5 maneiras para tornar seu restaurante aconchegante

Bons momentos em restaurantes, bares e lanchonetes podem ir muito além de experimentar refeições de qualidade. O aconchego é capaz de conquistar e fidelizar clientes. Confira como deixar o seu negócio mais aconchegante.

Compartilhe

Restaurantes aconchegantes

Restaurantes aconchegantes são sempre os queridinhos do público, pois o consumo de bons pratos, bebidas, a companhia de pessoas queridas num ambiente acolhedor traz facilmente a sensação de conforto, afeto e cuidado.

A melhor forma de demonstrar esses sentimentos é utilizando objetos, quadros, plantas, explorando os sentidos e criando harmonia entre as cores, mobília e iluminação, podendo até mesmo se arriscar em temas que exploram a culinária oferecida.

Um restaurante que, além de comida de qualidade, oferece um ambiente aconchegante, com certeza será capaz de encantar muitos clientes e conquistar um público fiel. Para atingir esse objetivo, existem algumas dicas que podem ajudar a tornar o lugar mais especial.

5 dicas valiosas de como deixar um restaurante aconchegante

1.  Crie ambientes

Um restaurante não precisa ser composto somente por mesas, cadeiras e balcões. Ele pode contar com decorações diferentes conforme o público-alvo, pois essa é uma maneira de como deixar um ambiente aconchegante.

Ter um espaço para reuniões de trabalho, com mesas maiores que funcionam com reservas, ambientes compostos por sofás e mesinhas de centro para colocar bebidas e petiscos, puffs para relaxar com os amigos são alguns exemplos.

Analise a proposta do seu restaurante, como os consumidores mais presentes se comunicam e se posicionam, qual tipo de pessoa você deseja atrair e lembre-se que esses ambientes precisam ser um alongamento do restaurante, ou seja, conter a mesma ideia de móveis, cores e decorações.

2.  Esteja atento à iluminação

Os ambientes de um restaurante não devem conter somente lâmpadas simples, de luz intensa e econômica. É necessário pensar na cor da luz, como branca (mais fria) ou amarela (mais quente), que farão você entender qual a sensação que cada opção proporciona.

As luzes amarelas trazem mais proximidade, intimidade e felicidade. Já uma iluminação fria promove modernidade, tranquilidade e calma.

Seja qual for a opção, ambas precisam estar em equilíbrio quando adicionadas ao ambiente, já que luz demais pode ser incômoda e irritar facilmente os olhos.

Ao mesmo tempo, leve em conta que pouca iluminação atrapalha o diálogo entre as pessoas, o caminhar dentro do restaurante, chamar os garçons e ler o cardápio.

Realize testes antes de uma escolha final, misture iluminações mais intensas com mais amenas, encontre os pontos certos que não atrapalhe a experiência do cliente e, com calma, decida a melhor opção de iluminação pensando em qual tipo de luz você permaneceria por mais tempo.

3.  Tenha uma mobília confortável

Para bares, restaurantes e cafeterias charmosas, esse é um detalhe indispensável para o negócio como um todo, já que os consumidores passarão todo o tempo sentados em cadeiras e consumindo sobre as mesas seus pratos e bebidas.

Além de bonitos, os móveis precisam ser funcionais e confortáveis, não conter instabilidade que cause insegurança ao cliente ao sentar-se e combinarem com o restante e decoração do ambiente.

Por exemplo, se o restaurante é mais rústico, vale a pena investir em mobília de madeira customizada com desgastes.

4.  Invista em objetos de decoração

A decoração é a chave principal para tornar um restaurante simples em um lugar aconchegante. São os detalhes que vão trazer memórias afetivas e fazer com que o cliente deseje passar mais tempo sentindo essas sensações de afeto e lembrança familiar.

Algumas dicas de objetos de decoração para restaurantes são:

  • lustres;
  • quadros nas paredes;
  • itens em madeira e bambu;
  • pequenos objetos e esculturas;
  • pequenos pontos de luz nos balcões de bar;
  • velas aromáticas no hall de entrada e banheiros;
  • vasinhos de flores e folhagens nas mesas e balcões;
  • arranjos de flores e folhagens em cantos estratégicos; e
  • objetos associados à culinária oferecida no restaurante.

Alguns objetos podem parecer pequenos, mas certamente uma particularidade no ambiente pode marcar o cliente em um momento especial, com uma recordação visual ou olfativa.

Realize um planejamento, pesquise objetos que se encaixem na temática e nas cores do seu negócio e comece a adicioná-los nos espaços vagos. É legal tirar um dia para fazer isso, fotografando e observando.

5.  Adicione plantas no ambiente

As plantas estão cada vez mais presentes em ambientes fechados e chamamos essa tendência em 2021 de Urban Jungle. Ela torna até mesmo os restaurantes modernos mais aconchegantes e bonitos, além de fazer uma ligação entre o mundo externo e interno.

As folhagens são as mais utilizadas e possuem uma enorme variedade em tamanhos, cores e formatos de folhas. São mais fáceis de cuidar e mais resistentes também, possuindo espécies que se adaptam bem até mesmo em ambientes com pouca luz.

Elas ficam ainda mais atrativas em localizações que possuem pouca vegetação, pois causa a sensação de contato com a natureza e bem-estar, além de algumas espécies colaborarem para a purificação do ar.

As plantas podem estar dispostas em vasos no chão ou penduradas em cachepôs, procure um florista que recomende as que melhor se adaptam a localização e luz do seu restaurante e veja a diferença que o ambiente terá com as cores da natureza.

O restaurante pode ser um lugar para além de se alimentar, sendo possível criar lembranças importantes, reviver bons momentos, conhecer novas pessoas e construir laços duradouros, fazendo com que o cliente aprecie novos sabores e sensações e tornando o seu negócio um espaço especial.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais