8 dicas para uma administração de restaurantes eficiente

Se o que você deseja é fazer do seu negócio um sucesso, confira as oito dicas que preparamos com os procedimentos mais importantes para ajudá-lo na administração de restaurantes!

Compartilhe
 

Possuir o próprio negócio é um sonho que muitos almejam, visto que é a oportunidade perfeita para ser independente e realizado financeiramente.

Com a correria da rotina - ou apenas conforto -, houve um forte crescimento do número de pessoas que fazem refeições fora de casa, o que gera interesse dos empreendedores no ramo gastronômico.

No entanto, para que o negócio dê certo e prospere é importante saber administrar e possuir conhecimento de alguns setores que colaboram para ao aperfeiçoamento do seu restaurante - e que são essenciais para trilhar o caminho da conquista.

A administração de restaurantes, na atualidade, não se resume mais em apenas um bom atendimento e comida de qualidade. A tendência do mercado é, também, a satisfação do cliente, otimização de processos e cuidado com o meio ambiente.

Confira a seguir algumas dicas que preparamos para fazer da administração do seu restaurante um sucesso!

1.  Tenha um planejamento

O primeiro passo para que o seu negócio seja um sucesso, é ter um planejamento para montar um restaurante. Para isso, é necessário:

  • fazer pesquisa de mercado;
  • avaliar a concorrência;
  • criar objetivos;
  • idealizar e encontrar seu público-alvo;
  • descobrir as preferências desse seu público;
  • arquitetar estratégias de marketing.

É importante saber quando um planejamento não está dando certo e estar aberto às possíveis alterações das ações para atingir seus objetivos.

Lembre-se de manter a sua planilha em constante mudança e adaptação para que não fique estagnado e acabe ficando no prejuízo.

2.  Atente-se às legislações

Para montar o seu negócio sem o risco de enfrentar problemas futuramente, é necessário estar atento às legislações que permeiam a abertura de um restaurante.

Existem as regras sanitárias que podem variar, conforme legislações municipais e estaduais e, por isso, é importante ter um bom diálogo com a Vigilância Sanitária local e seguir todas as orientações à risca.

Busque conhecer a carga tributária relacionada ao setor gastronômico, afinal, será preciso estar em dia com os impostos para evitar multas e demais punições.

Esteja atento às restrições de venda de álcool, cigarro e, se no seu caso shows ao vivo forem uma opção, ao isolamento de som.

Lembre-se também de tomar total conhecimento das leis trabalhistas. Leia, compreenda e execute-as para o benefício de todos.

3.  Cuide das finanças

Para possuir e manter o controle das finanças do restaurante, é necessário ficar atento a alguns custos e eventuais prejuízos.

Compras para o estoque, louças e pratarias, produtos de limpeza e manutenções em geral precisam de constante monitoramento para que não fique em falta.

Controlar o desperdício e o cardápio também é fundamental, pois é a melhor maneira de saber o que está e não está funcionando no restaurante, podendo levar a uma modificação do menu, justamente para evitar esses possíveis desperdícios.

E, por último e de grande importância, acompanhe diariamente todos os valores de entrada e saída do seu negócio, cuidando bastante do seu fluxo de caixa.

Um restaurante não sobrevive sem uma gestão financeira responsável e racional. Tudo isso, quando sob cuidados minuciosos, influenciará para que você possa investir cada vez melhor na qualidade do estabelecimento e ofertar serviços mais atraentes para os fregueses.

4.  Faça a gestão de estoque do seu restaurante

Uma dica valiosa para manter o estoque abastecido com os melhores itens do mercado é conhecer diversos fornecedores de um mesmo produto. Assim, terá variedade de preços e qualidade garantidos.

Para realizar a gestão de estoque, é importante ter um funcionário atento e de sua confiança e, se possível, que seja designado somente para esse setor. O controle pode ser feito através de fichas manuais ou de um sistema de controle para estoque.

Também é importante evitar desperdícios, conforme já mencionamos, pois a perda produtos por conta da validade acarreta em perda, também, de dinheiro. Um bom administrador não comete esse tipo de erro, pois é altamente prejudicial ao crescimento do negócio.

5.  Tenha uma equipe qualificada ao seu lado

Equipe qualificada

Um restaurante pode servir a melhor comida da região, mas se o cliente não se sentir bem-vindo, não será fácil reconquistá-lo.

O atendimento, quando realizado de maneira ágil, educada e gentil, esbanjando atenção e disposição, é a garantia do sucesso. E, para possuir uma equipe de excelência ao seu lado, é preciso investir em treinamentos, bons exemplos e liderança.

É indispensável que haja capacitação e atualizações de todos os funcionários em constantes intervalos de tempo.

Lembre-os sempre que o êxito do seu negócio acontece através do esforço coletivo e valorize a sua equipe, porque isso ajudará a mantê-los motivados.

6.  Aplique estratégias sustentáveis

Algumas estratégias sustentáveis para gestão dos resíduos produzidos pelo restaurante podem facilmente serem incluídas na rotina de trabalho, sem gerar gasto de tempo adicional, confira:

  • separe seus detritos em orgânico, plástico, vidro, papel e madeira, por exemplo, com lixeiras específicas;
  • procure obter produtos de fornecedores que utilizem embalagens recicláveis;
  • reduza a porção dos alimentos que mais são deixados nos pratos dos clientes;
  • elimine do cardápio pratos que não são populares no restaurante;
  • faça um convênio com uma empresa de coleta de produtos recicláveis;
  • doe sobras a bancos de alimentos;
  • venda detritos para empresas especializadas na reutilização.

Realizando essas ações, você participa da luta contra o problema do lixo jogado no ecossistema, reduz a quantidade de alimentos desperdiçados, incentiva a reciclagem e reduz as perda econômicas.

E é por isso que o lixo zero é uma das tendências para cardápios para ficar de olho!

Implemente aos poucos essas práticas para salvar o ambiente e lucre, evitando o desperdício de produtos que não são altamente consumidos pelos seus clientes.

7.  Realize pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação servirão para que você saiba o que os seus clientes pensam sobre o seu restaurante.

Opte por questões claras com respostas objetivas, assim terá mais chances que o consumidor dê o feedback.

Nestas pesquisas, deve conter itens para avaliação como:

  • menu;
  • atendimento;
  • ambiente;
  • custo; e
  • qualidade.

Alguns exemplos de formas de avaliação são os formulários junto ao caixa, questionários com a conta, caixa de sugestões, redes sociais ou, se possuir cardápio digital, através do próprio tablet.

Existem muitas maneiras de fazer pesquisa de avaliação e se você disponibilizar o máximo de canais que possibilitem um review, ajudará a melhorar ainda mais o estabelecimento.

8.  Utilize as tecnologias para otimizar processos

As formas de fazer o gerenciamento, gerar pedidos e fechar a conta, mudaram. E que bom, pois mudou para melhor e veio para otimizar as operações do seu restaurante!

Hoje, através de um software, um sistema de gestão de restaurantes reúne os principais recursos administrativos que um empreendimento precisa ter.

Além disso, ele monitora, controla e altera dados em tempo real direto de computadores, tablets ou celulares.

Outra novidade que tem chamado atenção é a automação por meio de tablets. Através dele, o cliente pode realizar o próprio pedido de forma personalizada sem mediação de um garçom.

Atualmente, com a instalação de um software de gestão com cardápio digital, é possível desfrutar dos benefícios de:

  • realizar pedidos por meio de cardápios digitais em tablets;
  • atender clientes com mais precisão e agilidade, sem chances de erros;
  • personalizar os pedidos;
  • controlar a produção;
  • analisar resultados financeiros;
  • receber um feedback por meio de avaliação.

O mercado já oferece diversas marcas de software e cardápio digital. Algumas disponibilizam mais vantagens que outras, por isso analise as suas reais necessidades priorizando um design intuitivo e prático.

Otimize as experiências do cliente, incentive os seus funcionários, evite desperdício e custos desnecessários. Se você seguir essas dicas, a administração do seu restaurante será impecável, renderá ainda mais lucro e o seu empreendimento alcançará o sucesso!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais