10 Dicas de decoração oriental para Restaurante Japonês

Selecionamos algumas idéias de decoração oriental para tornar ainda melhor a experiência do cliente no seu restaurante japonês.

Compartilhe

decoração oriental restaurante japonês

Fazer uma boa decoração no seu restaurante, que conquiste a atenção e agrade os clientes, já é um desafio. Agora trabalhar com decoração oriental pode ser um pouco mais difícil.

Mas, adiantamos, não há motivos para se desesperar, basta entender quais os principais elementos da cultura oriental e o seu restaurante naturalmente será uma viagem ao Japão sem sair do Brasil.

A decoração de restaurante japonês é bastante diferente do que estamos acostumados a criar dentro do nosso país, porém não há nada de muito incomum para você ir atrás. Com as nossas dicas, você verá que é super tranquilo criar algo incrível para receber seus clientes.

É importante ter essa preocupação com a decoração do ambiente, já que é uma grande influência na experiência do cliente. Quem vai até um restaurante oriental espera ter uma noite especial, e isso inclui não apenas a comida deliciosa, mas também o local visualmente.

Cada tipo de estabelecimento temático utiliza decorações específicas, então um restaurante japonês não seria diferente. Além disso, uma boa decoração pode até mesmo ajudar a aumentar os lucros do seu negócio!

Por que fazer decoração oriental em restaurantes?

Fornecer a experiência completa de refeição e ambientação japonesa garante a satisfação do cliente que saiu do conforto da sua casa para ir até o seu restaurante. Como a cultura japonesa é tão diferente da brasileira, é até fácil conseguir "transportar" o cliente com pouco investimento.

A decoração faz com que o cliente se sinta mais confortável - isso quando há uma boa composição e distribuição de elementos, claro. Por conta disso, certifique-se de estar trabalhando bem com as suas escolhas e de estar estabelecendo um equilíbrio entre os elementos decorativos.

Outro fator interessante é que a decoração ajuda a construir a identidade do seu negócio. O que você poderá usar para personalizar também o site e redes sociais do estabelecimento e até mesmo o cardápio.

O que é necessário para uma boa decoração oriental?

Há algumas coisas que influenciam para criar uma boa ambientação do local e que encaixam bem na proposta de criar uma decoração de restaurante japonês oriental. Dentre elas, estão:

1. Iluminação

Iluminação restaurante oriental

A iluminação ideal consegue fazer a diferença em todos os tipos de restaurante, não apenas com a temática japonesa. Porém, nesse caso, o mais adequado é fazer uso de luminárias. O estilo japonês traz um clima aconchegante durante as refeições, então utilizar a iluminação indireta é o ideal.

2. Objetos e móveis que representam a cultura

Objetos móveis cultura oriental

A cultura japonesa tem muitos elementos lindos e simples que vão agregar muito ao seu restaurante, alguns exemplos são: velas, leques, bonsais, espadas samurai e bambu.

Além disso, os móveis também fazem parte da decoração, então escolha uma mobília que seja confortável e lembre a cultura japonesa - como, por exemplo: mesas e cadeiras mais baixas, futons ou tatames e almofadas.

3. Uniforme dos funcionários de acordo

Lembre-se sempre que o uniforme dos funcionários também pode ajudar a criar uma ambientação e transportar os clientes ao redor do mundo. Após escolher a decoração do restaurante e as cores padrão que serão usadas, crie um design de uniforme que harmonize bem com a identidade visual criada.

4. Pintura das paredes com cores características

E falando em cores, é válido lembrar também que elas têm poder e fazem bastante diferença no aspecto do seu restaurante. Usar vermelho e branco (as cores da bandeira) para representar o Japão será uma boa escolha.

Outra cor bastante utilizada para combinar com essa paleta é o preto, além de combinar bem, ele cria um ambiente perfeito para o uso da iluminação indireta. Além dessas, também é possível utilizar tons mais neutros de marrom e bege ou uma cor mais chamativa, como o laranja - todas estão de acordo com a proposta japonesa.

5. Arquitetura

Arquitetura cultura oriental

A cultura japonesa possui alguns elementos arquitetônicos bastante marcantes, como as portas de correr feitas de madeira e papel de arroz. Investir em algo assim também será uma ótima maneira de criar a melhor decoração oriental para o seu estabelecimento.

6. Uso do Ikebana

O ikebana é um arranjo de plantas e flores super tradicional no Japão, será uma linda adição à sua decoração e traz um frescor natural que nenhum outro elemento possui.

7. Combinar tecidos florais

Além do ikebana, os tecidos florais são característicos do Japão e fazem uma combinação incrível tanto com tons mais neutros quanto com as cores japonesas (branco e vermelho).

8. Quadros decorativos ou papel de parede

Incorporar outros elementos tradicionais do Japão, tais como dragões e gueixas, através de quadros ou papel de parede pode ser bastante interessante, visualmente falando.

9. Aquários e fontes

Esses dois elementos da cultura japonesa remetem à tranquilidade do país. São ótimas opções para aproximar o cliente tanto dessa cultura quanto da natureza.

10. Não esqueça da Fachada

Fachada restaurante oriental

Lembre-se de considerar a parte exterior do local também, afinal, a fachada pode ajudar - e muito - a atrair o cliente para dentro. O ideal é que a criação de decoração oriental seja, ao mesmo tempo, aconchegante e inovadora.

Claro que você não precisa ter TODOS esses elementos no seu restaurante ao mesmo tempo. Selecione os que ficarem mais de acordo com o estilo que você quer criar para a sua decoração de restaurante japonês e seja criativo.

Você pode até mesmo visitar outros restaurantes japoneses da região para descobrir como trazer mais unicidade ao seu sem sair da temática japonesa tradicional.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais