Deliway

Cardápio de Bar: como montar e modelos

O cardápio, para um estabelecimento de alimentação, é o guia definitivo que mostra para o cliente o que ele pode esperar receber, seja produto ou serviço. Entenda como montar um cardápio de bar que vai transformar o seu negócio.

cardápio de bar

Quando se fala em visitar um bar, seja de drinks ou de cerveja, os clientes já sabem que muitas das referências nas bebidas do local - e nas comidas, também! - são internacionais. Tentar fazer com que o seu cliente fique à vontade no seu estabelecimento passa por uma fase em que a casa deverá deixar um cardápio bem montado à sua frente.

Um cardápio bem montado, neste caso específico, é aquele que o cliente saberá exatamente o que está pedindo, independentemente dos nomes serem em inglês, espanhol ou italiano.

Trabalhar com bebidas exige um conhecimento, uma vez que, hoje em dia, possuímos acesso a bebidas do mundo inteiro - e receitas também. O que adianta disponibilizar na sua carta um Moscow Mule se o seu cliente mal vai saber o que é isso?

O que não pode faltar no cardápio do seu bar são os drinks mais clássicos e badalados do momento, para que você possa agradar a clientela toda e fazer com que eles mesmos divulguem o seu estabelecimento. Quão descolado é postar uma foto nas redes sociais, mostrando o copo diferentão ou o drink do momento que você serve no seu bar?

Assim, para organizar melhor as ideias colocadas acima, você precisa entender que um cardápio de bar de sucesso requer, necessariamente:

  • Os coquetéis mais descolados do momento;
  • Os coquetéis mais clássicos de todos os tempos - todo mundo é fã de caipirinha, por exemplo;
  • A descrição completa de cada item no seu cardápio de bebidas: não adianta dizer que é um "Aperol Spritz" se o seu cliente não sabe que Aperol é o nome da bebida;
  • Lindas fotos dos drinks e das comidas, para que o cliente, além de ler, consiga entender exatamente o que será servido pra ele.

[ebook-form]

Como montar um cardápio de bar

Calma lá, se você acha que o seu bar precisa ter apenas os drinks e bebidas mais tradicionais do mundo. Isso é verdade, mas não exclui o fato de que você precisa ofertar umas comidinhas deliciosas no seu cardápio, também.

Um cardápio de barzinho bem estruturado, requer acompanhamentos deliciosos, sempre mantendo o padrão e qualidade que você já oferece para os seus clientes. O que você precisa, para decidir quais comidinhas estarão acompanhando o menu, é entender:

Que tipo de bar é o seu?

Um bar de drinks sofisticado, um boteco descolado ou um barzinho para tomar uma cerveja bem gelada, sem grandes formalidades?

Qual tipo de comida combina com o seu estilo de bar? 

Comidinhas de boteco, bem brasileiras ou uma culinária fusion, como tapas espanhóis ou finger food variados? Quem sabe, ainda, só porções e tábuas, caso seja um bar sem muitas formalidades.

cardápio de barzinho

Outra dica fundamental, para que você consiga casar o estilo do seu bar com o estilo de comidinhas a ser servido, é tentar fazer uma combinação entre cada drink com alguma comida, sendo que você poderá ofertá-los juntos ou deixar à critério do cliente. De qualquer maneira, o bom de fazer esse estudo e formar "parzinhos" entre as bebidas e as comidas é que você fica com uma variedade bem proporcional para servir ao seu cliente.

Para realizar isso, você pode contratar um chef ou um nutricionista, alguém que entenda de combinações e harmonizações - mas, com a ajuda da internet, hoje em dia, você mesmo pode fazer isso.

O que importa é deixar seu cardápio muito rico, com diversas opções.

Como criar cardápio de bar

Uma vez que você entendeu que é importante fotografar cada item e descrevê-los, a fim de facilitar o entendimento de cada item do cardápio para o seu cliente, é hora de tentar casar combos e sugestões entre as comidas e as bebidas.

Quanto mais visualmente bem montado o seu cardápio for - tente equilibrar texto com imagens bem feitas - mais atrativo será para o seu cliente.

Modelos de Cardápio:

  • Cardápio de bebidas e de comidas, separados;
  • Misturando os dois itens principais, num mesmo cardápio;
  • Cardápio digital, moderno e com as duas opções, personalizáveis.

Aliás, convém ressaltar que um dos modelos de cardápio para bar mais bacanas são aqueles interativos, como é o caso do que oferece a OiMenu, em que, por se tratar de um cardápio digital, a fotografia, os combos personalizáveis a qualquer tempo (sem ter que esperar pela gráfica) e a descrição podem ser modificadas todos os dias, a depender das ofertas e lançamentos, por exemplo.

Além disso, o design do produto já é baseado com o estudo da psicologia do consumo, o que torna toda a formatação muito mais atrativa e fácil de navegar. Seu cliente vai adorar esta experiência e você pode pedir uma demonstração do cardápio digital.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

6 Respostas

Deixe seu comentário
Demostração gratuita