Saiba como treinar sua equipe para fornecer o melhor atendimento

Uma das partes mais importantes em qualquer restaurante é oferecer um bom atendimento, mas para isso toda sua equipe deve estar em perfeita sintonia!

É comum acontecer casos de mau atendimento em restaurantes, principalmente quando há muito movimento e os atendentes não dão conta de todo o trabalho. Respostas insatisfatórias, rostos preocupados e demora no atendimento são todos sinais indicando ao cliente que algo está errado. Um bom atendimento pode ser o diferencial do seu restaurante.

Além disso, é sempre bom estar alerta ao que o cliente gosta. De maneira geral, o que se espera ao entrar em um estabelecimento como cliente é ter uma recepção rápida, eficiente e gentil - além de receber atenção em todos os momentos, desde a entrada no restaurante até a saída.

E qual a melhor maneira de oferecer sempre um bom atendimento?

Com uma equipe bem preparada. Tenha certeza de separar parte do seu orçamento para investir na qualidade de serviço prestada no atendimento ao cliente.

Afinal, clientes são o que trazem lucro e o que garante a fidelidade de um cliente é o bom serviço. Então para obter um melhor e mais eficiente atendimento dentro do seu restaurante, invista no treinamento da sua equipe!

Contratação

dono de restaurante

No Cinema, costuma-se dizer que 90% do trabalho em dirigir um filme está na contratação dos atores.

De certa forma, isso também se aplica a restaurantes.

Antes de mais nada, você precisa começar contratando as pessoas mais qualificadas para os seus objetivos. Avalie currículos, mas não esqueça de levar em conta a personalidade de cada pessoa em análise também.

Se você acabou de começar no ramo de restaurantes, procure conhecer e conversar com outros empreendedores para entender melhor a etapa de contratação da sua equipe.

Padronização

Obviamente o objetivo da padronização não é transformar seus funcionários em robôs, mas é interessante criar uma certa rotina de como receber clientes, como apresentar o restaurante e cardápio (caso sejam clientes novos) e como se portar dentro do salão.

Assim como chefs e cozinheiros precisam de uma vestimenta adequada e de um comportamento padronizado de higiene para preparo dos alimentos, é igualmente importante que sua equipe de atendentes também tenha o cuidado com a higiene para manipulação dos alimentos e habilidades com a bandeja - ou que pelo menos esteja apto a desenvolver esta e outras habilidades necessárias, tal como manter a postura.

Mais que isso, é preciso criar um processo de rotina para lidar com possíveis problemas. Normalmente, o gerente é quem resolve situações difíceis, mas é importante treinar toda a equipe para saber o que fazer - para emergências quanto e caso o gerente não esteja disponível.

Treinamentos de Rotina

arrumando a mesa

Os treinamentos de rotina incluem coisas básicas que todos que trabalham em um restaurante precisam saber, incluindo questões de segurança, limpeza e técnicas de venda, além de como lidar com os clientes. Certifique-se de fazer um planejamento de treinamentos com frequência e que seja essencial à todos em sua equipe.

Além disso, incentive e tente proporcionar oportunidades para que seus funcionários desenvolvam a habilidade de falar outras línguas, ou em alguns cursos profissionalizantes de baristas, bartenders, etc.

Postura Profissional

Ainda que você acabe contratando uma pessoa com pouca ou nenhuma experiência, todos têm potencial para formar um grande profissional. Basta dar o treinamento correto. Quando fala-se de manter uma postura profissional, espera-se que o atendente seja discreto, respeitoso (com clientes e colegas de equipe), honesto, paciente, pontual, comunicável e amigável (tenho capacidade para trabalhar em equipe).

Tipos de Clientes

pessoas no restaurante

Apesar de ser necessário estabelecer um padrão de atendimento, é importante também ressaltar que existem diferentes tipos de clientes e que eles irão reagir de maneiras diferentes ao mesmo padrão utilizado pelo atendente.

Os tipos mais comuns são:

Tendo consciência para identificar esses tipos e com um bom treinamento, a sua equipe estará apta a deixar os clientes confortáveis e responder a todas as demandas com profissionalismo.

Resolução de Problemas

Para resolver problemas, o mais comum em restaurantes é que o cliente peça para chamar o gerente. Porém, um treinamento para toda a equipe aprender a lidar com problemas é essencial, ainda mais se esse problema for relacionado à satisfação do cliente em relação ao estabelecimento e atendimento.

Parte do que faz um bom profissional dentro da equipe é não passar os problemas para outra pessoa e resolvê-lo calma e objetivamente.

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