Quais equipamentos preciso para montar um restaurante ou bar?

Quer começar um restaurante ou bar, mas não sabe quais são os equipamentos necessários? Este artigo vai te ajudar a entender os primeiros passos para dar início ao seu empreendimento dos sonhos.

Equipamentos restaurante e bar

Todo empreendedor que sonha em administrar um bar ou um restaurante imagina o estabelecimento em funcionamento e cheio de clientes, mas você já parou para planejar quais são os equipamentos necessários para montar um bar ou restaurante?

Neste artigo, vamos te mostrar tudo que você precisa para equipá-lo. Seja na televisão, internet ou revistas, você provavelmente já conhece alguns equipamentos usados em restaurantes.

Confira, abaixo, os itens que separamos para que você possa montar seu negócio.

O que você precisa para a copa ou lobby

O cartão de visitas do seu bar ou restaurante certamente é a copa ou o lobby, já que é o primeiro ambiente com o qual seu cliente tem contato quando chega.

Para tornar esse local mais atraente e aconchegante, invista em eletrônicos, televisores, caixas de som e decorações que remetam ao estilo do seu negócio.

Além do mais, é geralmente nesse espaço que se encontra o caixa do seu estabelecimento, então não esqueça de providenciar computadores, caixa registradora, impressoras fiscais, maquininha de cartão e telefone.

Para tornar o espaço mais agradável ainda, acrescente sofás ou poltronas confortáveis, para que os clientes possam descansar após a refeição ou até mesmo esperar por uma mesa no seu restaurante.

E para montar a cozinha?

Provavelmente, este será o cômodo mais importante do seu bar ou restaurante.

Por isso, certifique-se de equipar sua cozinha com bancadas de inox, por serem mais resistentes, espaçosas e higiênicas, já que são mais fáceis de limpar e evitam a proliferação de bactérias.

Além de bancadas de primeira qualidade, aposte em bons equipamentos de refrigeração, prezando, assim, pela conservação dos alimentos que serão preparados pela sua equipe.

Para finalizar a montagem desse cômodo, invista em utensílios de cozinha que serão utilizados pela sua equipe, como:

  • louças (pratos, copos e taças, vasilhas, panelas, frigideiras, formas, travessas para servir e talheres);
  • forno e fogão industriais;
  • liquidificador;
  • batedeira;
  • coifa;
  • fritadeira;
  • geladeira e freezer;
  • estantes e prateleiras para armazenagem;
  • microondas;
  • chapa para hambúrguer e carnes em geral, se for o caso.

Se o seu restaurante/bar for especializado em tipos específicos de comida, certifique-se que tenha os equipamentos necessários para o preparo desses alimentos. Vai uma esteirinha de sushi aí?

O que é necessário para a montagem do salão

Montar salão restaurante bar

Para o seu cliente, a área das mesas é o lugar mais importante. É aqui que ele vai despender boa parte do tempo que passa no seu estabelecimento.

Por isso, é imprescindível investir em alguns detalhes que farão a diferença para o conforto do seu cliente. São eles:

  • refrigeração (ar condicionado);
  • aquecimento (aquecedores, lareira ou sistema de calefação);
  • cadeiras e mesas confortáveis;
  • iluminação (meia-luz, luz de velas ou iluminação total?);
  • entretenimento (televisores, jogos e afins).

Lembre-se que a escolha da iluminação deve combinar com o projeto arquitetônico, pois é essa combinação que torna o ambiente mais aconchegante e faz com que o cliente permaneça por mais tempo no local.

Ofereça mesas de tamanhos diferentes, para que notem que você está preparado para receber grupos diversos. Mesa para dois ou para quinze pessoas? Esteja preparado para todas as situações.

Também é importante pensar de que forma funciona o atendimento. O serviço oferecido é com o garçom vindo até a mesa para atender os pedidos? Por meio de comanda? Por tablets? Invista na modernidade no restaurante.

Com o uso de cardápios digitais, por exemplo, você trabalha com equipe reduzida e o cliente pode fazer o pedido por um sistema fácil, moderno e intuitivo, direto da mesa para a cozinha.

O que você precisa para o seu bar

Sendo o seu estabelecimento um bar ou um restaurante, você geralmente vai optar por um espaço onde os clientes possam consumir suas bebidas antes de pedir sua mesa, ou até mesmo caso prefiram bater um papo em um lugar mais descontraído.

Nesse momento, é aconselhável investir em um balcão bonito e bancos confortáveis, mas o mais importante são os equipamentos necessários para equipar seu bar:

  • mangueira para bebidas;
  • coqueteleira para drinks;
  • liquidificador;
  • expositor refrigerado;
  • freezer horizontal;
  • taças, copos e xícaras;
  • cafeteira (todo mundo gosta de um cafézinho, né?)

Lembre-se também de garantir o seu estoque. Tenha uma boa carta de bebidas e mantenha seu bar sempre abastecido. A administração do seu bar depende muito do controle do seu estoque.

E para a montagem do banheiro?

Você pode até ter esquecido dele, mas seus clientes, com certeza, não esquecerão. Manter um banheiro limpo e organizado é mais um ponto positivo para o estabelecimento.

Além de higienizar com frequência, decore o ambiente. Use quadros, flores ou plantas, torne-o mais aconchegante e bonito, ainda mais que o banheiro feminino costuma ser cenário de fotos para redes sociais, o que gera uma divulgação gratuita para você.

Quanto aos equipamentos, garanta os refis de sabonete e descartáveis, como papel higiênico e toalhas de papel - ou secadores de mão, pois ser um negócio sustentável geralmente conta pontos positivos nas avaliações dos clientes.

Agora que você já sabe quais são os equipamentos necessários para montar um bar ou restaurante, é só investir no seu empreendimento com as nossas dicas.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário
Demostração gratuita