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Qual a margem de lucro ideal para um restaurante?

Entenda qual a margem de lucro ideal para um restaurante e como alcançá-la de maneira simples.

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Saber quanto lucra um restaurante por mês é essencial para administrar com sucesso no ramo de alimentação fora de casa. Todo dono de restaurante precisa ter em mente que, para ter êxito nesse mercado, é preciso investir e manter preços competitivos para que os clientes continuem frequentando o local.

Para que isso aconteça, é vital saber a margem de lucros do negócio, afinal, ela que irá permitir analisar a situação financeira da empresa.

Será que existe algum modo de saber qual a margem de lucro ideal para um restaurante? Todo empreendedor dessa área provavelmente pensa ou já pensou (ou ainda irá pensar) nessa questão.

Todo tipo de gasto e ganho do restaurante precisa ser anotado e essas informações irão levar a um cálculo para descobrir qual a lucratividade que está sendo gerada através das suas vendas no restaurante. É muito importante acompanhar esses valores para saber o que fazer, onde investir, onde cortar custos, etc., para tornar o seu negócio mais duradouro e cada vez melhor.

O que é necessário, então, para entender qual a margem de lucro ideal para um restaurante? Confira algumas dicas!

O que é margem de lucro

Para quem já está por dentro dos negócios há algum tempo, essa pode parecer uma pergunta boba, mas ainda assim, não importa a experiência que você tenha, é importante começar aprendendo sobre essa definição (ou apenas lembrando com clareza do que se trata).

De maneira bem simplificada, a margem de lucros é o percentual de ganhos obtidos a partir das atividades do negócio. Quando o cálculo é feito de maneira incorreta, é certo que o restaurante irá falhar nas questões financeiras.

Essa margem de lucros serve, principalmente, para ajudar a determinar o valor que um produto deve ser vendido para que você não tenha prejuízos e consiga ganhar bem sem precisar fazer vendas a um preço inacessível ao público geral.

Além disso, o cálculo da lucratividade ajuda a avaliar cada produto individualmente, assim como planejar estratégias para melhorar seus ganhos usando o que você já tem dentro do restaurante.

Mais do que isso, a margem de lucros é essencial para a gestão do restaurante e ajuda a saber se o seu negócio está indo bem, mostrando se você tem condições para investir mais ou se é necessário realizar um plano de corte de custos.

Qual a margem de lucro ideal

Se você veio até aqui buscando um número para estabelecer como meta no seu restaurante, talvez fique um pouco decepcionado ao saber que esse número padrão não existe. Na verdade, tudo irá depender do quanto você gasta com o seu negócio.

O ideal no mercado de alimentação fora de casa é que a margem de lucro seja de 33,33%, mas esse valor fica bem fora da realidade. Entretanto, os donos de restaurante costumam operar com uma margem de lucros entre de 10% a 20%, então se o lucro médio do seu restaurante está dentro dessa média, você está indo bem.

Como calcular a margem de lucros

Para calcular a margem de lucros, é preciso utilizar a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Esta faz uma demonstração resumida das operações financeiras da empresa - ou seja, se a empresa teve lucros ou prejuízo. A DRE é baseada na entrada e saída de recursos, sendo estruturada da seguinte maneira:

  • Receita bruta - deduções e abatimentos = Receita líquida
  • Receita líquida - CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) = Lucro bruto
  • Lucro bruto - despesas com vendas, administrativas e financeiras = Resultado antes do IRPJ e CSLL
  • Resultado antes do IRPJ e CSLL - provisões IRPJ e CSLL = Resultado líquido

Além disso, a conta para a margem de lucros deve considerar cada detalhe dentro da movimentação financeira da empresa, tais como:

  • Salários;
  • Pró-labore;
  • Aluguel;
  • Taxas de cartões;
  • Fornecedores;
  • Energia elétrica;
  • Água, etc.

É imprescindível levar em conta cada centavo, tanto de custos fixos quanto de custos variáveis, para ter a conta o mais exata possível. Para isso, um bom software para restaurantes pode ajudar bastante - já que, dentro do sistema, basta você preencher as informações e ele realiza todos os cálculos para você, fornecendo gráficos e tabelas com comparações e balanços diários, mensais e anuais.

Como aumentar a margem de lucro

Tem várias maneiras de aumentar a margem de lucros do restaurante com medidas simples. Por exemplo:

Corte de custos

É possível conscientizar toda a equipe e passar a gastar menos com algumas contas do tipo água e luz, por exemplo. Outras medidas simples como a instalação de torneiras automáticas também pode ajudar na economia a longo prazo do seu estabelecimento.

Marketing

Na medida em que você calcula uma margem de lucros e percebe quais são os produtos mais bem vendidos, você pode passar a investir mais na divulgação desses produtos.

Diferencial:

Ter um diferencial como o cardápio digital no seu restaurante, hoje em dia, é ótimo para aumentar sua margem de lucros, pois não apenas atrai os clientes pela inovação e tecnologia usada, mas o próprio dispositivo do cardápio torna possível o uso de fotos e descrições criativas, fazendo com que os clientes desejem consumir mais e, consequentemente, gastem mais.

Dentro de todas essas questões, é bom ressaltar que há uma diferença entre o lucro real e a margem de lucros. Enquanto que o primeiro trata-se das vendas sem levar em consideração as deduções, o segundo (que é o que nos interessa nesse artigo) trata-se do valor que permanece com a empresa após a subtração de todas as despesas - incluindo custos com impostos, abatimentos e tributos federais.

Agora que você tem as informações necessárias, está na hora de colocar seus conhecimentos em ação e montar uma estratégia para melhorar sua margem de lucros!

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