10 tipos de bares para investir em 2023

Reunir os amigos ou a família em um bar é praticamente uma tradição dos brasileiros que procuram cada vez mais tipos e estilos diferentes de estabelecimentos. Confira como abrir um negócio neste ramo e em qual modelo investir.

Compartilhe

Tipos de bar

Existem diferentes tipos de bares: pub, taberna, café, piano, american, ao ar livre, snack e muitas outras opções. Cada um abrange um determinado público e necessita de equipamentos e móveis propícios para o seu funcionamento.

Por isso, ao decidir investir nesse segmento, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, entender a localização e compreender o que determinado público-alvo procura em um bar.

Caso o estilo escolhido seja o pub ou o lounge, saiba que os clientes desse segmento geralmente procuram por música, seja ao vivo ou não, além de petiscos, drinks e cervejas.

Por outro lado, os clientes que procuram um bar no estilo café desejam encontrar boas opções de lanches, variedade em bebidas cafeinadas, entre outras opções, como milk-shakes e sucos naturais.

10 estilos de bar para investir

A música oferecida, as cores dispostas na parede ou a maneira como a mobília é distribuída pelo salão podem dar um estilo ao seu bar, dando um ar mais moderno, vintage, industrial ou romântico, por exemplo.

Além do estilo, é necessário que o local possua boa higienização, ofereça um espaço aconchegante e que seja possível o trânsito fluido de clientes e garçons.

Um bar de esportes, por exemplo, não combina com música clássica ou com um cardápio mais sofisticado, certo? Sendo assim, confira abaixo algumas tendências de bares que valem a pena o investimento em 2023 e saiba o que eles podem oferecer ao público.

1.  Piano Bar

Piano bar

O Piano bar ou bar de jazz é um estilo de bar sofisticado, que conta com música ao vivo, geralmente de gênero clássico, tocada no piano ou teclado por bandas de blues, jazz, MPB e Bossa Nova.

Nesse ambiente, o público procura por uma boa música, acompanhada de drinks mais leves e petiscos mais sofisticados, assim como necessitam de um lugar aconchegante e confortável para apreciar e passar mais tempo em confraternização com os amigos.

2.  Pub

Hoje, no Brasil, caracterizam-se como pubs os bares que oferecem música ao vivo, bebidas, petiscos e até pratos mais completos.

A maior diferença está no ambiente, composto por mesas mais altas e pouco espaço, os pubs podem ser confundidos facilmente com uma balada mais reservada.

3.  Promenade bar

Promenade bar

A ideia surgiu na Europa e por isso é fácil encontrar chás e petiscos mais parecidos com o nosso lanche da tarde em bares desse estilo.

Além do chá, pode-se encontrar no cardápio do bar:

  • café;
  • achocolatados de diversas composições;
  • lanches;
  • petiscos leves e saudáveis.

O ambiente deve conter cadeiras e mesas mais amplas e aconchegantes e trazer um estilo mais aberto, ou seja, investir em ambientes a céu aberto pode ser uma boa ideia nesse caso.

4.  Café

Bar especializado em café? Isso mesmo. O objetivo aqui é desconfigurar o mito de que cafeterias só ficam abertas à tarde e com opções básicas de bolos e mistos quentes.

O bar estilo café deve conter um excelente barista - profissional especializado em cafés. A ideia é apresentar outras versões dessa bebida especial, trazendo receitas incríveis como o Irish coffee - café com uísque irlandês. Uma delicia!

5.  American bar

Mobília mais escura, banquetas ao redor do bar, bebidas à mostra em prateleiras, espaço aconchegante, cervejas, chopes e petiscos fritos como batata frita são exemplos que descrevem perfeitamente o que você vai encontrar em um bar no estilo americano.

O bar é tradicional, sem qualquer gourmetização. Aqui, o gestor pode optar por servir hambúrgueres e frituras. O ambiente é geralmente composto por imagens de carros, bebidas e bandas americanas.

6.  Bar ao ar livre

Bar ao ar livre

Se existissem sinônimos entre os estilos de bares, este sem dúvida seria sinônimo do bar estilo promenade - explicado logo acima.

Cardápio saudável, lanches mais leves e bebidas variadas são os itens que compõem o menu desse estilo.

A decoração fica perfeita em tons mais claros, com plantas, paredes vivas, cadeiras e mesas confortáveis. Lembre-se de que o ambiente é ao ar livre, sendo assim, aposte em um linda vista e conquiste ainda mais o seu público. Que tal um rooftop?

7.  Snack bar

Este estilo é ótimo para lugares de trânsito rápido, ou seja, aeroportos, rodoviárias, esquinas movimentadas e recepção de hotel.

O objetivo aqui é entender que o cliente busca por um atendimento rápido, eficiente e que necessita de algo com consumo prático.

Por isso, as mesas e cadeiras precisam ser leves e pequenas, facilitando o trânsito rápido, afinal, a intenção é não ficar por muito tempo no mesmo local.

8.  Taberna

Investir taberna

Antigamente, este modelo de bar era direcionado à recepção de famílias, oferecendo serviços de quarto, refeições completas e estrebaria para os cavalos.

Já atualmente, o conceito faz desse espaço um lugar mais rústico, com decoração de madeira e a venda de bebidas em grande quantidade. É comum que você encontre antigos armazéns conhecidos por tabernas em cidades do interior do Brasil.

9.  Cervejaria

O nome é bem específico, não é? Neste segmento, a venda é direcionada a cervejas e petiscos que, somados ao ambiente, devem corresponder com as expectativas de quem procura por uma carta de degustação de cervejas, comida versátil e descontração. Aposte no happy hour com descontos para conquistar a clientela!

10.  Lounge

Lounge bar

Nossa última opção é sobre um bar no estilo balada com espaço para dançar, bebidas à mostra e a possibilidade de consumir em grande quantidade. Nesse tipo de ambiente, é comum que seja possível sentar somente ao redor do balcão de bebidas.

Na maioria das vezes, o local conta com pouca iluminação e música alta, podendo oferecer ou não um serviço de petiscos e lanches.

E então, já pensou qual estilo de bar mais agrada você? Pense bem e estruture todas as vantagens e desvantagens no seu plano de negócios, afinal, um gestor bem preparado para iniciar sua empresa tem muito mais chances de alcançar o sucesso.

O que deve conter em um bar?

Equipamentos para bar

Os móveis e os equipamentos para montar um bar devem ser escolhidos de acordo com o estilo de negócio que você deseja abrir, contudo, algumas aquisições são comuns logo no início, como mesas, cadeiras, prateleiras para bebidas, armários e uma cozinha profissional.

Além disso, existem outros materiais diários que são fundamentais para o bom funcionamento, como talheres, copos, pratos, bandejas, toalhas, panelas e assadeiras.

Não podemos esquecer dos equipamentos próprios para bares:

  • liquidificador e mixer;
  • coqueteleira;
  • freezer;
  • refrigerador para as bebidas;
  • varinhas para drinks;
  • copos de tamanhos variados;
  • especiarias para bebidas;
  • peneiras, facas e afins.

Certifique-se de observar quais instrumentos são necessários para preparar as bebidas que vão compor o menu do seu bar, afinal, elas são o carro-chefe desse tipo de negócio e você não pode deixar esses insumos faltarem.

Tecnologia para vendas

Em seguida, é preciso dar início às escolhas tecnológicas, computadores para execução do financeiro, calculadoras, máquinas registradoras, máquinas de cartão de crédito/débito e, claro, invista em um cardápio digital para surpreender e agradar a sua clientela com imagens e descrições perfeitas dos seus drinks, além de apresentar um diferencial.

Escolha um tipo de cardápio moderno

Já adiantamos para você que um bar ou pub costuma ter um fluxo grande de pessoas frequentando o local e ninguém merece passar a noite levantando o braço o tempo inteiro para chamar o garçom, não é mesmo? É por esse e vários outros motivos que o cardápio digital é uma opção perfeita para esse tipo de negócio.

Esse modelo de cardápio pode ser oferecido de duas maneiras distintas, a primeira é através de um tablet disponível na mesa, facilitando e automatizando os pedidos.

A segunda maneira é disponibilizando um QR code, que pode ficar na mesa ou em outros locais de fácil acesso. Dessa maneira, basta que o consumidor abra a câmera do seu smartphone e direcione para o código que automaticamente abrirá o cardápio.

Em ambas opções, o cliente possui total liberdade de encaminhar pedidos para a cozinha a qualquer hora, sem dificuldades ou a necessidade de contatar um garçom. Também será possível finalizar a conta e efetuar o pagamento no caso do cardápio em QR code.

Oferecer esses recursos práticos do menu digital pode não ser uma regra ou algo fundamental para o funcionamento, mas vai garantir que o estabelecimento ganhe um destaque maior perante a concorrência e possa aumentar as vendas do bar.

O motivo para esse aumento é bem simples: sem a necessidade de chamar e esperar o garçom a cada novo pedido, o cliente aumenta o seu consumo, pois a praticidade e o imediatismo para realizar o pedido faz com que o consumidor peça com mais frequência.

Como montar um bar que dá lucro?

Para montar um bar ou qualquer outro estabelecimento, é preciso ter em mãos um plano de negócio. Nele, deve constar informações sobre a área, os possíveis clientes, objetivos, missão, visão e valores, estilo, entre outros dados que possam servir como base para o seu funcionamento.

Ainda é preciso escolher o local, pesquisar sobre a vizinhança, valores referentes a aluguel e possíveis aumentos.

Em seguida, pense na decoração do ambiente, adquirindo os equipamentos necessários, mobílias e aparelhos tecnológicos.

Lembre-se de pesquisar os preços antes de finalizar a compra, essa atitude ajuda a economizar, fator principal para quem quer abrir um bar de sucesso e que dê lucro.

Por fim, monte um cardápio voltado para o seu estilo, capriche nas imagens, na apresentação e na precificação, pois é dela que vêm os lucros. Caso sinta necessidade, contrate um profissional do ramo de food service que possa auxiliar com a precificação e o financeiro.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais