Deliway

14 Coquetéis famosos para atualizar o seu cardápio de bebidas

Confira alguns dos drinks mais populares ao redor do mundo e escolha quais serão perfeitos para adicionar ao cardápio do seu bar ou restaurante.

drinks famosos para bares

Tomar uma cervejinha gelada é um programa clássico do brasileiro, mas, ao redor do mundo, com tantas culturas e povos diferentes, era de se esperar que tivessem estilos de bebidas diferentes, não é mesmo?

Já há muitos bares no Brasil que estão investindo em coquetéis famosos e drinks clássicos, muito vistos em filmes e séries de todo o mundo.

Um dos motivos pelo sucesso desses coquetéis é que eles são simples e deliciosos, ao mesmo tempo, além de conseguirem ser super sofisticados e refinados. Trata-se de bebidas que combinam poucos ingredientes (normalmente, tendo como base as bebidas alcoólicas) e são, geralmente, servidos gelados.

Desde a conhecida caipirinha, até drinks mais sofisticados, como o Cosmopolitan, essa lista está repleta de opções para fazer sucesso no seu negócio. Alguns estabelecimentos preferem dar um toque especial, “da casa”, para receitas famosas, o que também pode atiçar a curiosidade do cliente e fazê-lo consumir coisas diferentes.

Mas aquela receitinha dos clássicos coquetéis mais vendidos, é essencial no cardápio de bebidas. Por isso, confira quais são os drinks mais populares do mundo e escolha os seus preferidos para adicionar ao seu bar ou restaurante!

Caipirinha

Caipirinha

Original de São Paulo, aproximadamente no ano de 1918, a caipirinha faz parte da cultura brasileira desde então e já se tornou muito famosa ao redor do mundo. Inclusive, ganhou algumas releituras, também.

Tradicionalmente, a receita da caipirinha leva cachaça, limão, açúcar e gelo, mas há lugares onde você encontra caipirinhas feitas com vodka, rum, e, até mesmo, a deliciosa caipirinha de vinho.

Apesar de você provavelmente já ter incluído a caipirinha no seu cardápio de bebidas, é um drink muito pedido pelos brasileiros, e, então, é válido lembrar que ela é essencial na lista de drinks clássicos.

Cosmopolitan

Cosmopolitan.

O Cosmopolitan tornou-se um coquetel famoso por causa da série Sex and the City, em que as personagens estavam constantemente com esse drink em mãos.

Feito com uma mistura de sucos de limão e cranberry, licor de laranja e vodka, acabou ficando conhecida como uma bebida feminina, mas pode ser apreciada por todos que possuem um paladar mais adocicado.

Martini

Martini.

Tipicamente uma bebida mais “adulta”, o Martini tem algumas variações:

  • Dirty martini: feito com suco de azeitona;
  • Dry martini: feito, unicamente, com Vermute seco;
  • Perfect martini: feito com partes iguais de Vermute seco e suave.

Esse drink é servido em uma taça alta e normalmente decorado com uma azeitona dentro.

Negroni

Negroni

Muitos estabelecimentos no Brasil já incluíram o Negroni no cardápio, pois costuma ser uma bebida bastante pedida.

A receita do coquetel, que inclui Campari, gin, Vermute doce, uma rodela de laranja e gelo, surgiu na Itália. Possui um sabor um tanto mais amargo e é servido montado, não batido, nem mexido.

É importante ressaltar essa diferença de estilo para misturar drinks, pois faz a diferença na hora de servir. Há drinks, como o Negroni, que são apenas montados; drinks, como o Dry Martini, que são mexidos e, alguns como a Piña Colada (o próximo da lista), que são batidos.

Piña Colada

Piña colada.

A Piña Colada é conhecida por ser uma bebida tropical, feita com coco e abacaxi, que são frutas tipicamente do verão. Essa bebida também já possui algumas releituras ao redor do mundo, e, no Brasil, ela é normalmente feita com leite de coco e leite condensado, além do suco de abacaxi e rum.

Alguns locais servem a Piña Colada com vodka e outros com Champagne. Outro aspecto legal desse drink é a decoração, feita com pedaços de abacaxi fresco ou com cerejas.

Bloody Mary

Bloody Mary

Esse drink é provavelmente o mais elaborado da lista, levando ingredientes como:

  • Suco de limão;
  • Suco de tomate;
  • Pitadas de pimenta;
  • Molho inglês;
  • Tabasco;
  • Sal;
  • Vodka.

Ele é bastante comum nos brunchs americanos, assim como os daiquiris, que veremos mais adiante. O sabor, como já se pode imaginar, é único e os clientes podem amar ou odiar. Dificilmente há meio termo, nessa questão, para essa bebida.

Apesar disso, pode ser uma boa aposta para o cardápio porque, os clientes que amarem esse coquetel, com certeza, buscarão uma segunda rodada!

Irish Coffee

Irish Coffee

Esse drink clássico foi inventado na Irlanda (como o nome diz), em torno de 1943 e é feito com uma mistura de café forte e whisky irlandês. Tornou-se popular pela característica única de transformar uma bebida de café da manhã em uma bebida para aproveitar noites frias, no final de semana.

A receita original do Irish Coffee leva café forte, whisky irlandês, açúcar mascavo e nata levemente batida.

Atualmente, algumas receitas usam xarope de açúcar demerara, outras usam modos diferentes de preparo do café - alguns lugares preferem café espresso, outros preferem passado no filtro, já alguns ainda utilizam café feito na prensa francesa.

Old Fashioned

Old Fashioned.

Entre as receitas de drinks famosos, o Old Fashioned é essencial. Seu nome ainda representa um pouco de sua história, já que é considerado um dos primeiros coquetéis conhecidos.

A apresentação é semelhante ao Negroni, servido em um copo gordinho e baixo, com uma casca de laranja para decoração. Porém, este drink é preparado com whisky, angostura, açúcar, laranja e cereja. Algumas receitas também levam um pouco de água.

Manhattan

Manhattan.

Seu nome é uma homenagem ao bairro de Nova York e diz-se que o drink "Manhattan" foi criado para um candidato à presidência dos EUA, em 1876.

Preparado com whisky (tipicamente o produzido a partir do centeio), vermute tinto suave e angostura, o Manhattan é uma bebida cheia de classe e sofisticação.

Também é conhecido por ser um short drink, ou seja, um drink servido em copo pequeno. Além desta categoria, também existem os long drinks, servidos em copos longos/altos, como o Bloody Mary e os hot drinks, perfeitos para aquecer o corpo em dias frios, como o Irish Coffee.

Margarita

Margarita.

A Margarita é um coquetel famoso que leva tequila na base da sua composição. Por causa disso, é um drink bastante forte (alcoolicamente falando), mas, ao mesmo tempo, o seu sabor é bem equilibrado com os demais ingredientes - que são licor de laranja, suco de limão, sal e gelo.

Além de tudo, o drink possui uma apresentação muito bonita.

Whisky Sour

Whisky Sour.

Esse drink tem um ingrediente bem peculiar, que é o uso de clara de ovo. Apesar de parecer estranho, a mistura com os demais ingredientes - whisky, suco de limão e açúcar - torna o sabor desse coquetel único e incrível.

Se os clientes não quiserem pedir a bebida por conta da clara de ovo na receita, você pode esclarecer que é um ingrediente opcional. Se o drink for preparado sem ela, continuará sendo um Whisky Sour delicioso.

Mojito

Mojito

Originado em Cuba, o Mojito é conhecido por seu uma bebida de verão, assim como a Piña Colada. Apesar disso, ele não tem nenhum ingrediente muito tradicional da época.

Essa característica de refrescância e que lembra verão existe apenas por causa da mistura com que o coquetel é feita: leva rum branco, hortelã, club soda (ou água com gás), suco de limão e açúcar.

Sex on the Beach

Sex on the beach

Esta é uma bebida visualmente bastante bonita, pois as diferentes cores dos ingredientes misturam-se delicadamente e formam uma linda nuance de tons. Os ingredientes em questão são:

  • Vodka;
  • Licor de pêssego;
  • Suco de laranja;
  • Suco de cranberry;
  • Gelo.

Daiquiri

Daikiri.

Tendo como base alcoólica o rum, os Daiquiris também são bebidas comumente encontradas nos tradicionais brunchs americanos. Assim como o Mojito, também teve sua origem em Cuba e é conhecido como um coquetel tropical, levando suco de limão e xarope de açúcar.

São muitas opções para inovar o cardápio de bebidas do seu bar ou restaurante. Lembre-se de testar as receitas antes de colocar à disposição do público, afinal, as bebidas escolhidas precisam estar de acordo com a proposta do seu estabelecimento e ter boas combinações para harmonizar com as refeições que você já oferece.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário