7 sacadas para aumentar as vendas de restaurantes

Conquistar o crescimento no mercado é mais fácil do que você pensa. Confira, neste artigo, nossas melhores dicas para aumentar as vendas do seu restaurante!

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Como aumentar vendas restaurante

Está em busca de novas ideias para retomar suas atividades ou então quer alternativas para expandir as vendas do seu restaurante?

Acredite, nada é impossível, mas para que se atinja os objetivos esperados, é preciso ir além do que já é realizado.

Traçar novas estratégias e colocar ações inovadoras em prática é fundamental. Mas como fazer isso?

Além de estar atento ao comportamento do mercado e dos consumidores, é preciso analisar seu próprio negócio, reconhecer seus possíveis pontos fracos e desafios e, a partir daí, buscar soluções que apontem caminhos promissores rumo ao crescimento.

Para auxiliar você a fazer isso, apresentamos, abaixo, algumas dicas que podem ser implementadas de maneira fácil e simplificada em todos os tipos e tamanhos de restaurantes e que, com certeza, auxiliarão nas mudanças que você tanto busca. Confira!

7 Dicas práticas de como aumentar as vendas

1.  Invista no delivery

Hoje em dia, estar na internet é essencial, mas apenas isso não basta. Aproveitar o meio digital para realizar vendas já se tornou comum entre as grandes e pequenas marcas de todos os setores.

E quem ainda não está navegando nesta onda pode estar perdendo uma grande oportunidade de crescer, viu?

Mais do que nunca, os consumidores estão em busca de agilidade, facilidade e conveniência e, quando encontram isso em uma empresa, dificilmente deixarão de consumí-la.

Com o serviço de tele-entrega de pratos a domicílio, você aumenta suas oportunidades e ainda tem a chance de conquistar clientes fiéis ao seu cardápio.

E para implantar o serviço não há muita complicação. Já existem diferentes aplicativos para pedidos de restaurantes. Além disso, as plataformas digitais, como as redes sociais, permitem uma conversa ainda mais direta com o consumidor em caso de necessidade.

E é claro, ao utilizar este tipo de estratégia, lembre-se de ficar atento ao tipo de taxa cobrada pelo serviço, de modo que facilite a vida do cliente e também a saúde financeira do seu negócio.

2.  Faça promoções

Todo mundo adora uma promoção, não é mesmo? Oferecer descontos e vantagens no mercado é uma ótima oportunidade para conquistar novos consumidores para o seu restaurante, além de fortalecer a imagem da sua marca diante de quem já consome seus produtos.

As promoções no restaurante podem ser realizadas de diversas formas, basta usar a criatividade! Você pode, por exemplo, criar um prato especial para cada dia da semana e oferecê-lo com desconto aos clientes.

Ou, então, pode oferecer combos de produtos, como um hambúrguer mais um refrigerante, por um preço especial.

Se quiser ainda pode divulgar cupons de descontos nas redes sociais para que seus clientes possam apresentá-lo em seu restaurante e ganhar descontos.

Outra ideia criativa é entregar brindes especiais. Em compras feitas por delivery, por exemplo, você pode surpreender o cliente com uma boa sobremesa gratuita.

Por meio de ações como essas, quem frequenta seu estabelecimento vai ter a sensação de que está recebendo alguma vantagem ao comprar da sua marca, somando pontos para o aumento das suas vendas.

3.  Garanta a melhor experiência e atendimento

Foi-se o tempo em que um bom prato bastava. Atualmente, um bom atendimento e uma excelente experiência são tão importantes quanto o sabor do prato.

E quem não atender a essas expectativas, pode ter certeza, estará perdendo oportunidades de vendas.

Algumas dicas para se destacar:

  • crie uma identidade própria para o seu estabelecimento e engaje todo o seu time a fazer parte disso;
  • planeje ambientes confortáveis e que despertem nas pessoas a vontade de visitá-los mais vezes;
  • mantenha uma limpeza eficiente e procure estar sempre dentro das normas;
  • realize treinamentos constantes com seus funcionários, a fim de que todos trabalhem juntos, com o mesmo propósito e da melhor forma;
  • sempre que possível, realize ações de reconhecimento e bonificação entre seus profissionais. Isso gera motivação e engajamento.

4.  Parcerias de descontos

Já dizia o bom e velho ditado "quem não é visto, não é lembrado". E uma boa forma de ser lembrado é firmando parcerias com outras empresas.

Se seu estabelecimento está localizado perto de uma faculdade, por exemplo, você pode fazer um acordo com a instituição e oferecer descontos para os alunos. A mesma ação pode ser feita com funcionários que trabalham em empresas próximas.

Outra possibilidade é fazer parte de sites e programas de compras coletivas que, além de trazerem visibilidade ao seu negócio, aumentam as chances da conquista de novos consumidores para seu restaurante.

5.  Use a tecnologia a seu favor

Usar tecnologias que agilizem processos e facilitem o sistema de pedidos de restaurante podem resultar na maior satisfação dos clientes. Afinal, todo mundo quer ser bem atendido e de forma rápida!

Com tecnologias, como o cardápio digital, você centraliza todos os seus pratos em um só local e permite que o cliente escolha o que deseja de forma descomplicada, tranquila e em poucos toques.

O cliente mesmo pode fazer os seus pedidos, o que reduz a necessidade de inúmeros garçons no seu estabelecimento e aumenta as possibilidades de vendas maiores.

6.  Sistema administrativo para restaurantes

Por meio da tecnologia, é muito simples adotar um sistema administrativo eficiente para o seu restaurante. Com ele, você pode integrar tudo o que precisa do seu negócio, do cardápio digital ao sistema delivery.

Além disso, tem um maior controle sobre o estoque, o sistema de pedidos do restaurante, o fluxo de caixa, entre outros, o que facilita - e muito - a sua gestão.

Logo após a implementação de um sistema, você terá a possibilidade de fazer uma análise ampliada do seu negócio, o que, consequentemente, trará oportunidades de mudanças e melhorias, mais agilidade nas operações e aumento no faturamento.

7.  Sabor é tudo

Um bom prato é capaz de arrancar elogios e também conquistar clientes fiéis e frequentes. O sabor e a qualidade do que é servido são os principais diferenciais que o seu restaurante pode levar ao mercado. Por isso, devem ser muito valorizados.

Aposte em alimentos e matérias-primas de qualidade e seja exigente com o que é servido. Para criar um bom cardápio, você não precisa ter o maior número de pratos, mas sim os melhores. Se possível, prove seus pratos como se fosse um cliente e aprimore o que for necessário.

Um boa alternativa também é optar por comprar frutas, verduras e legumes de produtores locais. Com isso, você tem alimentos frescos e saborosos sempre à mão e ainda contribui com a economia local.

E então, pronto para colocar essas ações em prática e alavancar as suas vendas? Comece agora mesmo e veja a mudança acontecer!

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