Conheça a história de como o McDonald’s começou

Dick e Mac McDonald, quando tinham a ambição de abrir o seu próprio restaurante, não podiam imaginar a proporção que ele tomaria em poucos anos. Confira a história por trás da criação do McDonald's e inspire-se!

Compartilhe

A história do McDonald’s pode servir de inspiração para muitos gestores de restaurantes. Afinal, estamos falando de uma rede de fast-food altamente popular no mundo inteiro e sua origem e sucesso são questões de muito debate em todos os setores, não somente no gastronômico.

Isso acontece por conta das polêmicas entre seus fundadores, principalmente no começo dos negócios, sendo pauta de discussões calorosas sobre o capitalismo e a honestidade do homem de negócios.

Hoje, a rede conta com mais de 14 mil unidades nos Estados Unidos e 24 mil espalhadas ao redor de mais de 100 países diferentes, inclusive no Brasil, que abriga mil lanchonetes da franquia.

Conheça mais sobre a história do McDonald’s, ou pelo menos o que é conhecido sobre ela.

Como o McDonald’s começou

Os irmãos Dick e Mac McDonald sonhavam em abrir a própria rede de restaurantes quando, em 1937, abriram uma barraca de cachorros-quentes em Arcádia, Califórnia, chamada Airdome.

Tudo ia bem quando, depois de três anos, decidiram mudar para San Bernardino, também na Califórnia, e abrir o restaurante McDonald’s na famosa Rota 66 em 1940.

Inicialmente, o cardápio possuía 25 itens, com foco principal em vender churrasco. Porém, os hambúrgueres a US$ 0,15 ficaram cada vez mais populares.

Abaixo, separamos as quatro principais dúvidas sobre a franquia dos irmãos McDonald’s.

Confira!

Por que o nome McDonald's?

O nome vem do sobrenome dos irmãos fundadores da primeira loja, Richard “Dick” McDonald e Maurice “Mac” McDonald.

Qual foi a primeira loja do McDonald's no mundo?

A primeira loja a levar o nome de McDonald’s foi inaugurada em 15 de maio de 1940, na Rota 66 em San Bernardino, Califórnia.

Como o McDonald’s chegou no Brasil?

Com a febre da rede de fast-food, foi inaugurado o primeiro McDonald’s em Copacabana, zona Sul do Rio de Janeiro em 1979. Antes de se espalhar por todo País, essa loja foi a única no Brasil durante dois anos, quando abriu a segunda unidade na Avenida Paulista, em São Paulo em 1981.

Depois disso, as lojas foram abertas aos poucos nas principais regiões do país.

Qual é o segredo para o sucesso do McDonald’s?

Como a franquia se expandiu é uma questão que ninguém sabe exatamente. O preço certamente colaborou, a montagem em série também tornava o preparo muito rápido e atraía os clientes com pressa.

Existem milhares de polêmicas e fraudes envolvidas no desenvolvimento do que é, hoje, a mais famosa franquia de fast-food do mundo, e certamente todos os burburinhos por trás da sua origem também são motivos da sua popularidade.

A verdade é que a marca possuía um hambúrguer barato, tinha garçons de patins, entregavam o pedido diretamente no carro e ofereciam um serviço rápido e, acima de tudo, o lanche era muito gostoso.

Foi esse conjunto que fez com que a franquia se tornasse muito amada na época, efeito que só se expandiu.

O sucesso é, em grande parte do que se diz, atribuído a uma fama espalhada de boca em boca que fez, em 1953, os irmãos começarem a rede de franquias que se espalha pelo mundo até os tempos atuais.

Por fim, caso tenha interesse em toda história, recomendamos que assista ao filme “Fome de Poder”, que conta a trajetória do McDonald's com todos os detalhes sobre o início, as traições e ascensão do poder dessa empresa que é um símbolo cultural da gastronomia norte-americana.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais