Cardápio de Hambúrguer: Ideias para hamburguerias

Montar um cardápio de hambúrguer parece fácil, mas podem ter muitos detalhes que você está deixando escapar. Confira algumas dicas e ideias de como montar um cardápio de hambúrguer.

Cardápio de hamburguer

Atualmente, as hamburguerias estão entre os mais populares modelos de restaurantes existentes. As redes de fast-food sempre fizeram muito sucesso devido à facilidade e à rapidez para conseguir fazer uma refeição.

Porém, muitas das hamburguerias que alcançaram sucesso possuem uma proposta diferente: o hambúrguer gourmet, também chamado de artesanal - que não é, necessariamente, uma comida de preparo rápido, mas possui sempre um sabor especial.

Além de ser um lanche fácil de consumir, associado a algo diferente para fazer, como um programa divertido, no final de semana, os cardápios de hambúrguer contam com acompanhamentos deliciosos, como a batata frita ou aipim frito, além dos molhos especiais e caseiros.

Sem falar nos diversos tipos de bebida que combinam com esse lanche, desde o popular refrigerante até um geladíssimo milk shake.

Mesmo na onda de vida sustentável e saudável, muito em alta, ultimamente, o cardápio de hambúrguer consegue se adaptar e oferecer opções que se adequam perfeitamente a essas características - tanto em ingredientes quanto em utensílios.

Montando a hamburgueria

Para montar uma hamburgueria, assim como qualquer outro tipo de estabelecimento que trabalhe com a alimentação fora de casa, é preciso muito planejamento. E dois dos fatores mais importantes são a escolha:

  • do local; e
  • do público-alvo.

Afinal, essas características vão ser essenciais para definir o estilo de negócio que você vai seguir.

Ao entender melhor o seu público-alvo, fica mais fácil escolher o estilo do estabelecimento - principalmente se você estiver trabalhando com um diferencial na sua hamburgueria.

Falando em diferencial, esse é um fator decisivo para o seu negócio atingir sucesso!

Observar a concorrência local e buscar ideias diferentes para aplicar na hamburgueria vão ajudar - e muito! - na hora de atrair clientes.

Lembre-se de que, para montar um bom cardápio de hambúrguer, é necessário encontrar fornecedores de qualidade. Então, busque pesquisar e analisar quais são as melhores opções de custo-benefício. Além disso, a equipe da cozinha e de atendentes precisam ser bem treinadas, afinal, eles que vão fazer o negócio funcionar.

Fast-food ou Artesanal

Para conseguir algumas boas ideias de cardápio para hamburgueria, você precisa pensar com qual linha de lanches você quer trabalhar: se fast-food ou artesanal.

A principal diferença entre estes dois é que o primeiro não apresenta muitas características únicas e especiais, pois costumam ser lanches mais simples e com ingredientes pré-preparados (ou industrializados), possibilitando a montagem do lanche na hora do pedido.

Já o hambúrguer artesanal possui um indicativo de maior qualidade e, normalmente, é feito com ingredientes frescos e preparos caseiros.

Apesar de já estarem bastante popularizados, eles ainda podem ser um grande atrativo para sua hamburgueria, porque há muitas possibilidades de sabores, tipos de hambúrguer e molhos para oferecer.

Algumas ideias para inovar são:

  • Hambúrguer à parmegiana (apenas carne, molho e queijo, sem pão ou com pão oferecido ao lado do prato);
  • Hambúrguer assado, ao invés de frito, na chapa;
  • Proteínas diferentes para o hambúrguer, como atum, palmito, grão de bico, etc.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Truques para montar um cardápio

Talvez você já conheça alguns truques de cardápio que são bem comuns entre as hamburguerias, mas, o motivo pelo qual eles são populares, é porque eles são eficientes no que se propõem: aumentar as vendas da hamburgueria, e, consequentemente, a lucratividade.

Os truques podem incluir, por exemplo, o uso de cores nos modelos de cardápios para hamburguerias, como o vermelho e laranja, que são conhecidas por aumentar a fome do cliente.

Apesar disso, é importante manter a identidade visual da sua hamburgueria no cardápio, de maneira que, se o seu estabelecimento conta com uma fachada verde, é melhor seguir com essa cor no cardápio também.

Além disso, as descrições bem escritas e as imagens bem produzidas ajudam muito na hora de o cliente fazer a escolha da refeição.

Como montar uma cardápio de hamburgueria

Para conseguir montar um bom cardápio de hambúrguer artesanal, é preciso pensar em todos os públicos.

Isto porque, apesar de estar visando um determinado público-alvo, isso não exclui a possibilidade de outros clientes frequentarem o local. Então, por garantia, tenha algumas opções variadas, como:

  • Hambúrguer vegetariano;
  • Hambúrguer vegano;
  • Combos infantis (com mini hambúrguer e batata frita, por exemplo);
  • Pão sem glúten;
  • Pão e queijo sem lactose.

Mais do que isso, é importante investir nas opções de porções, não apenas como acompanhamentos para o lanche, mas como uma opção para quem quer apenas petiscar, sem, necessariamente, comer um sanduíche.

Algumas porções que combinam com o tema da hamburgueria são:

  • Batata (frita ou assada, por exemplo);
  • Aipim;
  • Anéis de cebola;
  • Salada.

As porções maiores também são uma boa maneira de oferecer pratos os quais várias pessoas possam aproveitar, mas, o mais legal para trabalhar com pratos compartilháveis, dentro de uma hamburgueria, é fazer promoções com sanduíches gigantes cortados ao meio (em três ou quatro pedaços/fatias, dependendo do tamanho, por exemplo).

Os clientes adoram uma brincadeira dessas - e é uma ótima oportunidade para ganhar um marketing “gratuito”, via redes sociais!

Outras duas características para ter em mente na hora de montar um cardápio de hambúrguer são as seções de bebida e sobremesas.

As bebidas que combinam com esse tipo de lanche são várias, desde o tradicional refrigerante ou um suco natural, até uma cerveja artesanal, caipirinha e, até mesmo, os milkshakes!

Mas, claro, lembre-se de servir água - com e sem gás.

As sobremesas para as hamburguerias, precisam ser mais leves e simples. Afinal, depois de um lanche completo, a ideia é apenas petiscar algo doce, para finalizar a refeição.

Algumas opções que podem funcionar incluem:

  • Petit gateau com sorvete;
  • Tapioca doce gelada;
  • Cookies;
  • Mousse (sabores por conta da casa, pode ser chocolate, limão, maracujá, etc.).

O cardápio delivery precisa de algo diferente?

Se sua hamburgueria já trabalha com delivery ou não, as dicas a seguir continuam sendo válidas. A maior dificuldade é como fazer um cardápio de hambúrguer para delivery, sem que fique muito diferente do cardápio para refeições, no salão do estabelecimento.

Contudo, ele apenas precisa ser pensado com os cuidados para oferecer comidas e bebidas que possam passar pelo processo de entrega da hamburgueria, chegando com qualidade, na casa do cliente.

Ou seja, um milkshake ou o petit gateau com sorvete talvez não sejam boas opções para manter no cardápio de delivery. Por outro lado, grande parte dos lanches e porções vão continuar mantendo o frescor, continuando gostosas para comer, mesmo após passar pelo trânsito e chegar ao cliente.

Basta se certificar de elaborar um bom sistema de entregas e um bom material para armazenamento e transporte dos produtos.

Além do cardápio, é necessário considerar a estrutura da hamburgueria. Ela precisa estar disposta de maneira que a produção para o delivery e para o salão não se atrapalhem. O ideal é ter uma equipe e uma área da cozinha específica para cada produção.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas
O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário