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7 maneiras de fazer Pesquisa de Avaliação no seu restaurante

Para ter conhecimento de novas maneiras de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, é necessário saber quais são as suas respectivas necessidades. Conheça 7 maneiras de receber avaliações e sugestões do seu público.

Pesquisa avaliação cliente

Hoje em dia é necessário oferecer não somente um produto de qualidade, mas também um bom atendimento, prestando um serviço de primeira em todos os aspectos.

Em meio a um mercado concorrido, saber como está a avaliação de satisfação do cliente é essencial para o negócio.

Os seus clientes são a sua melhor propaganda e, agradá-los gera maior possibilidade de promoção do seu negócio, com indicações dos clientes aos amigos e conhecidos que manifestarem algum interesse em conhecer um novo restaurante ou, diretamente, o seu.

Para que você saiba quais são as necessidade do seu público, é importante realizar uma avaliação de restaurante com eles. Essas são as chamadas pesquisas de satisfação, por meio das quais eles poderão avaliar o seu restaurante e, ainda, elogiar, opinar e fazer sugestões.

Confira 7 maneiras de saber sobre a satisfação do cliente!

1.  Formulários junto ao caixa

A primeira opção é deixar formulários impressos próximos ao caixa, assim o cliente pode responder algumas perguntas, enquanto paga a conta.

Esse ainda é o método mais utilizado, pois é prático e baseia-se numa avaliação de experiência recente, pois ele responderá as questões com base no que acabou de vivenciar.

A ficha de avaliação de satisfação do cliente deve conter alguns fatores do seu interesse, como:

  • atendimento;
  • ambiente;
  • cardápio;
  • comida;
  • custo;
  • qualidade.

Além de outras questões que acredite que, com o feedback do cliente, você possa melhorar no seu restaurante.

2.  Questionários com a conta

Outra maneira interessante é o questionário de avaliação de satisfação.

Ele funciona, basicamente, como o formulário, mas será entregue impresso junto com a conta, possibilitando com que o cliente responda enquanto espera o troco ou a máquina de cartão.

Porém, não esqueça que as questões precisam ser elaboradas de forma simples e objetiva, para que seja respondido rapidamente e sem eventuais dúvidas.

Uma boa ideia é criar questões com opções pré-definidas, de modo que o cliente possa apenas colocar um “x” na sua resposta, estimulando-o a responder com sinceridade e agilidade.

Ao fim, sempre deixe um espaço livre para opiniões, sugestões ou reclamações.

3.  Caixa de sugestões

Esse tipo de avaliação é mais focada na resolução de problemas do seu restaurante, porque você irá disponibilizar um papel, no qual o cliente poderá livremente fazer uma sugestão, crítica ou oferecer uma nova ideia.

É uma ótima maneira de desenvolver formas de melhorar o seu estabelecimento, focando em aperfeiçoar os serviços e o atendimento.

Ao optar por esse tipo de avaliação, lembre-se de sempre levar em consideração as sugestões e, mais do que isso, de colocar em prática o que é recomendado pelo seu público.

Estas são formas de demonstrar que ele está sendo ouvido, estimular a sua participação mais vezes e permite com que você sempre saiba o que fazer para estar cada vez melhor.

4.  Hotsite

Se você acha que inserir algo mais tecnológico irá se encaixar mais na identidade do seu restaurante, pode optar pela criação de um site ou hotsite feito exclusivamente para obter a opinião dos seus clientes.

Grande parte das empresas que utilizam esse recurso oferecem bonificações aos clientes que participarem, seja um prato gratuito ou uma porcentagem de desconto como incentivo, para a próxima visita.

5.  Redes sociais

Uma maneira bem moderna de fazer a avaliação do seu restaurante é através das redes sociais. Hoje em dia, o Instagram, por exemplo, oferta formulários como caixas de perguntas e enquetes que podem ser facilmente realizadas e respondidas com um clique.

As redes sociais, além de serem ótimas para promover o seu restaurante, podem ajudar a melhorá-lo cada vez mais, através da função dos stories.

Até mesmo uma publicação no feed pode ter como legenda algum questionamento.

Além de moderna, é uma maneira acessível, que dará liberdade e, provavelmente, os seus clientes não se sentirão pressionados e serão o mais sinceros possível.

6.  Avaliação diretamente no Cardápio Digital

Avaliação direta cardápio digital

Uma maneira prática de também ficar por dentro da opinião do cliente a respeito do seu restaurante é através do cardápio digital.

Os cardápios digitais já contam com um espaço inteiramente dedicado à avaliação dos clientes, que avaliarão sem pressa, enquanto estão vivendo a experiência do seu negócio.

Em outras palavras, quando o cliente tem em suas mãos o poder de, no mesmo tablet por meio do qual enviou seus pedidos à cozinha, avaliar toda essa experiência no seu restaurante, ele certamente o fará - e essa avaliação será a mais realista possível, uma vez que foi feita no momento da visita, na comodidade da sua mesa.

Uma das vantagens desse sistema de avaliação, para os proprietários e gestores de restaurantes, é manter a opinião dos clientes apenas no estabelecimento, o que quer dizer que você não correrá o risco de ruídos nas redes sociais, cujo alcance é enorme.

Além disso, é possível corrigir qualquer problema na hora, pois dá para acompanhar as avaliações em tempo real, fortalecendo o laço entre o seu cliente e a sua marca. Já imaginou a satisfação de um cliente que teve uma experiência não tão agradável ao receber um desconto, como forma de pedido de desculpas?

É mais caro recuperar um cliente do que conquistar novos: a fidelização precisa de atenção.

Com o parecer dos seus clientes em mãos, é possível mudar suas estratégias e passar a vender mais, afinal você está sendo avaliado por uma pessoa real, que chegou ao seu negócio cheio de expectativas sobre o seu produto e serviço.

Falando nisso, com essa funcionalidade você pode:

Avaliação cardápio digital

  • definir quais critérios poderão ser avaliados pelos seus clientes (qualidade, tempo de espera e atendimento, por exemplo); e
  • receber avaliação por textos e por "estrelinhas".

Assim, o proprietário já fica com a avaliação geral do restaurante e pode trabalhar para conseguir manter as vendas maiores e melhores, mensalmente.

7.  Aplicativos de cartão fidelidade

Muitos estabelecimentos também transformaram o cartão fidelidade em uma maneira de conseguir reviews e avaliações da experiência no estabelecimento, em aspectos que podem variar entre:

  • culinária;
  • limpeza;
  • tempo de preparo/espera;
  • qualidade.

Muitos deles se dão por meio de aplicativos de avaliação de restaurantes, o que pode ser feito tanto realizando um download no celular, quanto por meio dos hotsites, de acordo com o item anterior.

O que importa é disponibilizar a maior quantidade possível de canais de atendimento e recebimento de reviews.

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