Tipos de montagem de mesa em um restaurante

Você sabe qual a melhor maneira de dispor as mesas no seu restaurante? Confira os tipos de montagem de mesa e descubra o ideal para o seu negócio!

Quando você tem um negócio no ramo de restaurantes, tem muitas coisas as quais você precisa estar atento. São vários detalhes que farão a diferença na hora de conquistar o cliente, não se trata apenas da comida que você serve ou do atendimento que você fornece. Outros detalhes também entram na hora de impressionar o cliente, como, por exemplo: a iluminação do ambiente, a decoração do local e ainda a montagem de mesa feita no estabelecimento.

Tudo que você planeja e aplica dentro do restaurante precisa ser em vista do conforto e bem estar dos clientes. Apesar disso, é claro que você não vai querer complicar a vida dos seus colaboradores, então lembre-se de levar eles em consideração também. Dito isto, você pode ficar bastante tranquilo porque dificilmente a equipe irá reclamar de ter que arrumar a mesa de uma maneira diferente, não é mesmo?

Voltando à prioridade - o cliente -, considere primeiramente o tipo de restaurante que você tem. Se a sua proposta é a de um local mais sofisticado, é melhor que seja dada preferência por um tipo de montagem de mesa de jantar mais formal. Contudo, se você tem uma pizzaria ou um restaurante buffet, as propostas já serão bastante diferentes.

Pensando em todas essas questões e detalhes, preparamos este pequeno guia para você entender melhor como fazer a arrumação de mesas no seu restaurante. Continue lendo para entender melhor o que você precisa fazer!

Servindo o café da manhã

montagem mesa café da manhã

A mesa do café da manhã não precisa de tanta coisa assim, ela terá um design bem mais simples do que a mesa de jantar, por exemplo. Porém, ainda é importante dar atenção e dispor para o cliente todo o necessário para um café da manhã completo - afinal, é melhor sobrar algo do que faltar, você não concorda?

De maneira geral, pratos individuais devem estar no centro da mesa com garfos e guardanapos à esquerda com o restante dos talheres ficando à direita. Enquanto isso, xícaras, copos para suco e tigelas devem ficar em uma mesa separada e específica para eles.

Restaurante buffet

Um restaurante buffer pode servir tanto o almoço quanto a janta, mas seja qual for o serviço que você atualmente oferece no seu restaurante (ou mesmo se você fornece ambas refeições), isso não irá alterar a disposição dos utensílios no local.

A primeira coisa a ser posta na mesa para o cliente ter acesso são as bandejas (se você utiliza delas no restaurante) e os pratos. Quantos aos talheres, há duas possibilidades:

  • Colocá-los logo em seguida ao lado dos pratos
  • Deixá-los para o final da mesa de buffet, onde o cliente irá em seguida se dirigir à mesa (assim você evita que o cliente fique carregando muita coisa enquanto se serve)

Algo que irá facilitar qualquer das opções que você escolher é já deixar os talheres preparados e enrolados em guardanapos. Claro que, se houver a utilização de bandejas, carregar todos os itens necessários não será um incômodo para o cliente. Porém, tudo que facilitar a vida deles é importante de considerar! Outra dica para oferecer os guardanapos é colocá-los entre cada prato logo no início do buffet.

Copos, xícaras e pratos de sobremesa devem ficar em um local separado. Isso ajudará a evitar filas muito grandes e clientes impacientes.

montagem de mesas em restaurantes

Pizzarias

O estilo mais tradicional encontrado no Brasil para montar uma mesa em pizzarias é com um prato por cadeira, talheres ao lado do prato enrolados no guardanapo e um copo. Ainda assim, a maneira mais “correta”, digamos assim, é com um prato por pessoa, guardanapos embaixo de cada prato, o garfo colocado à esquerda, faca e colher posicionados à direita e o copo no canto superior direito do prato.

Algumas pizzarias já deixam os utensílios à mesa antes mesmo de os clientes chegarem, outras preparam a mesa após o cliente fazer o pedido. Qual o melhor jeito? Apenas você poderá definir de acordo com o seu restaurante e a sua clientela!

Simplicidade

Também conhecido como o estilo casual de montagem de mesa para restaurantes, não há muitas regras para esse estilo. Cada restaurante pode seguir da maneira que achar mais conveniente e não estará errado. Ainda assim, é importante definir um padrão que todos os garçons usem, afinal, você não quer tornar o local uma bagunça!

Certifique-se de criar um modelo que seja do seu agrado e que os clientes consigam utilizar facilmente e sem que eles precisem chamar o garçom para pedir algo que faltou (ou pior ainda: que não encontrou - apesar de essa situação ser bastante rara).

De acordo com o tipo de refeições que o restaurante serve, você pode inclusive ter padrões estabelecidos por prato servido. Se você oferece uma sopa, por exemplo, o garfo e a faca são dispensáveis, então na mesa será posta apenas a colher. Bem mais fácil assim, né? Para melhor servir o cliente com esse estilo casual, pense sempre nas opções que estão sendo oferecidas no seu cardápio!

Proposta sofisticada

montagem mesa sofisticada jantar

Por último temos então a proposta sofisticada de fazer a arrumação de mesa do seu restaurante. Também conhecida por ser a maneira formal de fazer a montagem de mesa, esta tem várias regras que você precisa seguir a risca. Apesar disso, algumas coisas irão mudar de acordo com a ocasião do momento. Obviamente, a mesa formal ainda leva os utensílios mais comuns, sendo eles:

  • Pratos
  • Talheres
  • Copos ou taças

Mas você também precisa estar atento e oferecer aquele “quê” de sofisticação para acompanhar a proposta do restaurante. E, para isso, utilize:

  • Enfeites de mesa (vasos de flores são os mais comumente utilizados)
  • Jogo americano
  • Guardanapos de pano

Todos esses irão tornar o seu restaurante mais profissional e dar aquela ambientação elegante que você está tentando alcançar. Para realizar a montagem de mesa, o enfeite de mesa já pode ficar colocado nas mesas desde o começo da noite, porém ao cliente chegar (ou após fazer o pedido), apenas então a mesa será posta.

Primeiro o garçom coloca o jogo americano de acordo com o número de pessoas na mesa, em seguida são colocados os pratos, guardanapos (dobrados em formato triangular ao lado direito do prato) e talheres (garfo à esquerda, faca e colher à direita em cima do guardanapo). Além disso, o copo ou taça fica no canto superior direito do prato.

São bastante opções, não é mesmo? Apesar de todas terem algumas características semelhantes, elas acabam sendo bem diferentes na prática. Quando você escolher a maneira que considerar melhor para o seu restaurante e aplicar, você vai entender a diferença que uma boa montagem de mesa faz! Os pequenos detalhes devem sempre ser prestigiados!

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário