Como planejar objetivos e metas para meu restaurante

As metas e os objetivos fazem parte da construção de todos os tipos de negócios - e com restaurantes não seria diferente. É necessário fazer planejamento, por isso confira esse artigo.

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Planejar objetivo meta restaurante

Um restaurante precisa de um bom cardápio e um ambiente confortável, além de outros detalhes que marcam a diferença entre os concorrentes, a fim de ganhar destaque entre os consumidores.

Mesmo com todos esses quesitos já consolidados, saiba que estipular objetivos e metas para o seu restaurante é tão importante quanto esses outros aspectos que já mencionamos.

Assim como desenvolver a missão, visão e valores é essencial para que todos os funcionários saibam como funciona a conduta ética do restaurante e onde você, o dono de negócio, quer chegar.

Lembre-se que determinar as metas e os objetivos pode ser uma maneira eficaz de atrair novos clientes, conquistar espaço no mercado, ganhar reconhecimento e, claro, aumentar os lucros.

Objetivos e metas de um restaurante

No momento de pensar a longo prazo, é preciso entender alguns pontos básicos, como por exemplo: nenhuma ideia é imutável, ou seja, não é porque foram definidas de uma forma que não podem ser mudadas.

Sempre que achar necessário, faça mudanças nos planos traçados, pois é preciso que eles se encaixem nas necessidades econômicas e exigências do mercado atuais.

Pense nos seguintes casos:

  • troca de fornecedores;
  • alteração no público-alvo; e
  • ajustes nos preços.

Por que, então, insistir em objetivos que talvez não sejam alcançados, pois perderam o sentido?

Por isso, mude as metas sempre que necessário, afinal, trabalhar durante muito tempo e não alcançar nenhuma delas pode ser frustrante, tanto para a equipe quanto para você, gestor.

Uma dica de ouro é: procure sempre comemorar com a sua equipe cada vez der para “bater” uma delas, afinal, a motivação é a peça-chave de qualquer equipe engajada e feliz com seu ambiente de trabalho.

Para estipular as metas de venda, primeiro é preciso que você entenda o público-alvo do seu restaurante, para poder então, entender como traçá-las, de modo que sejam específicas e eficazes, para aumentar suas vendas.

Pense em um restaurante que costuma receber famílias. Neste estabelecimento, deve existir cardápio e ambiente adequados a esses clientes. O mesmo jeito de pensar vale para hamburguerias, pizzaria, restaurante japonês, cafeteria, etc.

Conhecer esses dados é essencial para que as metas de vendas para o restaurante sejam cumpridas e tragam o resultado esperado.

Planejamento de objetivos

Os objetivos de um restaurante devem ser traçados com cuidado e precisão. Assim, antes de prosseguir, é importante que você saiba que objetivos são desejos maiores, ou seja, uma conquista de grande porte.

De modo que a equipe, orientada pela gestão, consiga executar as etapas menores para alcançar o resultado, ou seja: essas etapas menores são as metas.

Por exemplo, caso o grande objetivo seja ampliar a carteira de clientes e aumentar lotação do restaurante por noite, o gestor deve pensar em maneiras de conseguir chegar no número desejado, seja através da mudança de um detalhe no atendimento ou mesmo no cardápio e promoções.

Em outras palavras, esse gestor deve traçar as metas para que elas funcionem como degraus, que levarão o restaurante para o patamar escolhido.

Entre elas, pode-se optar por, por exemplo:

  • fazer um menu degustação;
  • upselling para food service, ou seja, por um valor extra irrisório, o cliente compra uma maior quantidade do produto; ou
  • dar um drink para cada cliente que compartilhe nas redes sociais o restaurante.

Boas metas são mensuráveis, por isso é importante pensar com calma para saber se o resultado final será positivo.

É necessário estimular o trabalho da equipe, já que uma equipe engajada e disposta torna tudo mais fácil e oportuno.

Além disso, caso você deseje atrair mais clientes, contar com inovações tecnológicas pode ser uma ótima opção. Os cardápios digitais funcionam muito bem para isso, já que há aumento de pedidos sem esforço da equipe.

Planejamento de metas

As metas funcionam como pequenas etapas para que um grande objetivo seja alcançado.

Por exemplo: um restaurante que trabalhe com um cardápio especial e que conste o fondue como prato principal, pode estabelecer uma meta em que o prato deve ser vendido no mínimo cinco vezes numa noite.

Ao atingir esta meta, o objetivo principal de ser reconhecido em toda a região que cerca o restaurante, como “o melhor lugar para consumir fondue” estará mais perto de se concretizar.

Ou seja, as metas são os degraus que levam o restaurante e a equipe cada vez mais para perto do grande objetivo proposto.

É importante que as metas sejam fáceis, práticas e possíveis de serem realizadas, quando o gestor propõe metas complicadas e difíceis, a equipe sente-se desmotivada e acaba produzindo menos do que o esperado, além de distanciar do objetivo determinado.

Conheça sua equipe, saiba onde quer chegar, defina isso de maneira prática e eficiente e, como citado anteriormente neste artigo, mude as metas caso seja necessário.

Não gaste a energia e eficiência da sua equipe em metas que não condizem mais com a realidade do seu restaurante ou da situação econômica que se vive.

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