5 dicas de limpeza de restaurantes que você precisa seguir

A limpeza do salão do seu restaurante e, principalmente, da cozinha requerem muita atenção. Por isso, montar um cronograma de limpeza é uma boa opção para manter seu estabelecimento sempre impecável.

Compartilhe

Dicas de limpeza de restaurante

Sabemos que tomar conta de um restaurante é uma tarefa que exige bastante, pois são muitos detalhes envolvidos e que necessitam de tempo e cuidado.

Um dos detalhes mais importantes, sem dúvida, é a limpeza e a higiene do restaurante - afinal de contas, um ambiente limpo e organizado traz mais segurança e conforto para o seu cliente, certo?

Contudo, não é só jogar água ou passar um paninho na cozinha. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desenvolveu um Manual de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que é de uso obrigatório em todos os restaurantes e estabelecimentos similares.

Nesse manual, você encontra dicas, métodos e formas corretas (e obrigatórias) de como manter seu estabelecimento limpo e higienizado.

Além de auxiliar com um cronograma de limpeza para restaurante, o que facilita - e muito! - no momento do trabalho, otimizando seu tempo e organizando ainda mais a rotina do seu restaurante.

Com base neste manual da ANVISA, separamos cinco dicas para limpeza em restaurantes que você precisa implementar, agora.

1. Lixo

O lixo deve ser sempre separado: os recicláveis devem ser limpos, antes de serem descartados na lixeira, para que os recicladores possam recolher e encaminhá-los ao destino adequado.

As lixeiras para os lixos orgânicos devem ser colocadas o mais longe possível do ambiente onde é preparada a comida, para que não haja contaminação nos alimentos e para evitar moscas, por exemplo, que, se não observadas as regras, poderiam aparecer no seu estabelecimento.

2. Produtos de Limpeza

Segundo o Manual de Conduta da ANVISA, você, como dono de restaurante, precisa tomar extremo cuidado com os produtos de limpeza que usa no seu estabelecimento.

Por exemplo: os produtos de limpeza devem ser etiquetados e separados, para que não sejam utilizados tanto no banheiro quanto na cozinha, o que traria contaminação de germes e bactérias, de um local para o outro.

É preciso fazer uma boa seleção, com marcas seguras, para que não ocorra nenhuma intoxicação em funcionários ou clientes.

Atente-se que, ainda segundo os critérios da Vigilância Sanitária, nenhum produto deve ser guardado perto de alimentos ou de utensílios usados no preparo da comida.

3. Cronograma de Limpeza

Todos nós sabemos o quão corrida é a rotina de um restaurante e, pensando nisso, a ANVISA organizou um cronograma, mostrando quais são os utensílios que devem ser limpos todos os dias, e os que você precisa limpar mensalmente.

Para que você otimize seu tempo e mantenha seu restaurante sempre organizado. Confira abaixo alguns exemplos do cronograma:

Diariamente

Utensílios como panelas, copos, talheres e pratos, por exemplo, devem ser limpos, higienizados e esterilizados, com água fervente, todos os dias. Isso porque são os utensílios que são utilizados todos os dias, os que mais passam pelas mãos dos clientes e funcionários.

O chão também deve ser limpo, durante o funcionamento e após o expediente do restaurante, diariamente.

Semanalmente

Todas as semanas, os fornos, fogões, fritadeiras, geladeiras e outros maquinários devem ser limpos e lavados com água corrente e sabão, para que restos de comidas não se acumulem nestes aparelhos, gerando contaminação.

Mensalmente

Por último, todos os meses as paredes e o teto devem ser limpos e lavados, para que não fique com vestígios de gordura e alimentos.

4. Prioridade de Limpeza

Você sabia que alguns equipamentos merecem mais atenção na hora da limpeza do que outros?

Por exemplo: a limpeza da coifa e a limpeza da chapa de um restaurante, merecem atenção dobrada na hora da limpeza e que deve ocorrer semanalmente com produtos especiais que removem as gorduras, bactérias e outras sujeiras.

Para evitar acidentes como, por exemplo, incêndios, dentro da cozinha, a limpeza da coifa precisa ser feita de forma minuciosa, para a remoção total da gordura que fica localizada em todo o filtro e duto - pois, quando a gordura acumulada fica exposta a uma pequena faísca do fogão, pode causar um grande dano ao restaurante.

5. Checagem dos equipamentos

Sempre, após a limpeza pesada na cozinha do restaurante, certifique-se de que todos os equipamentos voltaram a funcionar normalmente e lembre-se de que cada aparelho e utensílio possuem uma forma única e correta para a limpeza.

Confira com os fornecedores dos produtos de limpeza a composição de cada produto e para que servem, para que você não misture os produtos, causando dano a sua saúde e ao seu bolso, caso utilize um produto de forma errada, em algum equipamento.

Por último, lembre-se de que a limpeza na cozinha do restaurante é muito importante, mas que a limpeza, em todos as outras áreas do seu negócio, também é de suma necessidade.

É preciso dizer que todos os proprietários precisam estar cientes de todo o conteúdo do Manual de Boas Práticas da ANVISA, pois ele é, como já falamos, de uso obrigatório. Assim, seja por conta própria, ou contratando a ajuda de um profissional de consultoria para tal, é preciso estar atento a todos os outros itens constantes dele, também.

Mantenha todos os cuidados relacionados à limpeza para todo o restaurante - afinal, um lugar limpo e bem cuidado ganha sempre a preferência de todos os clientes.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais