8 Estratégias de gerenciamento de restaurantes

Para gerir um restaurante de forma inteligente, é preciso conhecer estratégias importantes para garantir qualidade e eficiência.

Gerenciamento de restaurante

Hoje em dia, grande parte do nosso tempo é usado para estarmos conectados de alguma forma. A cada dia, surgem novos equipamentos e tecnologias que podem ser utilizadas na gestão de bares, cafés e restaurantes.

As tarefas para gerenciar um restaurante são desafiadoras, mas com planejamento e uso de tecnologia, tornam-se práticas e bem simples.

Tudo que puder ser otimizado no gerenciamento das rotinas será bem-vindo, pois ajudará o seu negócio na agilidade e, consequentemente, no sucesso, em questões como:

  • conquistar clientes;
  • aumentar lucros;
  • reduzir despesas;
  • mais tempo para o administrador e gerente.

Conheça as nossas dicas tecnológicas e modernas para auxiliar no gerenciamento do restaurante de forma inteligente.

1.  Software de gerenciamento de restaurante

Com o objetivo de suprir todas as necessidades do restaurante de forma prática, é possível adquirir um software de gerenciamento de restaurante, com o qual será possível, por exemplo:

  • realizar cadastros de clientes e funcionários;
  • emitir relatórios diários, semanais, mensais e anuais;
  • manter o controle de estoque;
  • analisar o fluxo de caixa.

Além disso, dependendo do software escolhido, existem ainda outras funcionalidades, de acordo com as suas necessidades particulares.

Lembre-se de prezar pela qualidade, buscando um sistema que não trave e cujas chances de erros e falhas sejam mínimas, pois, caso o sistema caia, você poderá ficar sem dados.

Um bom retorno da empresa contratada também é significativo. Contratar alguém que esteja sempre disponível para solucionar os possíveis problemas é de suma importância.

Procure fazer testes antes de escolher o software do seu restaurante. Quanto mais pesquisar, mais chances você tem de encontrar um que se encaixe perfeitamente às suas necessidades.

2.  Mantenha o fluxo de caixa à vista

Jamais tire os olhos do seu fluxo de caixa.

Saiba o quanto entra e o quanto sai todos os dias, por semana e por mês. Tenha o hábito de fazer um checklist de fechamento de caixa.

É necessário entender esse conceito básico de finanças para garantir a saúde financeira do seu restaurante.

Mantenha a avaliação do negócio sempre atualizada, sem nunca perder de vista todos os seus gastos mensais, como contas de água e luz, aluguel, empréstimos, etc.

É importante ter em mente que esses valores podem ter reajustes, assim, com eles em mãos, pode corrigir o planejamento financeiro, evitando problemas futuros.

3.  Saiba delegar responsabilidades

Não queira fazer tudo sozinho.

Se controlar todo esse gerenciamento de rotina de restaurante ocupar muito tempo, o que provavelmente acontecerá, não pense duas vezes e contrate auxílio. Cerque-se de ferramentas que facilitarão a sua gerência e de profissionais competentes.

Um bom gerente de restaurante sabe quando pedir ajuda e quando delegar tarefas, mantendo a organização e a hierarquia na cozinha.

4.  Acredite nos benefícios da automação

Existem muitas formas de deixar o seu restaurante mais moderno e automatizado, sendo o autoatendimento uma delas. É através dele que vamos exemplificar sobre esse benefício.

Através do tablet, é possível editar e/ou ilustrar o cardápio em tempo real. Ou seja, você pode estar implementando tablets nas mesas - e são os clientes mesmos que fazem os próprios pedidos.

Não seria ótimo poder reduzir o número de garçons e, ainda, dar mais liberdade ao seu público?

Também é possível colocar displays dentro da cozinha, através dos quais os seus funcionários podem ter acesso imediato aos pedidos, sem necessitar de papéis, prezando pelo meio ambiente e, também, eliminando a necessidade de tirar dúvidas eventuais com garçons, o que poderia atrapalhar o andamento de toda a operação do restaurante.

5.  Atente-se às novidades

Novidades gerenciamento de restaurante

Para manter o seu restaurante informatizado, é necessário estar atento às novidades.

Por isso, procure sempre conhecer os lançamentos, através de pesquisas próprias ou de conversas com o fornecedor do software já utilizado no seu restaurante.

Não existe fórmula melhor do que contar com um profissional da área da tecnologia de sua confiança para saber quais as novidades de maior credibilidade, na hora de implementar algo diferente no seu restaurante.

Também é muito legal ter troca de conhecimento entre outros gerentes e proprietários da vertente gastronômica, pois esse tipo de diálogo ajuda no crescimento pessoal e profissional de todos.

6.  Lembre-se do marketing

Talvez você não tenha pensado nisso de forma mais objetiva, mas, hoje em dia, a concorrência é muito grande e, por mais que você ofereça um serviço e um atendimento de qualidade, é preciso falar e fazer propaganda do seu restaurante, não dá mais para contar apenas com a informação passada de boca em boca.

Antigamente, era mais caro investir em marketing. Era preciso pensar em fachadas atrativas, instalar outdoors, criar flyers, anunciar no jornal e no rádio da cidade.

Você ainda pode fazer esse tipo de divulgação se quiser e puder, mas a comunicação digital reduziu e facilitou muito os custos, por meio das redes sociais.

Crie e mantenha perfis nas redes sociais mais usadas e compartilhe fotos dos seus pratos do dia, faça vídeos e publicações anunciando promoções especiais - e faça promoções regularmente.

É possível, ainda, entrar em contato com influenciadores digitais da região para serem validadores da qualidade do seu serviço e atrair mais pessoas que vão querer conhecer seu restaurante.

7.  O cliente sempre tem razão

Você pode não concordar com a reclamação do cliente, mas não só para o gerenciamento de restaurantes e, sim, para qualquer outro negócio, é necessário sempre dar razão ao cliente.

Porque se ele entender que sua crítica não foi compreendida, ele irá falar mal do seu estabelecimento para outras pessoas e, inclusive, pode fazer isso nas redes sociais, espalhando suas críticas em grandes proporções.

E ninguém quer alguém falando mal do seu negócio para um monte de gente, não é mesmo?

Então ouça o cliente, trate-o com atenção e, se não tiver como resolver o problema, dê alguma cortesia, como forma de se desculpar - mas jamais deixe ele achar que não ganhou a atenção que merecia.

8.  Atualize seu cardápio com frequência

Tem coisa mais chata do que o cliente descobrir na hora de pagar que o preço de um prato mudou porque o menu estava desatualizado ou - pior! - ele encontrar aqueles adesivos e riscos de caneta sobre os valores alterados?

Você precisa entender a importância de atualizar o cardápio, pois isso é essencial. Já pensou em contar com um cardápio digital em tablet?

Essa é uma ótima ideia para você nunca mais ter de se preocupar com os ajustes manuais e gastos com impressão do seu menu, além de poder customizá-lo conforme datas comemorativas e promoções.

Crie à vontade e atualize com frequência, pois, com esse apoio, a alteração no cardápio passa a ser um diferencial e você elimina as possíveis frustrações dos seus clientes.

O gerenciamento de restaurantes de sucesso é feito por uma equipe competente e criativa, sempre disposta a utilizar novos métodos para melhorar o dia a dia do negócio, tanto para clientes quanto para a equipe.

Certamente é uma tarefa complexa, mas com a escolha das pessoas e ferramentas certas, também pode ser descomplicada e prazerosa.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas
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