Deliway

Saiba como escolher luva para manipular alimentos

Entenda quando é obrigatório e quando é desaconselhado o uso de luva para manipular alimentos em cozinhas de bares e restaurantes. Saiba quais modelos de luvas descartáveis podem ser comprados e como escolher a ideal.

Luva para manipular alimentos

Se você é gestor de um bar ou restaurante, dedique um tempo a pesquisar e escolher tipos de luva para manipular alimentos. Afinal, a escolha certa das luvas utilizadas em cada procedimento, principalmente dentro da cozinha do estabelecimento, tem impacto direto na saúde do consumidor, na qualidade do que é servido e no bem-estar dos colaboradores.

Lembre-se que o uso das luvas para mexer com alimentos não substitui a higiene das mãos. Elas inclusive devem passar por assepsia antes e depois da utilização de cada par de luvas.

Como usar luvas para manipulação de alimentos?

Nas cozinhas de bares e restaurantes, existem procedimentos que exigem o uso de luvas descartáveis, térmicas ou de algum outro tipo específico. Assim como existem aqueles nos quais a utilização do item é completamente desaconselhada.

O uso de luvas descartáveis é obrigatório na manipulação de alimentos que já passaram por tratamento térmico e estão prontos para serem servidos; de alimentos que serão servidos sem passar por nenhum tratamento térmico; de frutas, verduras e legumes já selecionados e higienizados.

E existem mais situações em que precisamos prestar bastante atenção. Confira:

  • se alguma tarefa que exige o uso da proteção for interrompida, seja na limpeza ou durante o serviço, as luvas devem ser substituídas;
  • nenhuma luva descartável pode ser reutilizada e aquelas que estiverem rasgadas ou danificadas vão direto para o lixo; e
  • é imprescindível guardar as luvas em lugares apropriados: com temperatura ambiente, limpeza garantida e sem umidade.

Por outro lado, é completamente desaconselhado o uso de luvas descartáveis em procedimentos que envolvam calor. Afinal, elas não possuem resistência térmica e podem derreter, causando danos ao colaborador que as utiliza.

Para esse tipo de serviço, são necessárias luvas térmicas.

Outros procedimentos nos quais não se pode utilizar luvas descartáveis são aqueles nos quais há manipulação de máquinas como as de tritura, moagem ou mistura. Existem luvas específicas para esse trabalho, as de malha de aço. Dica: utilizar as descartáveis por baixo delas, se possível.

Já que as luvas térmicas e protetoras não são descartáveis, elas devem ser conservadas e mantidas limpas por quem as utilizar.

O cuidado mais frequente é a lavagem dessas luvas com um bom detergente e depois a sua desinfecção com mergulho em água fervida por aproximadamente 15 minutos.

Tipos de luva para manipulação de alimentos

As luvas descartáveis podem ser plásticas, de vinil ou nitrílicas (látex/borracha). Sua seleção varia de acordo com as necessidades e possibilidades do bar ou restaurante.

Especificamente em relação às luvas descartáveis, a dúvida sobre qual tipo selecionar para uso é bastante frequente, até mesmo entre os melhores e mais dedicados gestores!

Confira mais detalhes sobre cada um dos tipos.

1.  Luva descartável nitrílica

Luva descartável nitrílica

É produzida com látex sintético e 100% antialérgica. Tem mais resistência, durabilidade e maleabilidade. Também é a que melhor se adere às mãos de quem veste. Em contrapartida, é mais cara que as outras.

2.  Luva plástica

Luva plástica

É a luva descartável bem fininha. Daquela que usamos quando comemos pizza com as mãos em alguns lugares. Ela tem como único objetivo evitar a contaminação dos alimentos manuseados.

3.  Luva de vinil

Luva de vinil

Essa é a luva tradicional, mais resistente que a plástica e menos resistente que a nitrílica. Bastante firme, vantajosa para bares e restaurantes nos quais existe constante troca e descarte das luvas durante o serviço. Se essa for a sua escolha, opte por adquirir o modelo “sem talco”.

Qual a luva certa para manipulação de alimentos?

Existem as mais recomendadas e cuja utilização é mais satisfatória e as menos indicadas ou menos vantajosas, inclusive em termos de custo-benefício.

Mas dentro das três opções apresentadas acima - e sempre de acordo com a obrigatoriedade ou não de uso - qualquer uma das luvas é certa para a manipulação de alimentos.

Fique sempre por dentro das novidades e atualizações de notas técnicas e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário
CONHEÇA O OIMENU