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Qual o melhor jeito de servir à la carte

Para você saber a melhor forma de servir à la carte no seu restaurante, você precisa conhecer um pouco mais deste modelo de atendimento, que pode variar dos pratos clássicos aos mais sofisticados.

Melhor jeito servir á la carte

O modelo de atendimento à la carte está entre os mais favoritados pelos clientes e isso tem um motivo bem específico e de fácil entendimento.

Mas, antes de falar sobre a preferência dos clientes e a razão pelo favoritismo, vamos iniciar com uma curiosidade bem interessante, que talvez você ainda não saiba.

Você sabe o que é um restaurante à la carte? E por que tem esse nome?

Explicando de forma simples e rápida, as duas respostas estão ligadas. Isto porque a expressão "la carte” é de origem francesa e, em tradução livre, significa “está na carta” ou “está no cardápio”.

Em outras palavras, todos os pratos do restaurante estão disponíveis no cardápio, para que o cliente possa escolher exatamente aquilo que deseja consumir, tendo total conhecimento dos pratos, o que eles levam de ingredientes e, também, o valor de cada um.

Assim, o cliente pode escolher o prato que mais o agrada. Agora ficou fácil até para entender o motivo dos restaurantes à la carte serem os favoritos dos clientes, certo?

Não para por aí: os pratos servidos de modo à la carte podem variar, existindo desde pratos simples e com opções baratas até os pratos mais sofisticados e gourmet.

No entanto, você, como proprietário, deve ter em mente que o funcionamento requer um pouco mais de atenção do que outros modelos, por exemplo.

Isto porque os pedidos serão feitos de acordo com o que é mostrado no cardápio e, justamente por isso, quanto maior a variedade no cardápio, mais trabalho haverá na cozinha.

Então, para que o atendimento e a entrega dos pratos não atrasem, você precisa de uma equipe rápida e muito eficiente na cozinha, mantendo a operação redondinha.

Além disso, é importante que o controle dos alimentos seja muito bem feito para que não faltem ingredientes na hora do preparo dos pratos, o que poderia gerar uma grande confusão e pontos negativos para o seu estabelecimento.

Vale ressaltar que, com um controle de estoque bem feito, é possível obter uma maior lucratividade, afinal, com este controle, você também consegue diminuir o desperdício.

Para que você conheça bem sobre restaurantes à la carte, montamos uma pequena lista de todos os quesitos que precisam ter sua atenção total, evitando erros e dores de cabeça desnecessárias.

Cardápio


Cardápio digital à la carte

Claro que nosso primeiro item seria o cardápio, afinal, a principal e mais importante característica de se servir à la carte, é o cardápio.

Sua atenção deve estar focada totalmente em como apresentar o cardápio ao cliente e, por isso, ele deve estar sempre atualizado com os pratos que são servidos atualmente no seu restaurante.

Essa é uma dica valiosa para evitar o constrangimento do cliente, caso ele peça um prato e este não esteja mais sendo produzido pela cozinha.

Assim, no momento em que você for pensar e montar o cardápio à la carte do seu restaurante, você deve ter muita atenção e cuidado, principalmente para não oferecer uma variedade grande demais, o que poderia prejudicar o seu negócio, caso não consiga atender a demanda de pedidos.

Além de cuidar do que o seu cardápio está oferecendo, outro ponto de atenção muito importante é com a quantidade de cada prato sendo pedida.

Este item é importante para que você possa ter um controle sobre o seu estoque e garantir que não faltem ingredientes para o preparo de cada receita, evitando, assim, pequenos problemas como, por exemplo, ter que explicar ao cliente que o prato que ele escolheu não pode ser preparado por falta de insumos.

Atendimento

Depois do cardápio, o atendimento é a segunda parte mais importante - afinal, depois que o cliente escolhe o pedido, nós sabemos que ele quer agilidade e qualidade na entrega da sua refeição.

Uma dica que pode ajudar o seu restaurante é a presença do cardápio digital. E você sabe o motivo?

Porque, ao oferecer o serviço digital de cardápio, você economiza na contratação de garçons, adaptando os poucos colaboradores necessários para que possam levar os pedidos para as mesas e atenderem com mais calma e cuidado cada cliente.

Além de elimar os erros nas comandas, afinal o cliente fará o pedido por conta própria e este será recebido, através de um sistema, diretamente na cozinha, evitando o “telefone sem-fio” entre clientes e garçons vs. equipe da cozinha.

Com uma pequena redução no time de garçons, você pode aumentar a contratação de ajudantes de cozinha, para que os pedidos possam ser feitos e entregues o mais rápido possível, aumentando a satisfação do seu cliente.

Ambiente

Sim! O ambiente também deve ser apropriado para servir e atender um público que opta por um restaurante à la carte.

O motivo? A facilidade de locomoção dos garçons responsáveis pela entrega dos pratos, que deve ser bem diferente de um restaurante que serve buffet.

Neste modelo, é preciso que as mesas estejam bem espalhadas por todo o salão, havendo, assim, um bom espaço entre elas, para que os garçons possam passar e servir de forma segura entre os clientes, sem que haja qualquer incidente.

Não somente a colocação das mesas deve ser pensada, mas também a forma como são postas. Por exemplo: é sempre bom ter copos disponíveis para água, assim como guardanapos e talheres, além do cardápio, seja ele impresso ou digital, para que os clientes não precisem esperar por um atendimento e já possam ir pensando nos seus pedidos.

A ideia de colocar os pratos na mesa não é muito bem vista por alguns motivos, como por exemplo, a exposição ao pó e a outras sujeiras, além de que o cliente pode pedir aperitivos que não necessitem de pratos para o consumo, quando o garçom terá de recolher os pratos, causando um leve desconforto ao consumidor - e mais trabalho para a sua operação.

Por isso, nada de pratos expostos sobre a mesa.

Resumindo, a mesa ideal deve estar composta por:

  • cardápio;
  • copos;
  • talheres envoltos em guardanapos - de pano ou papel;
  • pequenos frascos com sal e azeite, possibilitando com que o cliente “tempere” um pouco mais a sua comida, caso ache necessário.

Estes são itens básicos, é claro, e que nem todas as casas precisam utilizar. Isso depende de cada nicho, de acordo com as suas necessidades.

O melhor jeito de servir à la carte é pensar no modo como o cliente que procura este serviço deseja ser atendido, satisfazendo-o sempre, seja com o tempero dos pratos, com a rapidez em que os pedidos são entregues na mesa ou com a praticidade na hora do atendimento.

Ah! E por último, vale ressaltar que somente no serviço à la carte o cliente tem a opção de levar o restante daquilo que sobrou no seu prato para casa e esta acaba sendo uma outra vantagem, não é mesmo?

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