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20 dicas de etiqueta para atendimento em restaurantes

Treine seus atendentes com essas dicas de etiqueta para restaurantes e melhore o atendimento ao cliente do estabelecimento!

Atualmente, há muitas coisas que podem chamar atenção em um restaurante. Tais como um cardápio diferenciado, uma seleção de vinhos de qualidade, uma decoração típica, etc. Mas mais do que tudo isso, o que faz o cliente continuar voltando ao estabelecimento é um atendimento ao cliente excepcional! Por conta disso, é importante que os funcionários de um restaurante entendam sobre as regras de etiqueta e cortesia no atendimento.

Dito isso, para saber como ser um bom atendente, isso requer entender como funciona uma boa etiqueta de atendimento ao cliente. Afinal de contas, se você conseguir dominar os comportamentos corretos para trabalhar em um salão de restaurante, você conseguirá ser mais efetivo no trabalho e até mesmo ganhar mais gorjetas.

Essas dicas de etiqueta para restaurantes com certeza trarão um bom resultado não apenas para satisfação do cliente, mas também para os funcionários e para o dono do restaurante como um geral. São coisas bem simples, mas que fazem a diferença na hora de o cliente avaliar o seu restaurante como um local para frequentar com regularidade. Afinal, não há nada mais atraente em um bar ou restaurante que um bom atendimento ao cliente, não é mesmo?

Dicas de atendimento ao cliente

atendimento ao cliente

Essas dicas de etiqueta à mesa irão colocar os atendentes no caminho certo para garantir o melhor atendimento possível:

  1. Seja agradável. Cumprimente todo mundo que entrar de maneira calorosa.
  2. Não recuse uma mesa para três pessoas sentarem sendo que o quarto convidado não chegou ainda.
  3. Seja atento, mas não intrusivo. Constantemente cheque o salão e se os clientes precisam de atenção - mesmo que não estejam na sua área -, ajude-os ou diga que irá chamar o atendente deles imediatamente.
  4. Seu trabalho é ajudar. Nunca diga “não sei” para uma pergunta do cliente sem imediatamente completar com “mas irei descobrir”.
  5. Seja paciente e escolha seus momentos. Nunca interrompa uma conversa, espere uma pausa para listar os especiais - e sempre inclua os preços. Não retire nenhum prato até que todos tenham terminado a refeição.
  6. Informe os clientes se o restaurante estiver com algo faltando antes que eles leiam o cardápio e peçam exatamente aquele prato que está em falta.
  7. Sempre traga todos os aperitivos, entradas ou sobremesas ao mesmo tempo. Nunca deixe um cliente faminto esperando enquanto todos os outros apreciam a comida deles.
  8. Sirva um cliente pelo lado esquerdo dele, usando sua mão esquerda e limpe pelo lado direito, usando sua mão direita.
  9. Talheres cruzados em um X significa que a pessoa ainda não terminou a sua refeição. Se a faca e o garfo estiverem em paralelo, o cliente terminou e você pode então retirar os pratos (assumindo que todos tenham terminado também)
  10. Nunca toque em um cliente por qualquer razão - especialmente se você derramou algo neles.
  11. Se você pedir a um cliente como a refeição dele está e eles disseram que algo está errado, dê um jeito nisso!
  12. Nunca culpe um colega por algo que deu errado, seja a anfitriã, o cozinheiro ou o ajudante de garçom (ou mesmo que o erro tenha sido seu). Apenas dê um jeito de arrumar.
  13. Não chame atenção para o fato de que um cliente recém chegado pode estar jantando sozinho. Pergunte se ele tem uma reserva e, se não tiver, se ele gostaria de sentar no bar.
  14. Seja discreto. Não tenha conversas audíveis com colegas de trabalho próximo ao cliente, nem coma ou beba quando os clientes possam te ver. Não fofoque sobre clientes ou colegas dentro do alcance de escuta do cliente.
  15. Nunca toque na borda de qualquer copo. Isso significa manusear as taças de vinho pela haste (e talheres pelos cabos).
  16. Não deixe vinho, cerveja ou garrafas de bebidas tocar o copo em que está sendo servido. Poeira de garrafa e sujeira não favorece o sabor.
  17. Quando o cliente pedir a bebida, pergunte como ele prefere que seja servido: com gelo, com limão, ou em temperatura ambiente.
  18. Nunca se estique sobre a mesa para atender um cliente sentado mais longe, dê a volta e atenda-o corretamente.
  19. Evite esbarrar em cadeiras e mesas.
  20. Nunca limpe um prato cheio de comida sem perguntar o que estava errado, pois algo claramente estava errado.

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Concluindo…

regras de etiqueta

Além disso, existem muitas dicas de como atender clientes no restaurante das quais você pode se beneficiar como chefe. Como, por exemplo:

  • Manter a equipe motivada
  • Incentivar a gentileza entre funcionários
  • Organizar treinamentos
  • Padronizar o atendimento
  • Escutar o feedback do cliente

Parece bastante coisa para lembrar, mas são todas dicas tão simples que quando você ver já vai estar aplicando todas elas. Se você é o dono do restaurante, certifique-se de seguir a dica dos treinamentos e realize um pequeno treinamento com os seus atendentes para ensinar todos esses truques de etiqueta de mesa para eles. Você estará ajudando eles a serem mais profissionais e aumentando a qualidade de atendimento ao cliente do seu negócio. São apenas vantagens para todos os envolvidos!

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