Aumente em até 40% o ticket médio do seu restaurante!

Conheça o oimenu

Como funciona um sistema de reserva de mesa? Saiba as vantagens!

Descubra como o sistema de reserva de mesa pode auxiliar o seu restaurante a reduzir a desistência ocasionada pela fila de espera e como implementar.

Compartilhe

Como funciona sistema reserva mesa

O sistema de reserva de mesa funciona de maneira rápida e prática, basta que o cliente informe ao garçom ou o recepcionista do local o seu nome e número do celular. Em seguida, a cada nova atualização referente à reserva, o consumidor receberá em seu celular um SMS atualizando o status da fila.

Assim, o cliente consegue acompanhar a ordem e a previsão de espera para conseguir sua mesa sem a necessidade de ficar esperando na recepção do restaurante, evitando preocupações com o horário.

Esse recurso funciona por meio de aplicativos instalados em qualquer dispositivo, seja computador, tablet ou smartphone e seu uso é fácil, possibilitando que qualquer funcionário faça a reserva sem dificuldades.

As mensagens chegam automaticamente no celular de quem fez a reserva e por isso não é necessário designar um garçom ou recepcionista para entrar em contato com o consumidor.

Incrível, não é mesmo? Conheça abaixo um pouco mais sobre essa tecnologia para restaurante e qual a importância e a vantagem de implantá-la no seu estabelecimento.

Como funciona um sistema de gerenciamento de filas

O sistema é instalado em um tablet, smartphone ou no computador e pode ser gerenciado por qualquer funcionário, basta que ele anote corretamente o nome e o número do celular do cliente que deseja realizar a reserva. Pronto! O resto do atendimento é realizado automaticamente pelo aplicativo, otimizando o serviço.

É possível oferecer ainda a opção de deixar o próprio freguês realizar a própria reserva, disponibilizando o dispositivo logo na recepção, assim o atendimento fica ainda mais automatizado.

Nesse último caso, o tablet permite que o próprio cliente visualize as mesas que estão disponíveis e escolha a da sua preferência. Essa opção também é disponibilizada no sistema, que permite o cadastro individual de cada mesa disponível no salão.

Depois de realizar a reserva, é preciso esperar o SMS, que pode conter as seguintes informações:

  1. Status da fila: informando ao cliente quanto tempo falta para que ele possa ter a sua mesa.
  2. Aviso: informa que a vez do consumidor chegou e que a mesa está pronta.

Alguns sistemas ainda enviam uma terceira possibilidade de SMS com o objetivo de alertar o cliente quando ele estiver atrasado para garantir a reserva.

Lembrando que alguns estabelecimentos possuem flexibilidade de 10 minutos de atraso e outros não possuem qualquer margem.

É importante avisar sobre as regras do estabelecimento no momento em que a pessoa for efetuar a reserva, para evitar possíveis reclamações.

Importância do gerenciamento de fila no restaurante

Uma das maiores vantagens dessa tecnologia em restaurantes é justamente controlar o fluxo de pessoas, com o intuito de reduzir a desistência ocasionada pela espera e também a aglomeração na área de entrada do restaurante.

Além disso, o gerenciamento de filas auxilia na rapidez e na precisão do atendimento, evitando erros em relação ao horário de reserva, oferecendo uma melhor experiência ao consumidor.

Os funcionários também são beneficiados com o gerenciamento da fila, pois o clima tenso ocasionado pelas reclamações devido ao atraso no atendimento são reduzidos a quase zero, criando um ambiente de trabalho mais tranquilo, refletindo na qualidade do serviço.

Por fim, é importante ressaltar a importância de dar liberdade ao cliente, que pode resolver esperar em qualquer lugar, sem se preocupar em ser chamado e não ouvir o atendente, por exemplo.

A liberdade em receber um SMS de onde estiver aumenta a confiança e a tranquilidade do consumidor, que pode resolver esperar em casa ou passeando aos arredores do estabelecimento.

Versão gratuita x versão paga: qual a melhor opção?

Ambas podem ser encontradas facilmente no mercado, porém, além da forma de aquisição, elas possuem outras diferenças. A versão paga mensalmente possui mais benefícios em relação à versão gratuita. Confira, observando a tabela abaixo.

Versão gratuita Versão paga
Sem custo mensal Vagas ilimitadas de reserva
Sem contrato Envio de SMS automaticamente
Vagas limitadas de reserva Cadastro das mesas para que o cliente escolha a melhor opção para sentar
Funcionário faz o cadastro do cliente Funcionário ou o próprio cliente podem fazer a reserva

A maioria dessas versões pagas disponibiliza um período gratuito para que o restaurante se familiarize com o sistema.

Para restaurantes pequenos, a princípio, a versão gratuita pode parecer mais atrativa, porém, conforme a demanda vai aumentando, a versão paga passa a ser muito mais vantajosa.

Além das diferenças citadas acima, tem uma em especial que vale a pena mencionar separadamente, que é a função de enviar promoções e mensagens aos seus clientes, informando pequenas novidades do restaurante, como combos promocionais, pratos do dia, pedidos especiais e até eventos que estejam acontecendo. Esse fator auxilia no aumento de reservas e pedidos.

Vale a pena investir em um sistema pago de reserva de mesas, não é mesmo? Mas se você ainda não está convencido ou quer conhecer outras vantagens, continue a leitura!

4 vantagens do uso do sistema de reserva de mesa

Quer mais do que a praticidade de realizar a reserva e a liberdade em poder esperar a sua vez em qualquer lugar? Conheça outras quatro vantagens incríveis desse recurso.

1.  Dados operacionais e CRM

Ao preencher os dados para reservar a mesa, o restaurante acaba criando uma lista com possíveis contatos, que podem ser beneficiados com o alerta de promoções, cupons de desconto e outras informações.

Ainda é possível controlar a entrada e saída de clientes, registrando o fluxo de pessoas através dos dados operacionais.

2.  Redução da taxa de desistência

O cliente está ciente do seu local na fila e por isso fica mais tranquilo com a espera e consegue se programar melhor para chegar ao estabelecimento, sem pressa e sem dúvidas, conseguindo aproveitar confortavelmente o tempo de espera.

3.  Boa organização

Com essa ferramenta, é possível organizar toda a lista de espera e reservas em um único local, reduzindo erros por não estar com o livro de reservas em mãos, por exemplo, já que alguns sistemas podem ser instalados em mais de um dispositivo por vez, além de ter suas informações sincronizadas em todos os aparelhos.

4.  Facilidade no uso

O recurso é prático e permite que tanto os clientes quanto os funcionários consigam realizar a reserva sem burocracias ou dificuldades.

As mensagens de texto são enviadas automaticamente, não necessitando de nenhuma ação para isso, logo, é preciso apenas preencher o nome, número de telefone e, em alguns sistemas, escolher a mesa e o horário desejado. Pronto! A reserva foi efetuada com sucesso!

Depois de conhecer um pouco sobre as vantagens do sistema de reserva, saiba que essa não precisa ser a única solução para tentar controlar e organizar as filas no seu estabelecimento. Existem ainda outras duas opções que podem auxiliar nesse processo.

Veja só!

Opções para controle de filas

Além dos sistema de reservas que facilita o processo e organiza as filas de maneira tecnológica e simples, existem ainda outras maneiras de controlar a ordem de chegada dos clientes, como o RFID e a comanda com senha.

1.  RFID

Se você não sabe o que isso significa, não se preocupe, a explicação é bem simples. RFID são aqueles quadradinhos que brilham e vibram quando o seu pedido está pronto em um fast-food, por exemplo, já deu para entender quais são, não é?

Alguns aparelhos podem ser embutidos em comandas e o cliente permanece com ele o tempo inteiro enquanto estiver no estabelecimento, registrando seus pedidos na comanda, facilitando inclusive na hora do pagamento.

Pois saiba que eles também podem ser usados para gerenciar a fila. A cada novo cliente, um aparelho é entregue a ele, com o número específico. A cada mesa vazia, uma senha nova é chamada, vibrando o dispositivo entregue ao cliente, avisando que sua vez chegou.

2.  Comanda com senha

Totalmente manual, essa opção trabalha com senhas de papel, o que pode complicar um pouco para restaurantes maiores e que possuem mesas de vários tamanhos.

O intuito é usar esse método apenas quando o número de clientes no restaurante ultrapassa o número de mesas disponíveis, ou seja, por ser rudimentar, esse método não permite reservas. Em vez disso, ele funciona apenas como um gerenciador de filas.

As reservas aqui, precisam ser feitas por telefone e, na maioria das vezes, alguns restaurantes determinam um horário específico para que as reservas possam ser feitas.

Apesar de essas opções auxiliarem no gerenciamento de filas, é fácil perceber que elas podem causar dores de cabeça ao estabelecimento, uma vez que os aparelhos de RFID podem ser perdidos, quebrados e requerem manutenção.

Outro fator negativo é com o controle por senhas que, por ser algo manual e de papel, pode rasgar, ser extraviado ou causar confusões entre os clientes e os atendentes do restaurante.

Além disso, as duas opções acima necessitam de um espaço extra no hall de entrada, para que os clientes fiquem à vontade esperando a sua vez, o que não é necessário quando o restaurante utiliza o sistema online de reserva e espera.

Gostou dessas funcionalidades? A boa notícia é que a oimenu, expert em soluções para restaurantes, também oferece esse recurso! Agora, você pode ter um sistema completo e moderno no seu restaurante. Vale a pena conferir esse super combo, viu?

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o oimenu

Saber mais