Como criar um cardápio online e grátis

A era digital chegou e os restaurantes de sucesso têm se adaptado cada vez mais para oferecer uma experiência mais moderna aos seus clientes. Veja como fazer, gratuitamente, um cardápio online para seu restaurante.

Compartilhe

Cardápio online gratis

Contar com um cardápio online pode ajudar você a aumentar as vendas do seu restaurante. Com ele, você não tem o custo da impressão dos tradicionais cardápios de papel e ainda oferece uma opção de menu mais interativa para o seu cliente.

Criar um cardápio online grátis é fácil! Existem várias opções na internet que oferecem esse serviço de criação de cardápio online, algumas delas são pagas, mas você pode encontrar ferramentas gratuitas para criar seu menu, como é o caso do Abrahão Pocket e do Canva.

Além do mais, um cardápio online com fotos pode ser bem mais atrativo ao seu cliente, que conta com a comodidade de utilizar o cardápio através do próprio celular e, dependendo da opção, pode até mesmo realizar o pedido por ali.

Para descobrir como montar um cardápio online personalizado, continue lendo este artigo.

O que é um cardápio online

Além de ser uma forma de cardápio digital, o cardápio online disponibiliza o menu do seu bar ou restaurante diretamente através de uma página na internet, que pode ser acessada através do celular dos seus clientes.

Geralmente, esse recurso funciona através de um cardápio online com QR Code, que é disponibilizado nas mesas ou balcões do seu estabelecimento. Além de ser uma novidade, o cardápio online por QR Code é simples de utilizar, olha só!

Como funciona um cardápio online com QR Code

É muito simples utilizar o cardápio online via QR Code. O único requisito para fazer uso desse tipo de cardápio digital é que o cliente possua um celular com acesso a internet, por isso, certifique-se de oferecer uma rede WiFi à clientela.

Para utilizar o cardápio online com QR Code, com o celular em mãos, o cliente deve:

  1. Abrir o aplicativo da câmera.
  2. Apontar a câmera do celular para o QR Code que estará disponibilizado na mesa, parede ou balcões do estabelecimento.
  3. Clicar na opção de link ou pequeno ícone do QR Code que aparecerá na tela.
  4. Após abrir a tela com o link, o cliente deve clicar em “Ir para o website”.
  5. Aproveitar o menu digital e fazer o pedido!

Prático, não é mesmo? Tão prático quanto usar, é criar o seu cardápio online. No próximo tópico, você conhece as melhores ferramentas para criá-lo sem burocracias.

Como montar um cardápio online de forma gratuita

Gostou da ideia do cardápio online, mas não quer gastar muito? Relaxa! Separamos duas opções gratuitas para você montar seu cardápio online grátis.

A primeira delas exige que você elabore um PDF e hospede-o através de um QR Code na internet, o que demanda um pouco mais de tempo e atenção.

Já a segunda, é uma novidade nossa para você: o Abrahão Pocket é um cardápio digital por QR Code que integra recursos desde a mesa do seu cliente até a sua cozinha e, através do Plano Free, é possível criar o seu cardápio digital de forma gratuita para que o cliente acesse o menu através do celular.

Vamos, então, ao tutorial de como criar seu cardápio online com as duas opções apresentadas:

Criando um cardápio online com o Canva

O Canva é uma ferramenta bem intuitiva que disponibiliza templates prontos para qualquer design, e você pode adaptar modificando as cores, fontes e até mesmo adicionando imagens.

Para começar, você pode acessar o site e utilizar a barra de ferramentas e procurar pelo termo “menu”. Clique na primeira opção sugerida.

Cálculo compensação horas

Selecione a opção “Free” para ter acesso apenas aos templates sem recursos pagos, como na imagem abaixo. Depois, é só selecionar uma das várias opções disponíveis que mais lhe agrade.

Cálculo compensação horas

Feita a sua escolha, basta começar a editar os elementos da imagem. Clicando no texto duas vezes, você pode editar as informações e atualizar o menu com as opções do seu cardápio.

Também é possível alterar a fonte e as cores.

Cálculo compensação horas

Para atualizar as fotos, é necessário ir à aba “Uploads” e carregar as imagens novas do seu menu clicando em “Upload media”. Depois, basta reposicionar as imagens no documento.

Cálculo compensação horas

Para salvar o seu design, basta clicar no cabeçalho superior no ícone à direita, ao lado da opção “Share”. Além disso, você pode salvar o seu novo cardápio em formato PDF ou em imagem.

Cálculo compensação horas

Ok, agora que você já tem o documento que será hospedado como seu cardápio online, basta registrar o QR Code.

Para isso, vamos usar o QR Code generator. Registre-se no site e faça o upload do seu PDF. Feito isso, o próprio site irá gerar um QR Code estático que você irá disponibilizar para os clientes no restaurante.

Prontinho!

Criando um cardápio online com o Abrahão Pocket

O Abrahão é um sistema de cardápio digital que você provavelmente já conhece. Mais do que isso, nosso sistema integra o menu com a cozinha e permite ao gestor contar com uma equipe reduzida, já que o cardápio tem várias funcionalidades automatizadas.

Através do cardápio digital, é possível fazer o pedido, chamar o garçom e até mesmo pagar a conta. Assim, o cliente não depende de um funcionário do restaurante para fazer o pedido - que será enviado diretamente para a cozinha - ou até mesmo pedir a conta - que pode ser paga pelo próprio cardápio digital -, e tem mais tempo e tranquilidade para realizar o pedido.

O Abrahão Pocket vem para completar essa equação: para restaurantes que optarem pelo cardápio online com QR Code ao invés dos tablets na mesa, também será possível fazer essa integração com a cozinha e fazer pagamentos direto pelo celular com o Plano Chef.

E, para começar, o Plano Free conta com um manual para criar e gerenciar o cardápio online do seu restaurante. Através de uma plataforma intuitiva, é possível criar o seu menu online e escolher cores, colocar a logo do restaurante e adicionar as opções.

Mas e se precisar fazer qualquer alteração no cardápio online?

Como editar cardápio grátis

É normal que o cardápio tenha que ser alterado com o passar do tempo. Seja para adicionar itens sazonais ou adicionar novas opções ao menu. No caso de um cardápio físico tradicional, o gestor do restaurante provavelmente terá que pedir reimpressão do menu, mas e o cardápio online? Como editar?

O cardápio online feito a partir de um PDF pode ser editado, dependendo da ferramenta utilizada para criá-lo. No Canva, por exemplo, você pode acessar o design novamente na área “Meus designs”.

Clicando na arte desenvolvida, basta fazer as alterações necessárias e hospedar novamente a imagem, alterando também o QR Code que foi registrado. Ou seja, é preciso refazer o processo de criação a partir da etapa de registro do código.

Já na ferramenta do Abrahão Pocket, a alteração pode ser feita diretamente pelo gestor e entra no cardápio online instantaneamente. O que é uma ótima vantagem para retirar itens do menu caso eles estejam esgotados, por exemplo.

Além disso, não é preciso alterar o QR Code. Já que a alteração é feita através de uma plataforma própria, não há necessidade de hospedá-lo novamente. É muito mais rápido e prático editar o cardápio online.

Confira mais algumas vantagens de um cardápio online:

Vantagens de um cardápio online

Além de ser um recurso moderno e prático que pode agradar uma nova clientela millennial no seu restaurante, as vantagens desse tipo de cardápio não param por aí.

Citamos seis vantagens para te ajudar a decidir pela implementação desse sistema no seu empreendimento.

1.  Amigável ao meio ambiente

Utilizar cardápio digital e online poupa o papel que seria utilizado nos cardápios tradicionais. Afinal, nada é impresso e tudo funciona através de equipamentos do próprio cliente.

Essa é uma característica que torna o seu restaurante mais sustentável. Não há desperdício nem mesmo com as notas fiscais em papel, já que o pagamento pode ser feito diretamente pelo celular. Legal, né?

2.  Mais comodidade ao fazer o pedido e pagar a conta

Sem ter que esperar pelo garçom ou pela conta, o cliente toma o tempo que desejar para fazer o pedido e pedir a conta também.

Sobra mais tempo para aquele papo em família ou com os amigos e o garçom só atende a mesa para entregar o pedido ou se for chamado através do próprio botão, que solicita a presença do garçom no cardápio digital.

3.  Redução da equipe de atendimento

Para os gestores, essa é uma boa novidade na hora de fechar as contas do mês. O cardápio online, com a opção de realizar os pedidos diretamente pela plataforma, também possibilita o restaurante de atender com equipe reduzida, já que a função dos garçons agora é apenas fazer a entrega dos pratos e atender de acordo com os chamados via aplicativo.

Inclusive, alguns modelos de cardápio online enviam até mesmo o pedido direto para a cozinha, poupando mais essa tarefa, que antes era realizada pelo garçom.

4.  Flexibilidade para mudar o cardápio

Chega de dor de cabeça e gasto desnecessário na hora de adicionar novas promoções ou mudar o cardápio!

Com o cardápio online, mudar o menu é muito mais simples e tem custos reduzidos. No Abrahão Pocket, o próprio gestor realiza a alteração, que será identificada na mesma hora pelo sistema e o cardápio já fica atualizado.

5.  Menor chance de erro nos pedidos

No modelo de cardápio online, o próprio cliente é responsável pelos pedidos. Afinal, o cardápio é disponibilizado com descrições e, possivelmente, imagens, possibilitando ao consumidor fazer sua escolha sozinho.

Em alguns modelos, inclusive, o próprio cliente é quem envia o pedido à cozinha, o que é um recurso que evita erros na hora de anotar os pedidos.

6.  Possibilita tradução para outros idiomas

A tecnologia não auxilia apenas na publicação do cardápio, mas também pode ser uma ótima ferramenta na hora de traduzir o cardápio.

Se você tem restaurante em área turística, essa função se torna essencial. Em alguns modelos de cardápio, o próprio dispositivo já traduz a página para o idioma escolhido pelo cliente. Certifique-se de escolher um modelo que ofereça esse recurso, caso essa seja a sua situação.

E então? Convencido de que o cardápio digital pode ser uma boa opção para o seu negócio? Esse é um passo importante para automatizar e modernizar o seu empreendimento. Inclusive, não se esqueça que, mais uma vez, você pode contar com a gente para isso.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais