Ideias de cardápio para Ceia de Natal

Com a chegada do final do ano, começam as buscas por restaurantes que sirvam uma boa ceia de Natal repleta de sabores e lembranças. Por isso, listamos itens essenciais que podem fazer parte do seu cardápio neste dia especial.

Compartilhe

Cardápio ceia de natal

Dezembro já chegou - e logo vai acabar! - e os preparativos natalinos já estão a todo vapor, nas casas e nas cidades.

Decoração com laços e sinos, fitas coloridas e presentes já estão enfeitando os pés das árvores, no mundo todo.

A data é marcada por reuniões em família e encontros com quem amamos e isso, consequentemente, sugere um cardápio de ceia de Natal com pratos saborosos e cheios de afeto.

Porém, não podemos esquecer que, seja trabalho, correria da rotina ou simplesmente por opção, muitas pessoas buscam restaurantes que atendam na noite de Natal, oferecendo um cardápio para ceia de Natal completo.

Por esse motivo, considerar abrir o seu restaurante durante a véspera de Natal pode ser uma ótima maneira de aproveitar a demanda, mas, para isso, você precisa estar preparado para oferecer um momento especial aos seus clientes.

De modo geral, costuma-se cobrar um único valor por pessoa, no qual se incluem as entradas, acompanhamentos, prato principal, saladas e sobremesas, podendo, se você preferir, incluir alguma bebida, também, no preço a ser cobrado - ou oferecer como cortesia para brindar, se você puder custear.

Decore o seu estabelecimento e confira abaixo algumas sugestões de pratos para o cardápio de ceia de Natal em restaurante.

Entradas

Opção 1: Bruschetta

Bruschetta

A bruschetta é uma ótima receita para entradas de quaisquer ocasiões.

Sendo fácil de ser feita, a torradinha com vinagrete ou tomates confit é econômica, muito saborosa e agrada diversos paladares por sua simplicidade.

Opção 2: Pesto de abobrinha

Pesto de abobrinha

O pesto de abobrinha também é conhecido como manteiga de abobrinha.

Ele é ideal para ser servido com torradinhas, sendo uma entrada leve que também ajuda a abrir o apetite.

Opção 3: Patê de azeitonas pretas

Patê de azeitonas pretas

O patê de azeitonas pretas é uma receita fácil e pode ser servida com canapés ou torradinhas também, além de ser uma entrada que irá dar um toque especial e tornar o seu cardápio de ceia de Natal mais chique.

Acompanhamentos

Opção 1: Risoto com legumes

Risoto com legumes

Vamos começar por uma opção mais leve.

O risoto de legumes é ótimo para compor um cardápio saboroso, que combine com os pratos principais e ainda pode servir de opção vegetariana aos clientes.

Opção 2: Arroz à grega

Arroz à grega

Esse arroz já é um clássico e pode ser feito em todos os tipos de datas festivas, mas leva destaque na ceia de Natal, por ser versátil e combinar com praticamente tudo.

Opção 3: Batata rosti

Batata rosti

Batata triturada, com diversos temperos, a depender do seu gosto: é tudo que você precisa para servir um acompanhamento diferente e delicioso.

A batata rosti é um coringa para ser acompanhamento de distintos tipos de arroz e proteínas.

Pratos principais

Opção 1: Peru de Natal

Peru de natal

O peru de Natal não pode faltar!

Sendo popularmente conhecido como a estrela da noite, a tradicional receita será, provavelmente, a que agradará a maioria dos paladares dos clientes, podendo ser simplesmente assado ou, ainda, recheado antes de assar.

Opção 2: Lombo de porco assado

Lombo de porco assado

O lombo de porco não está muito atrás do peru de Natal, acredite: ele tem altas chances de ser considerado um dos queridinhos da noite.

Além disso, é importante ofertar mais de uma opção para poder agradar a todos, e o lombo ganha destaque por ser uma carne suculenta e macia, desde que bem preparada.

Opção 3: Bacalhau à Gomes de Sá

Bacalhau à gomes de sá

Com a intenção de diversificar o cardápio, o bacalhau à Gomes de Sá, receita que leva o nome de seu criador, é de origem portuguesa e pode ser servido em outras datas comemorativas, além do Natal.

Essa opção também é de um preparo simples e irá encaixar perfeitamente com qualquer acompanhamento ofertado.

Saladas

Opção 1: Guirlanda caprese

Guirlanda crapese

A Guirlanda caprese é uma opção de salada que não erra quando o assunto é requinte.

A sua combinação harmônica entre aceto balsâmico, açúcar mascavo, tomate cereja, mussarela de búfala, ervas finas e manjericão será o toque diferenciado do cardápio da sua ceia.

Opção 2: Salada de grão de bico

Salada de grão de bico

Essa salada entra como um prato ideal no assunto leveza.

Sendo de grande sofisticação e muito saborosa, a salada de grão de bico é nutritiva e rápida de ser feita.

Opção 3: Salada de maionese

Salada de maionese

A salada de maionese é um item básico em quase todas as mesas dos brasileiros, nos domingos em família ou festas comemorativas.

Para não fugir da rotina, recomendamos colocar muita cor, acrescentando cenouras, vagem, batatas, azeitonas e demais itens que considere combinar com a receita e trazer mais sabor para a ceia.

Sobremesas

Opção 1: Salada de frutas

Salada de frutas

A primeira opção que oferecemos é típica do verão, pois é refrescante e muito leve.

A salada de frutas cabe em qualquer cardápio, é saborosa e cai no gosto de muitas pessoas: é perfeita para encerrar a noite, acompanhada de uma boa champanhe.

Opção 2: Charlote de Panetone

Charlote de panetone

O charlote de panetone é um prato bonito e típico de vitrine de padaria, além de muito gostoso.

Feito com frutas e sidra, a sobremesa irá, com certeza, combinar com a decoração do seu restaurante e fechar o seu cardápio com sofisticação.

Opção 3: Pavê

Pavê

E não poderia faltar o famoso pavê, este que está sempre presente em datas especiais.

Podendo ser feito com os mais diversos tipos de recheios, aqui você pode até ousar e servir mais de uma opção, já que é difícil quem resista a essa delícia.

Agora é com você: comece a preparar

Com nossas ideias, já é possível visualizar qual o cardápio para ceia de Natal seria o ideal para oferecer uma noite especial aos seus clientes, certo?

Você pode estar trabalhando com um número limitado de reservas, pois isso ajudará a manter o controle da quantidade de pratos servidos, além de evitar desperdício.

Capriche na divulgação do restaurante, na decoração e no atendimento que essa ceia irá marcar para sempre a vida dos seus clientes. Você fará parte da história deles.

Priorizando o sabor, o requinte e as boas lembranças dos seus pratos, o seu restaurante irá fazer parte de um momento único que poderá ser memorável pelos anos conseguintes.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais