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7 dicas para um serviço à la carte de excelência

Um restaurante à la carte precisa estar preparado para a demanda mais exigente. Por isso um bom planejamento para este serviço é fundamental.

Serviço à la carte

Restaurantes que oferecem serviços à la carte dão poder ao cliente para que ele possa escolher o próprio prato, sabendo a composição e o valor de cada um, por isso este segmento é um dos favoritos da clientela.

Afinal, a liberdade de escolha aumenta as chances de uma boa experiência, mas poder escolher o que quiser do cardápio não é garantia da qualidade do serviço.

Por esse motivo, é fundamental saber como funcionam os restaurantes desse ramo, proporcionando um atendimento de excelência e como se destacar da concorrência.

O que é serviço à la carte?

É a modalidade de restaurante que vende "o que está no cardápio", tradução do termo francês "à la carte". Ou seja, o cliente tem o poder de escolher o que estiver à venda no cardápio e a comida vai ser preparada na hora para ele.

Esse tipo de serviço deve facilitar o trabalho da gestão do restaurante, dos chefs de cozinha e seus assistentes, pois conseguirão entregar os pratos montados de acordo com os pedidos, garantindo mais agilidade e qualidade.

Algumas das seções mais comuns dos cardápios à la carte costumam ser as seguintes:

  • entradas ou aperitivos;
  • prato principal;
  • acompanhamentos ou guarnições;
  • sobremesas;
  • drinks com e sem álcool; e
  • bebidas em geral (sucos, refrigerantes, águas com e sem gás).

Entretanto, todo tipo de culinária pode escolher esse serviço, de casas de lanche à hamburguerias gourmet. Se o cliente escolhe o que vai comer pelo cardápio e recebe na mesa, pode-se dizer que é à la carte.

Como funciona o serviço à la carte?

Como citado no início deste artigo, a moda à la carte oferece a opção de escolha ao cliente e por isso, quanto maior for a variedade do cardápio, maior será o trabalho interno da cozinha.

Por esse motivo, é fundamental que a sua equipe interna seja organizada, ágil e eficiente, para que os pratos não cheguem atrasados, frios ou sem sabor na mesa, além de manter a despensa do restaurante sempre completa, armazenando os alimentos de maneira correta e funcional.

É importante ressaltar a necessidade da organização em relação aos alimentos e a lista de compras, afinal, é comum que nesse modelo de atendimento alguns pratos tenham mais saída que outros, esgotando alguns ingredientes.

Com um bom planejamento e sistema de estocagem de alimentos, esse tipo de problema pode ser facilmente resolvido.

7 dicas para arrasar no serviço à la carte

Dicas serviço à la carte

Além dessa dica sobre controle de estoque, confira também outras sete muito importantes para este tipo de atendimento.

1.  Atendimento

O atendimento é um dos aspectos mais importantes nessa modalidade de serviço e, por isso, precisa de alguns cuidados.

Para que seja efetuado com qualidade, proporcione treinamentos especializados aos seus funcionários. Aos garçons, proporcione treinamentos voltado ao atendimento e ao modo correto de servir os clientes.

Caso você não possua alguém especializado em vinhos, atribua esse treinamento a pelo menos um dos garçons, pois é importante contar com alguém que entenda e saiba informar o cliente de maneira correta.

2.  Cardápio

A característica principal do seu estabelecimento deve ser o cardápio, principalmente em restaurantes à la carte.

É fundamental que o menu seja repleto de pratos diferenciados e que as informações estejam completas, sendo essencial apresentar o nome dos pratos, os ingredientes que os compõem e o valor.

Mantenha-o sempre atualizado, com pratos que estejam disponíveis e que possam ser consumidos. O cliente escolhe aquilo que realmente deseja consumir e se ele desistir de um prato por falta de ingredientes ou por desatualização do cardápio ocorrerá uma frustração.

Fique atento ao seu cardápio, mantendo-o atualizado. Se algum prato sair da lista de menu, seja por falta de ingredientes ou outro motivo, retire-o imediatamente.

3.  Empratamento

Você já sabe que os pedidos são entregues diretamente na mesa, certo? Mas já pensou em como entregar os pratos à la carte?

A maneira como são servidos diz muito sobre o perfil do seu estabelecimento, principalmente quando as imagens dos pratos estão disponíveis no menu.

Em situações como esta, é essencial que o prato seja igual a imagem disponibilizada ao cliente, para que não haja “decepções” com o pedido.

Opte sempre por empratamentos fáceis que possam ser realizados em pouquíssimos segundos, facilitando o trabalho da cozinha e preservando a temperatura do alimento.

Um empratamento bem feito gera propaganda positiva ao seu restaurante, pois atualmente todo mundo adora bater fotos de um belo prato para postar nas redes sociais, não é mesmo?

Imagine o quanto ações como estas promovem o seu restaurante: é um marketing totalmente gratuito para o seu estabelecimento.

4.  Ambiente

O ambiente certo faz toda a diferença, pois um lugar inadequado pode acabar prejudicando seus clientes e funcionários, causando desconforto e má-reputação ao estabelecimento.

É preciso pensar no salão por dois pontos de vista distintos: primeiro é fundamental preparar um ambiente com espaço suficiente para a movimentação dos garçons, que precisam servir os clientes, levando bandejas e pedidos.

Um ambiente adequado e que auxilie os funcionários precisa de mesas bem distribuídas, abrindo espaços suficientes para que os pratos sejam servidos com precisão e cuidado.

O segundo ponto de vista que precisa ser analisado, é o do cliente, afinal de contas o espaço também é importante para o cliente, garantindo privacidade e conforto durante a estadia.

5.  Entender o público-alvo

O cliente que frequenta um restaurante à la carte ou self service sabe a diferença entre ambos e procura o modelo à la carte quando deseja que seu prato seja entregue na mesa.

Por isso, a qualidade do ambiente deve ser voltado ao cliente que deseja adquirir o seu pedido e ficar mais tempo com os amigos ou familiares no estabelecimento, com todo o conforto necessário.

Por outro lado, aquele que procura um restaurante self service, está desejando uma comida mais rápida, que ele mesmo possa se servir, se dirigir até a mesa, comer e sair com maior rapidez do restaurante.

Para entender qual o seu público-alvo, é preciso saber o que ele procura. Quando você consegue compreender as necessidades dos seus clientes, o seu restaurante ganha mais visibilidade e consequentemente, mais consumidores.

6.  Drinks

Para o cardápio de drinks, lembre-se de que nem todas as pessoas gostam ou bebem álcool, por isso inovar em drinks sem a composição alcoólica pode ser um grande diferencial.

Assim como para os pratos, a diversidade é fundamental. Cuidado apenas para não diversificar demais e acabar prejudicando, pois o seu restaurante deve ter um número de funcionários suficientes para suprir a demanda dos pedidos.

7.  Novidade e inovação

Por último, tenha em mente que as novidades atraem clientes, mas saiba a importância de trazer algo novo e que acrescente qualidade ao seu estabelecimento.

Fazer investimentos é sempre necessário, mas eles precisam ser analisados para que tragam bons resultados ao seu negócio.

Investir em um cardápio digital pode ser uma inovação que proporciona muitos pontos positivos ao estabelecimento, pois a praticidade dos tablets na mesa proporcionam ao cliente uma experiência completa.

Através dessa tecnologia, você garante com que o atendimento seja ágil e o cliente saiba exatamente o que vai pedir, pois ele consegue visualizar o seu pedido antes de confirmá-lo e pedir algo sempre que quiser, sem a necessidade de chamar o garçom com frequência.

Para o restaurante, outra vantagem para a modalidade de serviço é que o uso dos tablets facilita o acerto nos pedidos, que são enviados diretamente para a cozinha, sem a possibilidade de erros de escrita ou notas confusas e fora de ordem.

Afinal, a gente quer entregar um serviço de excelência, não é mesmo?

A comanda digital também é integrada ao tablet, o que significa que todos os pedidos realizados pelo clientes, ficam salvos no seu cartão único, simplificando, assim, o pagamento da conta.

Sem dúvida alguma, vantagens não faltam para o cardápio digital, ele será seu aliado na entrega de um serviço de excelência e inovador!

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