10 dicas de como devo gerenciar um restaurante

Gerenciar custos, fornecedores, equipe, estoque e satisfazer os clientes pode não parecer fácil, mas ao aplicar as dicas deste post você conseguirá se dedicar adequadamente à gerência de um restaurante.

Gerenciar um restaurante

Gerenciar um restaurante se torna cada vez mais uma tarefa desafiadora. O cuidado com o ambiente, colaboradores, atendimento, finanças, produtos oferecidos e estoque, passando pelo cardápio, são aspectos obrigatórios para manter um negócio no mercado, garantindo uma vaga entre os melhores e mais procurados do ramo.

Com novidades surgindo a todo momento, é necessário estar atento a tudo que possa agregar de forma positiva a experiência do cliente e, ao unir pequenos detalhes à tecnologia e bons costumes, pode deixá-lo à frente da concorrência.

Confira dicas que vão ajudá-lo a como gerir bem um restaurante.

1.  Busque qualificação profissional

Um gerente possui muitas responsabilidades, lida com múltiplas tarefas acontecendo ao mesmo tempo e há necessidade de ser organizado, paciente e, pelo fato de trabalhar com pessoas constantemente, precisa saber como resolver conflitos de forma imparcial e justa.

A rotina no trabalho é agitada, e foco e profissionalismo são indispensáveis para garantir que tudo funcione adequadamente de forma harmoniosa para os colaboradores e para os clientes.

Por isso, se você vai contratar ou deseja gerenciar um restaurante, deve investir na qualificação profissional. A experiência é importante, mas, para quem está começando, é essencial apresentar certificados de cursos que o torne mais apto ao cargo e mostre que você está pronto para dirigir o negócio.

2.  Valorize a equipe

A equipe é o que move o restaurante. Eles que produzem os pratos, entregam e estão em contato constante com os clientes.

Por isso, oferecer salários justos, incentivar o crescimento profissional, promover a integração e encorajá-los em suas funções são ótimas formas de manter a equipe motivada e oferecendo resultados positivos.

Um consumidor satisfeito com a equipe é garantia de sucesso para o restaurante.

3.  Conheça as regras e legislações do setor

Ao abrir um restaurante, é necessário enfrentar muitas exigências e formalidades que precisam ser mantidas enquanto as portas do negócio estiverem abertas. Para isso, é importante compreender e atender todas as condições determinadas pela vigilância sanitária da sua região.

Do mesmo modo, ter conhecimento a respeito das cargas tributárias e obrigações fiscais, contábeis, impostos, taxas e tudo que deve estar incluído como custos para o funcionamento legalizado do restaurante.

4.  Ofereça atendimento de qualidade

A qualidade do atendimento ao cliente deve ser uma das prioridades de qualquer negócio que lide com pessoas.

Um consumidor bem atendido, volta ao estabelecimento, recomenda-o para os amigos e familiares, contribuindo, assim, de forma significativa para a aquisição de novos clientes.

Todos que fazem parte da equipe do restaurante devem ser respeitosos, educados e saber reagir de forma paciente em momentos conflituosos, passando por treinamentos de atendimento sempre que possível para garantir a satisfação dos consumidores.

5.  Invista em marketing

O marketing é indispensável para atrair novos consumidores e, por isso, investir em propagandas em redes sociais, sites em geral, anúncios em jornais, panfletos no balcão do restaurante e todos os meios que sejam eficazes na região que você mora, é de fundamental importância.

É necessário estar atento ao que o seu público ouve e lê para poder realizar um marketing direcionado. Por exemplo, em cidades pequenas, panfletos ainda podem ser úteis na divulgação.

Já em grandes capitais, a internet é um meio mais eficaz de atingir o maior número possível de pessoas.

6.  Tenha controle de estoque

Quando você oferece um determinado prato, precisa ter a possibilidade de servi-lo, a fim de evitar uma imagem negativa do restaurante por conta da frustração do cliente.

Para garantir que os pedido dos clientes possam ser atendidos e produzidos, é indispensável manter um controle de estoque.

O ideal é possuir um software de gestão que auxilie no conhecimento dos recursos de forma automática, dando total controle dos produtos que entram e saem.

Lembre-se de conhecer o consumo do restaurante para não desperdiçar alimentos e dinheiro comprando em excesso.

7.  Possua um bom relacionamento com fornecedores

Para aumentar a margem de lucro, é preciso reduzir os custos. Por isso, é bom ter relações amigáveis com mais de um fornecedor, possibilitando a compra do melhor produto pelo melhor preço.

Tenha ao seu lado profissionais que sejam passíveis a negociação e sejam suscetíveis à descontos.

Além disso, um bom relacionamento com eles pode salvar o seu restaurante em uma emergência na cozinha. Por exemplo, quando um ingrediente faltar, você precisará comprá-lo com urgência e, ao possuir um contato que sabe que irá ajudá-lo nesse momento, você está mais seguro diante desses riscos.

8.  Acompanhe os custos

Para gerenciar bem, é preciso conhecer sobre gestão financeira. Antes de começar o dia, deve-se analisar como foram as vendas, gastos, desperdícios e tudo que entrou e saiu do restaurante no dia anterior.

O gestor deve saber também os prazos de pagamentos de tributos, encargos e demais custos do restaurante para que nada atrase e prejudique o andamento do negócio. Essa atenção aos custos também é importante para não gastar mais do que se ganha.

9.  Cuide do ambiente de trabalho

Ao procurar um local para a sua refeição, o consumidor busca passar por experiências diferentes do que ele viveria ao almoçar ou jantar em casa.

Oferecendo um ambiente bonito, limpo, acolhedor e moderno, o seu restaurante será o primeiro a vir à mente do cliente quando ele desejar uma vivência diferenciada e especial.

Além disso, o espaço do restaurante é primordial para atrair novos clientes. Ele precisa ser aconchegante, confortável e atraente aos olhos, com mobília de qualidade e decorações de bom gosto, detalhes que fazem toda diferença na hora de compartilhar momentos com os familiares e amigos.

10.  Esteja atento à concorrência

Você precisa saber o que acontece ao seu redor e o andamento do mercado, mantendo-se sempre atualizado com as últimas novidades do setor e as tendências desde a decoração até os drinks.

Esteja atento à concorrência sem menosprezá-la, prezando pelo respeito e cordialidade, evitando críticas ofensivas e consequências negativas para o seu negócio, que deve crescer sem diminuir o outro.

É preciso buscar inovação e tendências no setor de alimentação e melhorar o seu restaurante. Da concorrência você deve absorver somente o que ela tem de bom para apresentar e, se possível, realizar trocas de conhecimentos de forma amigável.

E então, gostou das dicas? Cada vez mais a proximidade e amizade são valorizados, por isso invista em boas relações entre os colaboradores, clientes e concorrentes. Para ter um restaurante de sucesso e estar um passo à frente, mantenha-se em constante atualização e estudos.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário
Demostração gratuita