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Como oferecer uma experiência gastronômica ao cliente

Você sabia que pensar na experiência que seus clientes terão no seu estabelecimento pode aumentar as vendas do seu restaurante? Conheça algumas dicas do que fazer para oferecer uma experiência gastronômica eficaz para o seu negócio!

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Experiência gastronômica

Oferecer uma experiência gastronômica vai além de entregar comida saborosa e ter um atendimento diferenciado. É preciso deixar o cliente satisfeito, o que envolve não apenas a experiência, mas também a pré e a pós-experiência com a sua marca, bem como superar expectativas e convencer que o seu restaurante é diferenciado frente aos demais.

Isso tudo porque o momento vivenciado pelas pessoas no seu estabelecimento é que vai fazer com que elas voltem ou até mesmo troquem outro restaurante que costumam frequentar pelo seu.

Por isso, na hora de pensar em estratégias para tornar o seu restaurante mais lucrativo, aumentando o movimento e, consequentemente, as vendas, oferecer uma experiência que cative seu público é essencial.

O que é uma experiência gastronômica

Existem etapas que fazem parte da vivência do cliente no seu negócio. Uma delas começa antes mesmo de ele entrar no seu restaurante, chamada de pré-experiência. É aquela primeira impressão, que cria expectativa no seu cliente, conforme é feita a divulgação do seu negócio ou pelo o que é prometido na sua fachada, por exemplo.

Depois, vem a experiência em si, quando o cliente já foi despertado para conhecer o seu produto e serviço e decide experimentar, de fato, o que você oferece. Essa certamente é a etapa mais importante, quando você deve usar todas as ferramentas que possui para cativar o seu público com uma vivência única.

Finalmente, vem a pós-experiência, que é quando o cliente avalia, depois que sai do seu estabelecimento, mesmo que apenas mentalmente, os momentos que teve.

É aqui que ele reflete sobre o quão satisfeito e impressionado ficou com o que viveu e se vai ou não propagar essa impressão para outras pessoas também viverem essa oportunidade, contribuindo para o marketing do seu restaurante de forma espontânea.

Viu só, como é importante pensar na experiência gastronômica?

Como oferecer uma experiência gastronômica

Contar com uma estratégia voltada a satisfazer o cliente em todos os sentidos é o primeiro passo para que ele seja envolvido de forma positiva pelo estabelecimento.

Oferecer essa experiência gastronômica envolve desde a forma como você anuncia seus serviços, como trata o cliente, que música toca, que cores compõem o ambiente, que sabores mexem com os sentidos, quais sensações as pessoas só sentem quando compram os seus produtos e serviços. Portanto, você precisa criar essas possibilidades dentro do seu restaurante.

Abaixo, listamos três dicas de como aplicar isso na sua rotina.

1.  Supere as expectativas

Até aqui ficou claro que oferecer uma experiência gastronômica diferenciada não tem a ver apenas com comer e beber, não é mesmo? Obviamente, os pratos e bebidas também devem ser impecáveis, mas a vivência se relaciona com os cincos sentidos dos clientes, que precisam encontrar sensações positivas capazes de ficar na memória, gerando fidelidade.

Se você trabalha com entregas, por exemplo, deve dar muita atenção às embalagens para delivery, pois, como você não fará o atendimento presencial e possivelmente nem sequer falará com o cliente em algum momento, precisa transmitir essa experiência pelos meios que possui.

Logo, não vai enviar seu produto em uma embalagem qualquer e que não tem nada a dizer, não é mesmo?

Que tal deixar um recadinho especial, uma frase motivacional ou até mesmo oferecer um cupom de desconto no envio do lanche? Assim, você surpreende o comprador, que certamente ficará feliz com a ação.

Ao criar uma experiência de valor, que se encontra em pequenos detalhes, seja nas embalagens, no atendimento cordial, no conforto oferecido no local ou simplesmente na agilidade do serviço, você gera a satisfação do cliente.

Clientes satisfeitos, por sua vez, voltam e recomendam o seu estabelecimento. Pense em como superar as expectativas e entregue além do que as pessoas já estão esperando.

2.  Descubra o que o cliente quer e precisa

Com frequência, procure entender, de verdade, o que seus clientes desejam. Será que eles não buscam novidade? Talvez queiram mais economia? Ou conforto? Quem sabe queiram sentir segurança quanto ao local onde fazem suas refeições, ou até mesmo busquem por afirmar determinada personalidade ao consumir sua marca?

As respostas para essas perguntas mostrarão quais tipos de mudanças você pode fazer no seu restaurante para que o cliente saia da experiência que teve dizendo algo como: “nossa, me senti tão bem, aquilo era tudo que eu queria ou precisava”.

Para captar esses desejos e necessidades, é muito importante que toda a sua equipe esteja conectada aos clientes, prestando atenção às suas características e preferências.

Uma boa memória sobre o que clientes fiéis gostam ou não, assim como uma boa interação com todos os tipos de clientes são fundamentais para entregar aquilo que o consumidor quer e precisa.

3.  Seja convincente

Convença as pessoas de que o seu restaurante é um lugar melhor para frequentar do que a concorrência. Como? Entregue algo único, benefícios, faça o momento ser único. O que mais existe por aí são negócios gastronômicos que entregam mais do mesmo. Ofereça algo diferente.

Por exemplo, permita que o cliente customize seu próprio prato, fazendo com que ele se sinta parte da experiência. Crie menus diferenciados, faça ações colaborativas com outros chefs, crie eventos temáticos que ficarão na memória do seu público.

Convencer clientes é sobre focar naquilo que é agradável para eles e que os fará voltar.

Como melhorar a experiência gastronômica do seu negócio

Para inspirar ainda mais você, listamos quatro pontos que merecem sua total atenção na tarefa de criar ou aprimorar a experiência gastronômica de um restaurante, a fim de entregar algo único e diferenciado. Anote!

1.  Apresente um cardápio alinhado ao seu ambiente

Ele é um dos materiais mais importantes na sua relação com o cliente. Se você entregar um cardápio que não tem nada a ver com seu ambiente, sua marca, enfim, sua proposta, isso pode gerar uma desconexão com o consumidor e afastá-lo de uma boa experiência.

Pense com carinho na apresentação do seu menu, até mesmo optando por usar tecnologia, entregando um cardápio digital capaz de conectar o seu negócio a um conceito moderno, aliado à agilidade de atendimento.

2.  Dê valor para a identidade visual

De nada adianta ter um cardápio incrível, mas não contar com uma identidade visual sólida. Ter uma paleta de cores, logo e forma de comunicação definidos é fundamental para, inclusive, atrair clientes para o seu bar ou restaurante. Tem a ver com todas as etapas: pré-experiência, experiência e pós-experiência.

Lembre-se que esses momentos não acontecem apenas enquanto o cliente está no seu restaurante. A comunicação precisa estar integrada e ser facilmente reconhecida durante todo o tempo que o consumidor passar no local.

3.  Foque no produto

Um produto de qualidade também faz parte de uma experiência gastronômica efetiva. Além de oferecer pratos saborosos e diferenciados, conte para seus consumidores de onde vêm os alimentos que você utiliza, fale sobre o processo de preparo.

Mostre que, para chegar a um sabor elogiado, é preciso o envolvimento de muitas pessoas e processos, que também são parte dessa experiência.

Além disso, você pode aproveitar a questão da sazonalidade dos alimentos, trabalhando com variedades diversas de produtos durante todo o ano e com exclusividades para determinadas estações, bem como usando selos de origem que valorizam a história dos produtores. Tudo isso agrega ainda mais valor à vivência do consumidor.

4.  Preste atenção no cliente

Não podíamos deixar de falar, mais uma vez, das pessoas, seus clientes, que devem ser o foco central da sua atenção, pois são elas que vão passar pela experiência oferecida.

Não deixe de traçar um perfil, especialmente se você estiver iniciando um negócio nessa área, de quem é o seu público-alvo. Entenda sobre o que essas pessoas gostam e o que elas buscam quando escolhem um restaurante.

Se já trabalha com isso há um tempo, faça pesquisas de satisfação periódicas com seus clientes para saber o que reforçar e o que melhorar.

Por fim, oferecer uma experiência gastronômica eficaz é uma tarefa que nunca termina, que exige constante atualização e dedicação. Entretanto, os resultados desse esforço costumam ser promissores e uma ótima forma de aumentar as vendas. Que tal começar hoje mesmo?

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