Espaços entre mesas em restaurante: organização do salão

Conheça a importância de organizar os móveis e saber quais os espaços entre as mesas em um restaurante devem ser respeitados para aumentar o conforto dos seus clientes!

Compartilhe

Espaços entre mesas restaurante

O espaço entre as mesas em um restaurante, que faz parte do chamado layout de restaurante, deve ser de no mínimo 60 centímetros, além de contar com mobília firme e sem fendas, para não acumular migalhas.

As cadeiras no estilo cabine são as que costumam economizar mais espaço e, por isso, são as mais indicadas para restaurantes menores.

O estilo de restaurante também conta: lanchonetes costumam ter um número maior de cadeiras por ser um local que precisa acomodar grupos, enquanto restaurantes mais sofisticados procuram focar em maior privacidade para os clientes, mantendo um espaço maior entre as mesas.

Importância de organizar os móveis do restaurante

Oferecer uma comida saborosa e um atendimento de qualidade são diferenciais imprescindíveis em qualquer bar ou restaurante. Mas o ambiente também é um fator que pode ajudar no seu sucesso. Isso porque comer bem e ser bem atendido em um lugar em que se sente confortável é uma forma de potencializar a experiência gastronômica dos seus clientes.

Dos móveis ao estilo da decoração, até os cheiros do ambiente, tudo conta. Especialmente falando sobre os móveis, eles obviamente têm que caber no espaço disponível, mas também precisam estar bem distribuídos, gerando uma aparência agradável e, mais do que isso, ter qualidade.

Prefira móveis duráveis a baratos, para ter que pensar nisso novamente apenas se decidir mudar toda a decoração do seu restaurante. Móveis de qualidade também garantem a segurança dos seus clientes, certificando que ninguém vai cair ou se machucar por causa de um móvel que quebra facilmente ou com acabamento ruim, por exemplo.

Além de combinar os móveis com o tema ou estilo do seu restaurante, não esqueça que as mesas precisam ter uma altura adequada, bem como espaço suficiente para encaixar as pernas das pessoas e as cadeiras.

Se for um local em que as pessoas costumam passar um bom tempo, não hesite em oferecer assentos e encostos confortáveis. Inclusive, não esqueça o espaço de espera, para caso o restaurante fique cheio e exista uma fila de espera. Um sofá para acomodar bem as pessoas é um detalhe que faz toda a diferença.

Se o tempo de permanência das pessoas no seu estabelecimento costuma ser rápido, é mais recomendado o uso de cadeiras sem estofamento, porque elas incentivam a rotatividade mais rápida dos clientes, o que favorece a capacidade de atendimento. A seguir, listamos algumas medidas importantes.

Qual a distância de uma mesa para outra

Via de regra, a distância recomendada entre as mesas é de cerca de 60 a 75 centímetros. Essa é uma distância que garante um espaço suficiente entre as cadeiras para que seja possível transitar pela área sem atrapalhar outras pessoas.

Esse espaço também torna a passagem dos garçons para servir os pratos e bebidas mais fácil. Se desejar maior conforto, pode aplicar uma distância maior, mas essa é a distância mínima para evitar desconfortos.

Qual a distância ideal entre as cadeiras

Também é preciso ter cuidado com o espaço entre as cadeiras. Ele deve ser de, no mínimo, 10 centímetros. Dessa forma, as pessoas não vão ficar se esbarrando, tanto na movimentação enquanto sentadas, durante a refeição, quanto para caso precisem levantar.

Você também pode testar como fica a movimentação depois de determinar a distância. Às vezes, dependendo do tamanho dos seus móveis, essas determinações podem mudar, por isso falamos em distâncias mínimas, porque pode existir a necessidade dessas medidas serem maiores.

Até mesmo porque cadeiras sem braço costumam ter algo em torno de 45 centímetros de largura, enquanto as com braço, 55 centímetros. Tudo isso deve ser levado em consideração.

Então é muito válido que você mesmo teste se a circulação fica boa e se você se sente confortável à mesa, bem como observar como seus clientes se movimentam enquanto usam a mesa e as cadeiras do restaurante. Não espere que um cliente precise dizer a você que sentiu desconforto por causa de “aperto” durante a refeição.

Como calcular o espaço para a mesa

Por fim, também é muito importante deixar um espaço de circulação ao redor da mesa. Não existe um cálculo, mas uma indicação de que esse espaço tenha no mínimo 90 centímetros, sendo 1,20 metros o ideal.

Assim, sobra espaço para a circulação de pessoas mesmo depois que alguém já estiver sentado na cadeira.

Agora que você já tem uma boa ideia de como planejar os espaços entre mesas em seu restaurante, que tal colocar nossas dicas em prática e começar a colher os resultados?

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais