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5 passos para implementar o sistema take away

Seus clientes pedem mais agilidade na hora de fazer seus pedidos e preferem consumir em outro lugar por comodidade? Então é hora de conhecer o sistema take away e incorporá-lo no cotidiano do seu restaurante.

Sistema take away

O sistema take away é super conhecido por causa das grandes franquias de fast food. É que a modalidade drive thru, em que a gente passa com o carro para comprar um lanche, é um tipo de serviço que se assemelha ao take away ou, ainda, take out.

Afinal, as multinacionais do ramo são conhecidas pela produção rápida dos alimentos, permitindo com que o consumo possa ser feito em qualquer outro lugar - definição básica do serviço take away.

Mas não estamos aqui para falar de outras empresas e sim do seu restaurante e dos benefícios que a integração desse sistema pode trazer pros seus negócios.

Saiba mais acompanhando os tópicos abaixo!

O que é o sistema take away?

O serviço take away ou take out é o nome dado ao sistema de produção e comercialização de alimentos que não são consumidos no local. De modo geral, o cliente faz seu pedido por WhatsApp, telefone ou aplicativo e passa no restaurante para buscar sua encomenda, consumindo o produto em outro espaço.

É preciso dizer, ainda, que principalmente em outros países, esse sistema também oferece alimentos prontos: sucos, sopas, saladas e até refeições completas e já montadas nas embalagens de viagens, de modo que o cliente entra, escolhe, paga e come em qualquer outro lugar.

Essa modalidade de venda é o contraponto do serviço delivery, em que o cliente realiza o pedido e recebe sua comida em casa ou no trabalho, por exemplo. Afinal de contas, no caso de um restaurante take away, todas as iniciativas são tomadas pelo consumidor: pedir e buscar (ou entrar e comprar o que já está pronto) para consumir em outro ambiente.

Em contrapartida, para que todo o processo funcione, o restaurante deve estar preparado de modo adequado para oferecer esse tipo de serviço e atender os pré-requisitos implícitos nessa modalidade, como a agilidade necessária de preparo, embalo e atendimento e, é claro, a qualidade dos pratos. Você pode montar um checklist para ajudar nessa questão.

Se você optar por deixar refeições prontas, é preciso garantir que estejam sempre frescas. Uma ideia é montar saladas, por exemplo, em pequenas quantidades, mas sempre com bastante frequência. Também é importante dispor de equipamentos adequados para armazenamento dos produtos, como geladeiras que atinjam temperaturas necessárias.

Por que oferecer o serviço em seu restaurante?

Assim como o serviço de delivery, o sistema take away tornou-se uma tendência, especialmente nesse momento de pandemia. Por isso, aqueles restaurantes que se adaptam às necessidades de seu público conseguem acompanhar o que há de novo dentro do mercado alimentício e satisfazer sua clientela.

Além disso, quem oferece esse serviço estará mais suscetível a se recuperar de tempos difíceis, pois a praticidade desse tipo de serviço não requer muitos recursos materiais e humanos, tornando-o financeiramente viável.

Sem contar que oferecer o serviço é vantajoso também para o consumidor, já que o cliente pode otimizar seu tempo e tornar mais prático o momento de suas refeições. Além do mais, como o custo para produção e comercialização dos produtos do take away são menores, os preços também serão mais acessíveis.

Como implementar o sistema take away?

Restaurante take away

1.  Escolha quais serão os pratos dessa modalidade

O primeiro passo é preparar o seu cardápio, escolhendo quais serão os pratos que farão parte da modalidade. Uma dica de ouro é escolher uma quantidade pequena de opções, principalmente, se seu restaurante estiver trabalhando com atendimento normal e delivery ao mesmo tempo.

2.  Organize um espaço funcional dentro de sua cozinha

A sua cozinha deve ser pensada e organizada de modo funcional, que atenda o fluxo dos pedidos com agilidade. Para isso, não coloque nada na bancada que não seja preciso para o preparo e embalagem dos pratos, deixando todos os materiais e ingredientes necessários à vista.

Falando nisso, tenha um espaço amplo e acessível para o processo de embalagem dos produtos, além de utilizar um material de embalagem específico para reter a temperatura de pratos quentes. Inclua na lista, do mesmo modo, um equipamento de refrigeração para estocar seus materiais.

3.  Tenha um ambiente adequado para receber seus clientes

Mesmo que a proposta do sistema take away seja pegar o alimento e consumir em outro lugar é necessário criar um ambiente apropriado para recepcionar sua clientela. Visto que, se o pedido ainda não estiver pronto quando o cliente chegar, será preciso aguardar - e é melhor que seja confortavelmente.

Wi-fi, televisão, sofás e cadeiras confortáveis são indispensáveis para criar uma atmosfera agradável. Além disso, o ideal é que o balcão e a recepção sejam separados do caixa principal do restaurante, facilitando e melhorando o atendimento.

Desse modo, os consumidores que desejam consumir seu produto em outro local possam ser atendidos com exclusividade, praticidade e agilidade - características fundamentais do processo take away.

4.  Prepare sua equipe

Forneça treinamentos de rotina à sua equipe, promova reuniões e mantenha o diálogo em dia. Seus colaboradores, sejam eles cozinheiros ou atendentes, precisam trabalhar de acordo com a filosofia do seu negócio. Por isso, a importância de uma comunicação efetiva e sem ruídos.

Principalmente porque essa modalidade ainda é bem nova no Brasil e você precisa treinar bem a equipe para tirar todas as dúvidas dos clientes, que podem ficar confusos sobre o frescor dos alimentos que estão prontos para consumo, por exemplo.

5.  Utilize um sistema de automação

A rapidez é essencial para que o sistema take away do seu restaurante funcione. Por isso, nada mais justo do que utilizar um sistema de automação, como um cardápio digital que encaminhe as ordens dos pedidos diretamente para a cozinha.

Isso é fundamental nos casos em que o seu sistema de entrega é feito pelo telefone, pois seu cliente quer chegar, pegar e pagar. Esperas longas podem frustrá-lo e o cardápio digital, além de ser moderno, agiliza todos esses processos. O cliente liga e você encaminha imediatamente o seu pedido para a cozinha.

Além disso, essa automatização evita erros em relação aos pedidos e serve para mensurar quais são os pratos com mais saída, sendo útil para atualizações futuras no cardápio, por exemplo — e também para entender quais pratos deixar prontos para retirada de qualquer cliente que entre no seu estabelecimento, caso você queira.

Agora que você recebeu um pequeno manual sobre o que é, qual sua importância e como incorporar o sistema take away em seu restaurante, que tal analisar a fundo a oportunidade de investir nesse tipo de serviço e oferecê-lo no seu negócio?

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