresentações.

É também através de um cardápio personalizado e atualizado que o cliente se sente seguro para realizar seu pedido, sabendo exatamente os ingredientes que serão utilizados no prato.

Facilita a vida dos clientes que possuem alergias alimentares e que, em vez de chamar o garçom com frequência para indagar a composição dos pratos, têm a informação a sua disposição.

Sendo assim, em poucas palavras, a personalização da lista dos pratos servidos é fundamental para a qualidade, credibilidade e organização de um estabelecimento.

Tipos de cardápio personalizado para restaurantes

A diferença entre os cardápios varia muito quando impressos, pois cada material tem uma finalidade. A única regra é: nunca deixe o cardápio apenas no papel, porque pode molhar e se danificar muito rápido.

A ideia é sempre plastificar seu menu, independentemente do ambiente que o estabelecimento dispõe e também porque o cardápio plastificado combina com qualquer local, demonstrando maior cuidado com higiene, pois podem ser limpos com facilidade.

Restaurantes em geral

Para restaurantes em geral, que oferecem refeições completas como saladas, entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas, o cardápio deve permitir a separação de cada categoria.

Principalmente em restaurantes que servem pratos bem específicos é fundamental a divisão no menu, pois essa organização facilita a decisão do cliente.

Em cardápios impressos, o ideal são materiais que possibilitem dobraduras em três partes. Assim, os itens ficam bem separados, começando pelos pratos de entrada, salada, refeição principal, sobremesas e por último as bebidas em geral.

A divisão é outra vantagem do cardápio digital, que fica em destaque e não requer muitas movimentações, como trocas de página do cliente. Em um único clique, dá para decidir rapidamente o que vai pedir, enviando o pedido para a cozinha de forma direta e recebendo seu pedido em pouco tempo.

Bistrô

Este tipo de estabelecimento conta com o requinte como principal descrição e característica, por isso as impressões devem ser mais limpas, sem muita poluição visual. Novamente o cardápio digital acaba sendo o favorito, afinal, quer algo mais moderno que um cardápio disponível em um tablet?

Sendo assim, a personalização deve ser feita com fotos dos pratos reais, utilizando técnicas impecáveis de montagem do cardápios, deixando os itens como verdadeiras obras gastronômicas.

Os nomes dos pratos devem ser fáceis de pronunciar, porém devem ter um toque especial de acordo com o ramo alimentício do bistrô.

Cafeteria

Esses cardápios precisam de cor, harmonia e praticidade no manuseio, além de, claro, nomes fáceis e intuitivos para cada café e quitute.

É fundamental que haja fotos coloridas e harmoniosas, isto é, numa cafeteria a harmonização do ambiente com o cardápio digital, torna a experiência ainda mais incrível, “enchendo” os olhos do consumidor.

As bebidas devem ser fotografadas em ambientes claros, pois geralmente são escuras e o contraste causado deixa o café ainda mais apetitoso. Principalmente quando feitas edições em programas para fotografias, em que se pode acrescentar o vapor quente da bebida.

Dessa forma, parece que conseguimos até mesmo inalar o aroma que só o café tem, não é mesmo?

Bar/balada

O ambiente de festa, com demanda muita alta de bebidas, merece todo cuidado, afinal, acidentes são possíveis, certo?

Por isso, para a versão impressa, busque utilizar o PVC, pois ele é impermeável e facilita a escrita de promoções e combos.

O tablet também pode ser uma ótima opção, isso porque acompanha um suporte para prender os equipamentos afastados da mesa, impossibilitando que sejam molhados ou sujos.

É possível, ainda, dizer que o tablet oferece uma iluminação própria, o que facilita o pedido, uma vez que lugares como bares e baladas tendem a ser mais escuros e com pouca luz. Nestes casos, utilizar um cardápio no papel pode atrapalhar e dificultar o consumidor.

Invista na hora de fazer o seu cardápio personalizado

Investir no menu do seu restaurante vai além de fazer o cardápio personalizado na melhor gráfica da cidade. É preciso pensar no cardápio como um todo, em que cada informação deve ser calculada e muito bem definida.

É importante que todas as informações estejam à disposição do cliente, antes mesmo que qualquer dúvida possa surgir. As fotos que representam seu produto devem ser verdadeiras e de ótima qualidade. Por isso, antes de criar e mandar imprimir o cardápio, contrate o serviço profissional de um fotógrafo.

Em últimos casos, busque na internet por fotos que sejam extremamente parecidas com o que é oferecido.

Caso a impressão seja a sua escolha, lembre-se de decidir pelo material adequado, devendo ser impermeável, duradouro e ter um aspecto mais forte e rígido.

Pesquise a gráfica antes de ordenar a impressão, busque por serviços de qualidade e que sejam rápidos. Afinal, se algo der errado, há uma probabilidade do concerto ser rápido e não atrapalhar a logística do restaurante.

Por fim, caso ache o modelo impresso trabalhoso, invista no conceito digital dos cardápios, essa nova tecnologia faz com que seu restaurante seja apreciada pelos clientes, trazendo agilidade, modernidade, tecnologia e eficiência, tudo em poucos cliques, oferecendo fotos nítidas e com qualidade hi-tech.

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