Como montar um delivery de comida saudável

Com o mercado de comida saudável em alta, investir em negócios que tenham como objetivo o cuidado com a saúde é garantia de sucesso. Conheça mais sobre o assunto e veja como começar um delivery de comida saudável.

Compartilhe

No mercado da alimentação, refeições saudáveis são uma tendência que, nos últimos anos, vêm crescendo muito entre os brasileiros que buscam um estilo e qualidade de vida cada vez melhor. O delivery de comida saudável é uma dessas tendências.

Afinal, os consumidores passaram a realizar mais pedidos por delivery, sejam marmitas para o almoço ou lanches ao decorrer do dia.

Isso acontece também porque a maioria das pessoas não possui mais tempo para preparar as suas refeições, mas, ao mesmo tempo, querem se alimentar de produtos de qualidade ricos em nutrientes.

Então, se você está pensando em empreender, é possível visualizar uma ótima oportunidade de crescer junto com esse setor.

Confira abaixo algumas dicas de como montar o seu negócio!

6 dicas de como montar um delivery de comida saudável

Delivery comida saudável

1.  Realize uma pesquisa de mercado

Essa é uma regra para abrir qualquer tipo de negócio, pois pesquisar o mercado é importante para coletar informações de referência para o empreendimento.

Saber quem é a concorrência, como é a demanda, ficar atento às avaliações de clientes em aplicativos e comentários em redes sociais, o que é mais vendido no cardápio, os preços, fornecedores e público-alvo.

2.  Defina um nicho no mercado

Dentro do termo “comidas saudáveis”, podemos encaixar muita coisa, então é importante escolher um foco e trabalhar com criatividade e qualidade para oferecer um diferencial e se destacar no mercado.

Você pode trabalhar com essas ideias de entrega de comida delivery saudável:

  • somente ingredientes orgânicos;
  • cardápio totalmente low carb;
  • cardápio totalmente vegano e/ou vegetariano;
  • lanches naturais e saudáveis;
  • marmitas fitness;
  • marmitas de saladas; e
  • sucos e vitaminas naturais.

Essas são sugestões e você pode trabalhar com apenas uma ou unir o que mais agrada ao seu público. Por exemplo, criar uma marca que faça somente marmitas fitness com produtos orgânicos ou lanches naturais, saudáveis e veganos.

3.  Monte seu ambiente de trabalho

O local de trabalho é onde você vai passar grande parte do seu tempo e preparar as refeições do delivery.

Escolha um lugar aconchegante, arejado, limpo e fácil de limpar, com espaço suficiente para armazenar os ingredientes e prepará-los de maneira ágil, além de comportar todos equipamentos necessários que, normalmente, são:

  • bancada com pia;
  • fogão industrial;
  • freezer horizontal;
  • geladeira;
  • multiprocessador de alimentos;
  • forno microondas;
  • liquidificador industrial;
  • marmiteiro, caso faça marmitas; e
  • estufas para salgados, para entregar lanches quentinhos.

4.  Preste atenção na procedência dos alimentos

Quem busca comer de forma saudável se importa - e muito! - com a procedência, ou seja, de onde vem, a comida que ingere, para garantir que não haverá ingestão de substâncias duvidosas, tóxicas e perigosas para nossa saúde.

Ao criar o seu negócio, procure fornecedores locais e pequenos, pois além de ter a garantia de alimentos orgânicos, também pode ajudar os trabalhadores da sua região, aumentando ainda mais a credibilidade da marca e confiança dos clientes.

5.  Crie um cardápio

Lembra do item 2 desta nossa lista de dicas? O nicho do seu negócio? Bom, aqui ele é fundamental, pois é com base no que você escolher vender que deve criar um cardápio personalizado.

Ou seja, se optou por marmitas fitness, lembre-se de oferecer arroz integral, escondidinho de batata doce, omeletes, carnes grelhadas, saladas e legumes com seus mais variados preparos e temperos, sopas, caldos, lasanha light, etc.

No caso de lanches, ofereça sanduíches naturais de frango, peito de peru, atum, com muita saladinha e um queijo leve.

Caso queira trabalhar com comida vegana, corte das receitas todos os itens de origem animal (como carnes, leites, ovos) e encontre um substituto. Uma dica é conhecer o tofu e as mil utilidades que ele pode ter.

Se quiser vender sobremesas lights, procure receitas com doces de frutas e troque o trigo por farinha de aveia, linhaça, arroz, amêndoas, etc e demais ingredientes menos gordurosos e pesados.

6.  Escolha a forma de entrega

Por último, para fazer um delivery de comida saudável, você precisa escolher uma forma de entrega para sua empresa, e existem três opções:

  • Realizando as próprias entregas, em que você pode planejar um tipo de agenda, por exemplo, para entregar todos os dias pela manhã ou pela tarde, uma vez por semana ou nos finais de semana. Fica a sua escolha e você cobra por entrega.
  • Terceirizando um entregador, ou seja, contratando um motoboy que será o responsável pela distribuição dos produtos do restaurante. Essa é uma forma um pouquinho mais burocrática, pois exige a contratação legal de alguém. Porém, é uma ótima opção para realizar as entregas constantemente e oferecer um serviço melhor ao cliente.
  • Utilizando aplicativos de delivery, que tem os próprios entregadores e você precisa apenas pagar uma taxa pelo uso do app. Assim você pode dedicar-se somente à produção e não precisa investir muito, saindo como a melhor opção para um negócio que está começando.

Detalhes que fazem a diferença no delivery de comida saudável

É importante criar uma marca e se estabelecer nas redes sociais. Através delas, você pode chegar em novos clientes e também fidelizar os que já compram da sua empresa, postando bastidores e entregas. É uma forma fácil e simples de divulgar gratuitamente.

Outra dica é utilizar embalagens de delivery recicláveis e que pensem no meio ambiente, demonstrando que se importa com o mundo em que vivemos e incentivando boas ações, por exemplo, substituindo o plástico por papel sempre que possível.

E aí, gostou das dicas? Agora que você sabe como funciona um delivery de comida saudável é hora de começar a planejar o seu próprio restaurante.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais