Cardápio de Bar: como montar e modelos

O cardápio, para um estabelecimento de alimentação, é o guia definitivo que mostra para o cliente o que ele pode esperar receber, seja produto ou serviço. Entenda como montar um cardápio de bar que vai transformar o seu negócio.

Compartilhe

cardápio de bar

Quando se fala em visitar um bar, seja de drinks ou de cerveja, os clientes já sabem que muitas das referências nas bebidas do local - e nas comidas, também! - são internacionais. Tentar fazer com que o seu cliente fique à vontade no seu estabelecimento passa por uma fase em que a casa deverá deixar um cardápio bem montado à sua frente.

Um cardápio bem montado, neste caso específico, é aquele que o cliente saberá exatamente o que está pedindo, independentemente dos nomes serem em inglês, espanhol ou italiano.

Trabalhar com bebidas exige um conhecimento, uma vez que, hoje em dia, possuímos acesso a bebidas do mundo inteiro - e receitas também. O que adianta disponibilizar na sua carta um Moscow Mule se o seu cliente mal vai saber o que é isso?

O que não pode faltar no cardápio do seu bar são os drinks mais clássicos e badalados do momento, para que você possa agradar a clientela toda e fazer com que eles mesmos divulguem o seu estabelecimento. Quão descolado é postar uma foto nas redes sociais, mostrando o copo diferentão ou o drink do momento que você serve no seu bar?

Assim, para organizar melhor as ideias colocadas acima, você precisa entender que um cardápio de bar de sucesso requer, necessariamente:

  • Os coquetéis mais descolados do momento;
  • Os coquetéis mais clássicos de todos os tempos - todo mundo é fã de caipirinha, por exemplo;
  • A descrição completa de cada item no seu cardápio de bebidas: não adianta dizer que é um "Aperol Spritz" se o seu cliente não sabe que Aperol é o nome da bebida;
  • Lindas fotos dos drinks e das comidas, para que o cliente, além de ler, consiga entender exatamente o que será servido pra ele.

Como montar um cardápio de bar

Calma lá, se você acha que o seu bar precisa ter apenas os drinks e bebidas mais tradicionais do mundo. Isso é verdade, mas não exclui o fato de que você precisa ofertar umas comidinhas deliciosas no seu cardápio, também.

Um cardápio de barzinho bem estruturado, requer acompanhamentos deliciosos, sempre mantendo o padrão e qualidade que você já oferece para os seus clientes. O que você precisa, para decidir quais comidinhas estarão acompanhando o menu, é entender:

Que tipo de bar é o seu?

Um bar de drinks sofisticado, um boteco descolado ou um barzinho para tomar uma cerveja bem gelada, sem grandes formalidades?

Qual tipo de comida combina com o seu estilo de bar? 

Comidinhas de boteco, bem brasileiras ou uma culinária fusion, como tapas espanhóis ou finger food variados? Quem sabe, ainda, só porções e tábuas, caso seja um bar sem muitas formalidades.

cardápio de barzinho

Outra dica fundamental, para que você consiga casar o estilo do seu bar com o estilo de comidinhas a ser servido, é tentar fazer uma combinação entre cada drink com alguma comida, sendo que você poderá ofertá-los juntos ou deixar à critério do cliente. De qualquer maneira, o bom de fazer esse estudo e formar "parzinhos" entre as bebidas e as comidas é que você fica com uma variedade bem proporcional para servir ao seu cliente.

Para realizar isso, você pode contratar um chef ou um nutricionista, alguém que entenda de combinações e harmonizações - mas, com a ajuda da internet, hoje em dia, você mesmo pode fazer isso.

O que importa é deixar seu cardápio muito rico, com diversas opções.

Como criar cardápio de bar

Uma vez que você entendeu que é importante fotografar cada item e descrevê-los, a fim de facilitar o entendimento de cada item do cardápio para o seu cliente, é hora de tentar casar combos e sugestões entre as comidas e as bebidas.

Quanto mais visualmente bem montado o seu cardápio for - tente equilibrar texto com imagens bem feitas - mais atrativo será para o seu cliente.

Modelos de Cardápio:

  • Cardápio de bebidas e de comidas, separados;
  • Misturando os dois itens principais, num mesmo cardápio;
  • Cardápio digital, moderno e com as duas opções, personalizáveis.

Aliás, convém ressaltar que um dos modelos de cardápio para bar mais bacanas são aqueles interativos, como é o caso do que oferece a Abrahão, em que, por se tratar de um cardápio digital, a fotografia, os combos personalizáveis a qualquer tempo (sem ter que esperar pela gráfica) e a descrição podem ser modificadas todos os dias, a depender das ofertas e lançamentos, por exemplo.

Além disso, o design do produto já é baseado com o estudo da psicologia do consumo, o que torna toda a formatação muito mais atrativa e fácil de navegar. Seu cliente vai adorar esta experiência e você pode pedir uma demonstração do cardápio digital.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais