5 maneiras de aumentar o ticket médio no seu restaurante

Entenda o que é o ticket médio e como aumentar o faturamento do seu restaurante.

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O ticket médio é um indicador muito importante para avaliar o desempenho do seu negócio. Mais comumente, ele fornece o valor médio de vendas por cliente, mas também é possível calcular o ticket médio de um produto ou de um serviço. A avaliação desses números é um fator que irá ajudar você a calcular a lucratividade do restaurante e mudar sua postura conforme necessário para passar a investir nas áreas certas, tornando seu restaurante cada vez melhor (e mais lucrativo).

Para calcular o ticket médio do seu restaurante, você precisa:

  • Considerar um período (dia, semana ou mês)
  • Estabelecer quantos clientes foram atendidos dentro desse período
  • Qual o valor registrado em vendas dentro desse período

Assim que tiver todas essas informações, você vai dividir o valor registrado pelo número de clientes atendidos. O número final dessa conta será então o seu ticket médio - que você poderá utilizar para planejar melhor suas compras e vendas, sempre focando o planejamento financeiro visando obter melhores resultados para o crescimento do negócio.

É importante fazer esse cálculo periodicamente, sendo o mais recomendado mensalmente, para conseguir fazer comparações e determinar o que está funcionando e o que precisa de um reajuste. Não há dúvidas de que o aumento do ticket médio é uma meta para todo dono de restaurante, afinal, ele é a indicação de que os clientes estão consumindo mais.

Tendo isso em mente, separamos aqui algumas opções que você pode utilizar em seu restaurante para conseguir aumentar o ticket médio. Desde o cardápio e produtos oferecidos até o sistema de restaurante que você utiliza, tudo faz a diferença para o cliente consumir mais e aumentar o faturamento do seu estabelecimento!

1. Variedade de produtos

aumentar ticket médio restaurante

A ideia aqui não é necessariamente oferecer mais produtos, às vezes apenas uma variedade maior de combinações já pode ser surpreendentemente eficiente.

Por exemplo, se você tem uma hamburgueria e oferece porções de batata frita e anéis de cebola, você pode oferecer esses acompanhamentos (em porções menores) diretamente no pedido do hamburguer. Ou então fazer um combo com sucos, refrigerantes e cervejas.

Tudo depende de como o produto está sendo mostrado no ponto de venda, um simples reposicionamento (no estoque ou mesmo no cardápio) já pode fazer a diferença para aumentar as vendas.

Caso você opte por oferecer um produto que ainda não é vendido no restaurante, você precisará fazer um cálculo do custo da mercadoria e do retorno de investimento para saber se realmente vale a pena.

2. Atendimento de qualidade

O que torna o atendimento do seu restaurante de alta qualidade não é necessariamente contratar o funcionário mais experiente. Claro que a experiência ajuda, mas você precisa levar em conta outros elementos. Tais como a personalidade e capacidade de lidar com as pessoas, coisas que talvez você só consiga perceber de verdade após a contratação.

Contudo, você pode investir na equipe que já tem atualmente para torná-los mais confiantes e vendedores melhores. Oferecer feedbacks é essencial para que seus funcionários saibam como devem agir diante de cada situação. Além, é claro, de oferecer treinamentos de rotina para que eles aprendam não apenas a lidar com o cliente e diferentes situações, mas também a vender de maneira mais eficiente. Esse treinamento é importante para que os atendentes saibam qual a melhor abordagem para vender mais produtos sem comprometer a qualidade de atendimento.

Você pode ainda ir um passo além e oferecer incentivos para os atendentes, como comissões por meta batida ou bônus por venda de itens que são mais difíceis de vender.

3. Relação com o cliente

Não basta apenas fazer um atendimento de qualidade e depois esquecer que o cliente existe. Você sabia que é mais fácil atrair clientes novos do que manter um cliente fiel? Pois então, para que os clientes continuem frequentando o seu estabelecimento é preciso que você e seus funcionários tenham uma boa relação com a clientela.

O marketing de relacionamento é fundamental, seja por email ou mídias sociais, você precisa estar sempre presente e mostrando o que está acontecendo no seu restaurante. Algumas maneiras que você pode utilizar esses meios é para:

  • Apresentar as novidades e promoções da hora
  • Fazer chamadas para ganhar descontos
  • Mostrar outros clientes satisfeitos com o estabelecimento

Além disso, se você está em contato com um cliente que já consome seus produtos com frequencia, você pode fazer ofertas mais específicas - tal como oferecer um determinado sabor de milk shake porque já sabe que é o que ele gosta.

4. Promoções, descontos e cartões de presente

clientes restaurante satisfeitos

Claro que quando falamos de aumentar o faturamento de uma empresa, seja qual for o seu negócio, as promoções nunca ficam de fora. É preciso já ter uma margem de lucro e uma noção do retorno de investimento que cada produto traz para que você possa realizar uma promoção realmente eficiente, mas não há dúvida alguma que todos amam uma boa promoção.

Pode ser uma promoção fixa, como:

  • Ganhe X por cento em cima de determinado valor gasto em compras
  • Compre 3, pague 2
  • Desconto para aniversariantes

Ou, outra boa opção para restaurantes, são as promoções sazonais, tais como:

  • Descontos especiais no início da semana (quando há menos movimento)
  • Promoções em semana de datas comemorativas (dia dos namorados, dia das mães, páscoa, etc.)
  • Traga um amigo X dia e ganhe X de desconto

Muitos locais já trabalham com programas de fidelidade, o que faz as pessoas consumirem mais em menos tempo para completar seus cartões de compra e garantir o brinde oferecido. Além desse cartão, também pode ser uma boa ideia oferecer o cartão de presente, que funciona de modo bastante parecido: a cada X reais em compras, o cliente ganha X reais para adquirir alguma outra coisa. Esse cartão é bom porque muitas vezes o cartão não cobre o valor do que o cliente quer consumir, então ele acaba inteirando o valor e utilizando o cartão presente apenas como um desconto.

Apesar de todas essas serem ótimas maneiras de aumentar o seu ticket médio, lembre de conferir o seu estoque se há volume suficiente para atender as demandas recebidas!

5. Dê atenção ao cardápio

São três as características principais para levar em conta quando se pensa no cardápio do seu restaurante: planejamento, design e diferenciais. Usar destaques estratégicos e fotos para ressaltar um produto são estratégias garantidas para aumentar as vendas do mesmo. Além disso, saia da “mesmice” e disponibilize alguns pratos diferentes e únicos, que nenhum outro restaurante da região oferece. Você pode até mesmo oferecer pratos sazonais, uma janta especial no dia dos namorados, uma sobremesa única na páscoa, entre outros.

Uma pesquisa de satisfação ocasionalmente pode ajudar você a determinar quais itens são mais interessantes para o consumidor e isso é uma boa margem para replanejar o seu cardápio (pelo menos uma vez ao ano).

Algo que pode ser bastante conveniente nesse quesito é a utilização do cardápio digital. Ele ajuda a fornecer um design prático e intuitivo expondo todos os produtos e ainda fornece todas as ferramentas necessárias para você como dono de restaurante - a própria pesquisa de satisfação que falamos antes pode ser feita dentro do cardápio digital!

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